12 Alimentos Que Dão Mais Energia para Malhar

As atividades físicas têm sido cada vez mais praticadas por pessoas que anseiam por uma vida mais saudável, buscando por alimentos que dão mais energia para malhar e para abastecer o corpo da melhor maneira possível para os exercícios.

Fornecer a energia necessária para o corpo impacta diretamente na disposição para treinar, garantindo que o mesmo terá a melhor performance possível e também impactando diretamente em seus resultados com os nutrientes corretos fornecidos.

Quais são os alimentos que dão maior energia para malhar?

Atividades físicas em geral necessitam que o corpo esteja bem abastecido de alimentos que possam saciá-lo e evitar tanto o catabolismo, quanto alguns problemas sem os nutrientes necessários presentes no corpo, tais como enjoos, tonturas, fraqueza, dentre outros.

Os carboidratos são a principal fonte de energia para malhar, garantindo que o organismo terá o estoque necessário para realizar os exercícios, elencando uma série de possibilidades ricas neste macronutriente como a batata doce, açaí, banana, suco de frutas, dentre outros.

A combinação com proteínas é indicada principalmente para munir os músculos e proporcionar o crescimento ou a manutenção dos tecidos durante os treinos, abastecendo-o anteriormente ao esforço realizado, podendo agregar diversos itens desta lista em conjunto para melhores resultados.

O ideal é que os alimentos que dão mais energia para malhar também sejam de fácil digestão, evitando causar incômodos intestinais durante os exercícios e proporcionando maior conforto e liberdade para movimentar-se.

1. Suco de laranja ou uva

 Suco de laranja ou uva

Os sucos de frutas naturais são opções bastante saudáveis e que proporcionam uma ótima fonte de energia natural para os seus treinos, principalmente sendo disponibilizados em formato líquido que são rapidamente absorvidos pelo organismo.

Tanto a laranja, quanto a uva, são frutas com alto percentual de carboidratos, assim são utilizados como estoque de energia para malhar, sem a necessidade de adoçar e preferindo o consumo em sua forma mais natural, apenas usufruindo da frutose para o paladar mais adocicado.

2. Banana

Ainda tratando-se de frutas, temos uma escolha quase que universal dos alimentos naturais que dão energia para malhar elencando a banana como uma das preferências de muitos indivíduos para diversos tipos de esportes e atividades físicas.

A banana é rica em potássio, o que contribui para minimizar cãibras e distensão do abdômen devido ao estímulo muscular, assim como também proporcionam grande quantidade de carboidratos para o organismo.

3. Batata doce

Batata doce

A batata doce é outra escolha inteligente dos alimentos que dão energia e força para malhar, afinal é uma das raízes mais indicadas por diversos nutricionistas em diferentes momentos do dia, principalmente no pré-treino.

O alimento é rico em potássio, assim como a banana citada anteriormente, além de cálcio, ferro e fósforo que são importantes minerais para o funcionamento do organismo, tanto para os ossos, quanto para os músculos, ressaltando seu alto índice de carboidratos que proporcionam a energia desejada.

Uma de suas grandes vantagens é a forma de consumo da batata doce, com diversas receitas para que os seus consumidores não enjoem, assim como chips, purê, escondidinho, assadas e até mesmo no preparo de massas como pães e bolos.

4. Biscoito de arroz

Quem possui uma rotina bastante agitada e deseja um snack fácil e rápido para conquistar energia para malhar, o biscoito de arroz é a melhor opção do mercado, proporcionando uma ótima fonte de carboidrato para o organismo de seus consumidores.

É possível encontrar o biscoito de arroz tanto na versão branca, quanto integral, podendo usufruir de alguns complementos como geléias ou pasta de amendoim para otimizar sua potência ou consumi-lo puro.

5. Açaí

Açaí

O açaí é proveniente da região Amazônica do Brasil e pode ser consumido de diversas formas de acordo com a cultura da região, tanto salgado no norte e nordeste, quanto gelado e adocicado no sul e sudeste, por exemplo.

A fruta em si apresenta uma série de vitaminas que podem contribuir com o sistema imunológico, assim como a C, B1 e B2, assim como antioxidantes que controlam o colesterol e o funcionamento cardíaco.

A grande quantidade de carboidratos presente também é o motivo de ser um ótimo pré-treino, preferindo o seu consumo mais natural possível, sem adoçantes e aditivos, porém é possível utilizar complementos para maximizar seus benefícios, assim como o consumo com granola ou outras frutas.

6. Whey Protein

Quem busca quais os alimentos que dão energia para malhar e deseja um item prático e fácil de consumo, o whey protein é a melhor opção do mercado, recomendado na maioria dos planos alimentares de pessoas que praticam atividades físicas.

É ideal o consumo do whey protein principalmente para munir o corpo de proteínas para que não haja o catabolismo durante o treino, mesclando com outras fontes energéticas para gerar maior disposição, assim como a aveia, por exemplo.

7. Ovo

Ovo

O ovo também é um ótimo alimento para gerar mais energia para malhar, afinal a clara do ovo possui albumina, uma fonte de proteínas que facilita a digestão, sem causar incômodos durante os exercícios, além de participar da construção e manutenção muscular.

Mesclá-lo com fontes de carboidratos, como a própria batata doce citada acima, é uma ótima combinação antes do treino, podendo prepará-lo de diferentes modos como mexido, cozido, frito ou omelete, por exemplo.

8. Barra de proteínas

A barra de proteínas é um dos alimentos que dão mais energia para malhar e são compradas já prontas, facilitando o dia-a-dia dos consumidores mais atarefados para contribuir com praticidade.

É essencial buscar pelas barras de proteínas certas e que apresentem dentre os ingredientes alimentos energéticos e com uma boa quantidade de carboidratos, assim como açaí, aveia, chocolate meio amargo, granola e frutas.

A sua grande vantagem é que também proporciona uma ótima quantidade de proteínas, o que auxilia na manutenção e construção de massa muscular, munindo o organismo por completo.

9. Guaraná

Guaraná

O guaraná pode ser encontrado em fórmulas ou em pó e mesclado com outros alimentos ou também em shakes com açaí, por exemplo, buscando por receitas saudáveis e benéficas para o consumo antes do treino.

O item proporciona excitabilidade e mais disposição para as atividades físicas, sendo utilizado em quantidades adequadas para que seus efeitos colaterais de insônia e irritabilidade não sejam adquiridos.

10. Abacate

Abacate

Indo para o setor de gorduras benéficas para malhar, o abacate destaca-se como uma das principais e mais indicadas para diversos indivíduos que busquem uma variedade de usos e receitas que podem ser preparadas com o alimento.

O abacate deve ser consumido de maneira imediata, proporcionando maior saciedade e um alto nível de energia para os treinos, com ótimos níveis de carboidrato e também do ômega 3 que também contribui para a disposição.

11. Água de coco

Água de coco

A alta quantidade de carboidratos da água de coco a elenca como uma das bebidas mais benéficas para dar energia para malhar, sendo um ótimo reforço muscular para o corpo.

Em muitos esportes de longa duração, é possível utilizar a água de coco também para proporcionar hidratação para as células.

É possível consumi-la tanto puramente, sendo a mais recomendada por não conter adições de açúcares ou industrialização, porém como é incomum em cidades mais urbanizadas, pode-se encontrá-la em caixinhas prontas e também podem ser preparados shakes com outros ingredientes para variedade em seus modos de consumo.

12. Lanches leves

Os lanches preparados com pães, sejam eles franceses ou de forma integral quanto com farinha branca, são ótimas opções para proporcionar energia para malhar, afinal a massa em si é uma fonte de carboidratos incrível.

O ideal é combinar os pães destes lanches com alguma fonte de proteína que possa ser digerida rapidamente, assim como o atum, peito de peru, dentre outros, garantindo que os aminoácidos necessários sejam consumidos e abastecendo o corpo para construção e manutenção muscular, quanto com a liberação gradativa da glicose.

Conclusão

Escolher os alimentos que dão mais energia para malhar é essencial para contribuir com a excitabilidade e disposição para os treinos, além de também proporcionar os nutrientes adequados para que o corpo possa performar da melhor maneira possível, sem sofrer com efeitos colaterais da má digestão ou de estômago vazio.

As fontes de carboidratos são as mais indicadas para o consumo pré-treino, proporcionando altos níveis energéticos, mesclando-as com outras fontes de proteínas que também oferecem essa disposição e abastecem o corpo para a manutenção e ganho muscular de maneira facilitada.

Gostou do artigo? Deixe abaixo o seu comentário e conte para nós qual seu pré-treino preferido!

ícone quero saúde

A Redação do Quero Saúde é formada por Redatores-especialistas em nutrição, alimentação, exercícios e demais temas do universo da saúde e bem-estar que encantam os nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *