Colágeno: O Que é, Para Que Serve e Quando Usar

Muito se fala sobre o que é colágeno, mas você sabe para que serve e como consumir?

A preocupação com a qualidade de vida leva muitas pessoas a buscarem uma alimentação saudável com ingredientes funcionais. A Melhoria dos hábitos alimentares vêm da preocupação com a saúde e com a estética. Aqui é onde entra o colágeno como uma ótima opção.

Colágeno: O Que é, Para Que Serve e Quando Usar

O colágeno é um desses ingredientes com propriedades nutricionais, cuja função é contribuir com a integridade estrutural dos tecidos, proporcionando firmeza e elasticidade. É uma proteína de origem animal e representa 25-30% das proteínas totais do organismo.

Ele é produzido naturalmente pelo nosso corpo, mas a partir dos 30 anos essa produção começa a cair, contribuindo com o aparecimento de rugas, flacidez, celulite e fragilizando ossos e articulações.

O que é colágeno?

O colágeno, nada mais é do que uma proteína estrutural do nosso corpo. O termo “colágeno” é utilizado para denominar uma família de 27 proteínas encontradas nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como os ossos, tendões, cartilagem, veias, pele, dentes, músculos e na camada córnea dos olhos.

Essa importante proteína é a que há em maior quantidade no nosso organismo e é encontrada em todo reino animal. É o principal componente estrutural que fornece resistência aos tecidos.

Ele é composto por cadeias peptídicas dos seguintes aminoácidos: glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. Essas cadeias se organizam paralelamente a um eixo, formando as fibras de colágeno, proporcionando resistência e elasticidade à estrutura onde ele estiver presente.

Para que serve o colágeno?

A principal função do colágeno é fornecer resistência e elasticidade nas estruturas anatômicas na qual está presente, como pele, ossos, tendões, cartilagem, veias, dentes, músculos e na camada córnea dos olhos, como já citado.

Diversos trabalhos evidenciaram os benefícios da ingestão de colágeno para o organismo:

I) melhoria da firmeza da pele;

II) proteção dos danos das articulações

III) melhoria no tratamento da osteoporose;

IV) prevenção do envelhecimento;

V) anti-hipertensivo;

VI) proteção contra úlcera gástrica.

Quais os tipos de colágenos?

Existem diversos tipos de colágenos encontrados em nosso corpo com funções específicas. Os 12 principais serão listados a seguir:

Tipo I

O tipo I é o mais comum.  Ele é encontrado na pele, ossos, unhas, córnea, tendões e tecidos conjuntivos frouxos e densos.

Tipo II

Similar ao tipo I, o tipo II se diferencia, apenas, pelo diâmetro que é menor. Sendo encontrado nos olhos, cartilagens e discos invertebrados. Está relacionado a problemas de artrite.

Tipo III

É o segundo mais comum. Presente nos vasos sanguíneos, útero, pulmões, fígado, pele e intestino.

Tipo IV

Esse tipo pode ser encontrado na lâmina basal, nos rins, nos glomérulos e nas lentes da cápsula do cristalino. Ele tem a função de filtração e sustentação e é associado aos colágenos tipo XV e XVIII.

Tipo V

Está presente, especialmente, na cobertura de vários elementos funcionais do corpo, tais como órgãos e em regiões que recebem grandes tensões, sendo responsável por esticar e resistir. Ele pode ser encontrado no sangue, nos ossos, na placenta, nos tendões e também na pele.

Tipo VI

Esse tipo de colágeno pode ser encontrado no sangue, na pele,camada íntima da placenta e nos discos intervertebrais.

Tipo VII

O tipo VII se encontra na junção dermo-epitelial, sendo responsável por estabilizar a junção entre derme e epiderme, nas membranas, na placenta e em células corioamnióticas. Esse é o tipo de colágeno ideal para quem deseja a renovação da pele .

Tipo VIII

Localizado nas células do endotélio (membrana epitelial que protege a parte interna dos vasos sanguíneos).

Tipo IX

Esse colágeno também pode ser encontrado na retina, nas córneas e na cartilagem, é um componente proteico dos órgãos e é associado ao colágeno do tipo II. É responsável por manter as células unidas, dando resistência em caso de pressão.

Tipo X

Fica na zona das cartilagens hipertróficas, em que os condrócitos – células presentes do tecido cartilaginoso – estão maiores, com citoplasma em grande quantidade de glicogênio.

Tipo XI

É encontrado na cartilagem e nos discos intervertebrais e está associado com o tipo II.

Tipo XII

Associado aos tipos I e III, pode ser encontrado em regiões como tendões e ligamentos que submetem-se a grandes tensões. 

Quais os tipos mais indicados para suplementação?

Os colágenos tipo I, II, III são utilizados no tratamento de ligamentos, musculaturas, pele e estruturas ósseas, sendo os mais suplementados para fins médicos e estéticos. 

O colágeno tipo VII atua na melhora na qualidade da pele em processo de envelhecimento. O colágeno tipo V tem um importante papel no processo de cicatrização.

Os peptídeos de colágeno, conhecidos como colágeno hidrolisado, auxiliam na produção dos colágenos tipo I e III, que depois de ingeridos irão atuar onde seu corpo necessita,  podendo ser na reposição dos tecidos do corpo como pele, ossos, cartilagem, ligamento e ligamento e tendões.

O Verisol® é um tipo diferenciado e especial de colágeno hidrolisado.  Sua  ação é focada na pele, não atuando em outros tecidos do corpo humano. Corresponde à um peptídeo bioativo de colágeno que auxilia na produção dos colágenos na pele dos tipos I e III .

O colágeno tipo II é mais importante para a saúde do que mesmo para a beleza. Ele é responsável pela saúde das nossas articulações e cartilagens, ajudar na reconstrução das cartilagens e fortalecimento do sistema músculo esquelético, combatendo os quadros de doenças articulares autoimunes, inflamações, artrite reumatoide e até lesões Ele é muito importante para idosos, esportistas e pessoas com sobrepeso que costumam forçar mais as articulações.

A escolha da suplementação deve contar com a orientação de um médico dermatologista ou nutricionista, que deverão avaliar os objetivos e necessidades de cada paciente.

Aposto que muitos de vocês não sabiam que existiam inúmeros colágenos e que alguns poderiam ser suplementados, não é verdade? Se ficou alguma dúvida deixem nos comentários que teremos o maior prazer em responder.

ícone quero saúde

A Redação do Quero Saúde é formada por Redatores-especialistas em nutrição, alimentação, exercícios e demais temas do universo da saúde e bem-estar que encantam os nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *