As 5 Melhores Bolas de Futebol em 2023: Topper, Penalty e mais

A prática de esportes é uma das diversões de muitos brasileiros, sendo o futebol elencado como a paixão nacional e que ganha o coração de muitos, escolhendo as melhores bolas de futebol do mercado que possibilitam partidas incríveis.

Os equipamentos voltados ao futebol devem apresentar boa resistência e durabilidade, viabilizando a execução de passes e chutes com maior conforto, além de versões sem costura e modelos que evitam a absorção de água, ótimos principalmente para campos ao ar livre e que possam sofrer com a umidade e chuvas.

Marcas como Topper e Penalty são as mais conhecidas, fornecendo bolas de futebol de alta qualidade para os consumidores, com designs incríveis e uma relação de custos e benefícios incríveis.

Melhores bolas de futebol para comprar online

Veja abaixo nossa lista das melhores bolas de futebol do mercado:

Qual a diferença de uma bola de futebol para uma de futsal?

Os equipamentos utilizados em cada uma das modalidades são diferentes em relação às suas características para adaptar-se ao uso, com especificidades para a prática, buscando pelo modelo ideal de acordo com seus desejos e necessidades.

A bola de futebol apresenta uma circunferência maior em comparação com o futsal, sendo esta de 68 até 70 cm de circunferência, contra 62 a 64 cm aproximadamente de diâmetro, além de pesos também diferentes, sendo a de futebol entre 410 e 450 g e a de futsal um pouco mais leve entre 400 e 440 g.

Como escolher a melhor bola de futebol

A escolha da melhor bola de futebol deve levar em consideração, primeiramente, a adequação aos padrões estabelecidos para a prática do esporte, com determinado tamanho e peso que devem ser atendidos para que possam ser denominadas como bolas de futebol.

Encontrar materiais resistentes é essencial, pois as bolas sofrem com chutes e passes de forma recorrente, assim os impactos não podem deformar a sua estrutura, mantendo-a intacta para ampliar a vida útil, levando em consideração o material no qual é confeccionada para tal.

Bolas com certificado são as mais confiáveis, atendendo todos os padrões e requisitos necessários, principalmente para quem deseja alto desempenho.

Alta resistência a chutes e pancadas

Alta resistência a chutes e pancadas

A resistência é uma característica essencial para as bolas de futebol, afinal as mesmas serão submetidas a chutes e pancadas constantes, necessitando de boa resistência para que seu material não rasgue ou sofra deformações durante a partida.

A escolha de uma bola resistente deve levar em consideração o material no qual é fabricada, tanto em seu revestimento, quanto interior, levando em consideração a forma de enchimento e capacidade da câmara em segurar o ar.

Análise do material

Análise do material

O material é um aspecto que deve ser observado para buscar pela melhor bola de futebol do mercado para suas necessidades e frequência de uso.

  • PVC: O PVC é um material resistente e que apresenta um dos melhores custos e benefícios do mercado, com uma boa resistência para o seu uso recorrente e boa vida útil;
  • PU: O laminado sintético de poliuretano, constantemente encontrado em bolas de futebol de alto padrão, oferece melhor desempenho para as jogadas, deslizando menos para ampliar o controle sobre o equipamento, além de contar com diversas tecnologias embutidas de acordo com o modelo;
  • Borracha: A borracha normalmente aparece na estrutura das bolas de futebol em percentuais, oferecendo maciez e conforto para os c.

Escolha de acordo com a idade

Escolha de acordo com a idade

As bolas de futebol podem apresentar características diferentes de acordo com o público que as irá utilizar, identificadas por meio de numerações que permitem a escolha do melhor formato.

  • Tamanho 5: É o tamanho oficial das bolas de futebol, apresentando o padrão oficial e sendo destinadas para uso adulto;
  • Tamanho 4: Voltada para treinos, sem o uso em jogos oficiais, além de ser utilizada para públicos com faixa etária entre 8 a 12 anos, com diâmetro menor de aproximadamente 21 cm e peso em torno de 350 g;
  • Tamanho 3: Destinada apenas para crianças, abaixo de 8 anos de idade.

Certificação das bolas

Certificação das bolas

A certificação de bolas de futebol mais comumente encontrada é a do Inmetro, sendo aprovada pelo órgão para designar um jogo seguro que possa ser executado com o equipamento em questão.

Já para as bolas de futebol oficiais, normalmente utilizadas em campeonatos profissionais, a OCP entra em ação, o Organismo de Certificação de Produtos, conferindo todas as propriedades e características do equipamento para que o mesmo esteja apto a ser utilizado em partidas de alto nível.

As 5 Melhores Bolas de Futebol em 2023

1.Bola Society Líder XXI – Penalty  (A mais confortável)

Bola Society Líder XXI - Penalty 

Os consumidores que buscam qual a melhor bola de futebol society podem investir neste modelo da Penalty, uma marca que é referência de qualidade e alto desempenho no mercado, produzindo materiais magníficos para possibilitar a prática do esporte por diferentes públicos.

A bola Society Líder XXI da Penalty é comercializada em 3 cores diferentes para melhor atender os gostos e preferências de seus compradores, sendo elas: branca, roxa e verde; branca, amarela e preta; laranja, branca e preta.

O uso deste equipamento é destinado para quadras de grama sintética, confeccionadas com lâminas de PU para proporcionar todo o conforto e maciez durante os passes e ataques dentro de campo, concedendo aos praticantes um alto nível de performance e desempenho.

A tecnologia implementada dentre as melhores bolas de futebol society é a Ultra Fusion, um tipo de confecção que descarta o uso de costuras, fazendo com que a sua estrutura absorva menos líquido principalmente em dias de chuva ou em quadras ao ar livre, ganhando mais estabilidade no momento do jogo.

✅ A mais confortável

✅ Tecnologia Ultra Fusion sem costura

✅ Macia

✅ Proporciona alto desempenho

🚫 Pula muito




2.Bola Campo Slick -Topper  (O melhor custo e benefício)

Bola Campo Slick -Topper

Jogadores que levam o esporte para o entretenimento e diversão e estão em busca de qual melhor bola de futebol society, a Tooper é uma das marcas que mais destaca-se no segmento de equipamentos eficientes e mais acessíveis, garantindo a acessibilidade de suas confecções e materiais.

A bola de campo Topper Slick é produzida para os apaixonados por futebol, fornecendo toda a qualidade e desempenho para as partidas ao utilizar uma bola durável e estável para a execução de passes, chutes e jogadas extraordinárias.

Está entre as melhores bolas de futebol society por seu ótimo custo e benefício, sendo uma das mais acessíveis do mercado, sem afetar a sua qualidade, consagrando seus jogadores com controle e precisão.

O design apresenta a cor azul e um miolo lubrificado que pode ser removido de acordo com a necessidade e até mesmo para armazenamento, sendo totalmente feita em PVC que exclui a incidência de costuras, deixando a sua superfície ainda mais macia e com alta resistência.

✅ O melhor custo e benefício

✅ Sem costura

✅ Macia

🚫 Menor que o tamanho oficial



3. Bola Society Matis Ix -Penalty (A que absorve menos líquido)

Bola Society Matis Ix -Penalty

Quem busca quais são as melhores bolas de futebol society, há outro modelo da Penalty que permite satisfazer perfeitamente as necessidades e desejos dos praticantes do esporte em alto nível, confeccionada em material altamente tecnológico para agregar nas partidas.

A bola de society Matis Ix da Penalty é comercializada na cor branca com azul e verde, sendo confeccionada em PVC que é um material de alta resistência para melhor domínio dos passes durante o jogo, constituída por 8 gomos em sua construção.

O miolo da bola é lubrificado e conta com o sistema denominado como Cápsula SIS, este que cria uma barreira na agulha, protegendo a sua câmara, ampliando ainda mais a sua durabilidade e diminuindo os riscos de deformações e perfurações.

Já foi indicada no ranking de qual a melhor bola de futebol society 2017 por destacar-se como o equipamento que absorve menos líquido, afinal o mesmo conta com a tecnologia Termotec que evita completamente a entrada de líquido, mesmo em condições climáticas extremas e quadras ao ar livre, mantendo suas características e propriedades originais para não afetar o andamento do jogo.

✅ A que absorve menos líquido

✅ Durável

✅ Resistente

✅ Proteção da câmara com Cápsula SIS

🚫 Alto custo




4.Bola de Futebol de Campo Pentagon Nº5 – Wilson (A mais macia)

Bola de Futebol de Campo Pentagon Nº5 - Wilson

Ao buscar qual a melhor marca de bola de futebol society, a marca WIlson é uma das preferidas de diversos jogadores que desejam apostar em um modelo mais básico e ideal para diferentes partidas, principalmente para os momentos de entretenimento e diversão.

A bola de futebol de campo Pentagon Nº5 da Wilson apresenta um design bastante básico e chamativo, nas cores branca e azul ou vermelha, com desenhos da forma geométrica de maneira mais disseminada pela superfície, trazendo modernidade e inovação.

A sua fabricação é feita em PU, responsável por 20% da confecção da bola, enquanto o restante de sua estrutura é produzida em PVC brilhante, apresentando costuras e totalizando 32 gomos presentes.

Possui câmara de butil e uma camada interna de espuma que a elenca como uma das mais macias do mercado e proporciona o conforto ideal para os seus jogadores em chutes e passes, tudo isso com preço acessível ao bolso de qualquer interessado.

✅ A mais macia

✅ Confortável

✅ Design inovador

🚫 Absorve umidade



5.Bola de Futebol Recreativa Strike – Nike (O posicionamento mais preciso)

Bola de Futebol Recreativa Strike - Nike

A busca por qual é a melhor bola de futebol society pode também oferecer a opção da Nike, uma marca que é considerada uma das melhores em excelência e qualidade, fabricando desde equipamentos, até vestuário voltado para atender diferentes modalidades e atletas, desde iniciantes, até avançados.

A bola de futebol recreativa modelo Strike da Nike apresenta uma confecção completamente diferente das encontradas anteriormente, sendo produzida em borracha, representando 60% de sua superfície, além de 15% em poliuretano, 13% em poliéster e o restante em EVA, o que lhe garante ótima resistência e durabilidade para o uso em diferentes partidas.

Está entre quais as melhores bolas de futebol society por ser a melhor para posicionamento em campo, fornecendo a precisão ideal por contar com um revestimento texturizado que melhor a estabiliza no solo, pousando perfeitamente no local desejado.

O design desta bola é bastante atrativo, com uma mescla de branco, preto e vermelho, contendo costuras entre seus gomos e oferecendo a qualidade necessária para aumentar a performance de seu futebol.

✅ O posicionamento mais preciso

✅ Design inovador

✅ Resistente

✅ Durável

🚫 Biqueira do ventil não segura o ar por muito tempo ao enchê-la



Perguntas frequentes

Quais as vantagens e desvantagens de uma bola de futebol? 

As vantagens de uma bola de futebol é viabilizar a prática do esporte que é uma paixão nacional, buscando por materiais de qualidade e alto padrão para conquistar resistência e durabilidade, sendo uma desvantagem a quantidade de equipamentos fora dos padrões estipulados que são comercializados.

Qual o tamanho ideal de uma bola de futebol? 

O tamanho de uma bola de futebol oficial é de 68 a 70 cm de circunferência, porém há equipamentos destinados para crianças que são menores.

O que avaliar na hora de comprar esse produto? 

É essencial avaliar o material das bolas de futebol antes de adquiri-las, notando a sua resistência a impactos e chutes, assim como sua durabilidade. Para usos específicos em quadras ao ar livre, por exemplo, é essencial buscar por bolas com menor absorção de água em dias chuvosos.

Como aumentar a vida útil deste produto? 

Os cuidados com o armazenamento e higienização de uma bola de futebol impactam diretamente em sua vida útil, sem deixá-la em situações que possam deformá-la.

Qual  a calibragem ideal de uma bola de futebol? 

A calibragem ideal para o uso de uma bola de futebol é de 8 a 10 lbs, sendo que isso está correlacionado à pressão perfeita determinada pelo Ministério do Esporte para a prática do esporte em faixas etárias adultas, evitando a deformação da bola com os chutes e impactos.

Quais são as características de uma bola com boa qualidade? 

As bolas de futebol de qualidade devem enquadrar-se nos padrões oficiais de 68 a 70 cm e peso entre 410 a 450 g, buscando preferencialmente por modelos que possuam costuras em sua construção, o que amplia a sua durabilidade e resistência.

Conclusão: Qual a melhor bola de futebol?

As melhores bolas de futebol devem ser escolhidas com atenção para oferecerem uma boa vida útil do equipamento, mesmo este sofrendo com impactos e chutes constantemente, buscando por modelos resistentes para possibilitar suas partidas.

Há padrões que devem ser seguidos para a aquisição de bolas de futebol oficiais, visualizando a sua circunferência e peso, variando em relação ao material de fabricação, encontrando a borracha, PU e o PVC como os mais comuns e que oferecem ótima qualidade.

Alguns modelos ainda possuem menor ou descartam totalmente a absorção de água, o que é a opção ideal para quem costuma jogar em quadras abertas e que sofrem com o risco de chuvas.

Marcas como Topper e Penalty são as que mais destacam-se neste segmento, apresentando um ótimo custo e benefício de seus produtos e viabilizando jogos de qualidade e alta performance para os seus consumidores.

autora beatriz crinha

Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *