De fato, uma dúvida muito comum é se o câncer passa de uma pessoa para outra.
Para ajudar você a entender mais sobre esse assunto, preparamos um artigo completo sobre se o câncer passa de uma pessoa para outra.
Conteúdo
O câncer passa de uma pessoa para outra?
O câncer não é contagioso. Uma pessoa saudável não pode “se infectar” com alguém que já a tenha. Não há evidências científicas que indiquem que contato próximo ou fazer sexo, beijar, tocar, compartilhar refeições ou respirar o mesmo ar pode fazer com que o câncer se espalhe de uma pessoa para outra.
Normalmente, as células cancerígenas de uma pessoa não podem sobreviver no corpo de outra pessoa saudável. O sistema imunológico da pessoa saudável reconhece células estranhas e as destrói, incluindo as células cancerígenas de outra pessoa.
Estudos científicos sobre as causas do câncer indicam que ele não se espalha como uma doença contagiosa.
Se o câncer fosse contagioso, teríamos epidemias de câncer semelhantes às da gripe e poderiam se espalhar, como sarampo, poliomielite ou resfriado comum. Este não é o caso.
O fato de o câncer poder ocorrer com mais frequência em certas famílias não significa que os membros tenham contraído a condição entre si.
Há outras razões para isso acontecer:
- Eles compartilham os mesmos genes.
- Eles podem ter estilos de vida não saudáveis semelhantes (por exemplo, hábitos alimentares e tabagismo).
- Eles podem ter sido expostos ao mesmo produto químico que causa câncer.
Uma mãe grávida pode espalhar câncer para seu bebê?
Em crianças, como em adultos, esta doença é determinada por muitos fatores; o ressentimento é um sentimento que pode afetar as relações e habilidades da mãe, incluindo seu sistema imunológico; no entanto, não foi demonstrado que possa causar qualquer tipo de câncer no bebê.
Mesmo quando uma mulher tem câncer durante a gravidez, essa doença raramente afeta diretamente o feto.
Alguns cânceres podem se espalhar da mãe para a placenta (o órgão que conecta a mãe ao feto), mas a maioria dos cânceres não afeta o feto em si. Em muito poucos casos, descobriu-se que o melanoma (uma forma de câncer de pele) se espalhou para a placenta e o feto.
O que é câncer?
O câncer é um grupo de muitas doenças relacionadas que começam nas células, componentes básicos do corpo, quando são danificadas. Para entender melhor o que é câncer, vamos ver o que acontece em células saudáveis quando elas são danificadas.
O corpo é composto por muitos tipos de células. Normalmente, as células crescem e se reproduzem para gerar mais para manter o corpo saudável.
Às vezes, esse processo ordenado fica fora de controle: novas células continuam a se formar, embora o corpo não precise delas e as antigas não morram quando deveriam.
Células excessivas formam uma massa de tecido chamada tumor. Nem todos os tumores são cancerígenos; eles podem ser benignos ou malignos.
Os benignos não são cancerígenos. Eles geralmente podem ser removidos e, na maioria dos casos, não reaparecem. As células tumorais benignas não se espalham para outras partes do corpo e raramente são fatais.
Os malignos são cancerígenos. As células em tumores malignos têm anormalidades e se dividem incontrolavelmente e sem ordem.
Essas células cancerígenas podem invadir e destruir o tecido ao seu redor. Além disso, elas podem se separar de um tumor maligno e entrar na corrente sanguínea ou no sistema linfático.
Os vasos sanguíneos compreendem uma rede de artérias, capilares e veias através das quais o sangue circula no corpo.
O sistema linfático transporta um fluido claro e glóbulos brancos para todos os tecidos do corpo através dos vasos linfáticos (tubos finos).
Ao se mover por essas duas vias, as células cancerígenas podem se espalhar do local de onde se originaram para formar novos tumores em outros órgãos. Isso é chamado de metástase.
Como os tipos de câncer são diferentes?
A maioria dos cânceres leva o nome do órgão ou células onde começam; por exemplo, o câncer que começa no cólon é chamado de câncer de cólon; o câncer que começa nas células basais da pele é chamado de carcinoma basocelular.
Os tipos de câncer podem ser agrupados em categorias mais amplas. As principais categorias são:
- Carcinoma: começa na pele ou tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos. Existem vários subtipos de carcinoma, incluindo adenocarcinoma, carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e carcinoma de células de transição.
- Sarcoma: aparece no osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo ou de suporte.
- Leucemia: ela se desenvolve no tecido em que o sangue é formado, como a medula óssea, e faz com que grandes quantidades de células sanguíneas anormais ocorram e entrem no sangue.
- Linfoma e mieloma múltiplo: eles surgem nas células do sistema imunológico.
- Cânceres do sistema nervoso central: eles se originam nos tecidos do cérebro e da medula espinhal.
Sinais e sintomas
Um sinal é um sinal que pode ser visto por outra pessoa, como um ente querido, um médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde. Por exemplo, febre, respiração acelerada e sons anormais dos pulmões ouvidos através de um estetoscópio podem ser sinais de pneumonia.
Por outro lado, um sintoma é um sinal de que a pessoa que o experimenta sente ou percebe, embora outras pessoas possam não notá-lo facilmente. Por exemplo, fraqueza, dor muscular e falta de ar podem ser sintomas de pneumonia.
Quando esses ou outros sintomas surgem, eles nem sempre são causados por câncer. Eles podem ser causados por infecções, tumores benignos ou outros problemas.
É importante consultar seu médico sobre esses sintomas ou quaisquer outras alterações físicas. Somente um médico pode fazer o diagnóstico. A pessoa que tem esses ou outros sintomas não deve esperar para sentir dor.
O câncer geralmente não causa dor no início. Mas saiba que o câncer de pele coça.
Se ocorrerem sintomas, o médico pode realizar um exame físico, solicitar vários exames de sangue e outros testes ou recomendar uma biópsia.
Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.