As 8 Melhores Varas de Pesca em 2023: Pesca Brasil, Marine Sports e mais

Na busca da melhor vara de pesca? Na hora de escolher sua vara de pescar, você pode se deparar com um dilema difícil, especialmente se você é iniciante nesta atividade e baseia sua escolha nas palavras de um amigo ou amigo um pouco mais experiente em a matéria.

Mas para a pesca como para qualquer outra atividade desportiva, seja qual for o nível em que é praticada, ter o equipamento adequado é fundamental e pode realmente fazer toda a diferença. É por isso que a vara de pescar (principal companheira do pescador) deve ser escolhida com base racional e levando em consideração diversos fatores.

Melhores varas de pesca para comprar online

Veja abaixo nossa lista dos melhores varas de pesca do mercado:

Como escolher a melhor vara de pesca

A pesca bem-sucedida nem sempre é fácil, imediata e bem-sucedida. De fato, uma pescaria bem-sucedida exige muita paciência, consistência e uma pitada de sorte, mas, acima de tudo, exige boas condições e, acima de tudo, o equipamento certo!

Obviamente, no topo da lista de equipamentos para qualquer bom pescador está a vara de pescar, a melhor vara de pesca para arremesso. No entanto, nem todas as varas são feitas da mesma forma, e nem todas as varas são adequadas para todos os pescadores e todos os tipos de pesca. Há, de fato, uma ampla gama de critérios a serem levados em consideração para encontrar uma vara em sua mão!

Diversos modelos

Diversos modelos

Em princípio, saber qual a melhor vara de pesca pescar mais curta permitirá que você arremesse em distâncias mais curtas, enquanto uma vara de pescar mais longa permitirá que você arremesse por mais tempo, é claro. Cada tipo de vara de pescar tem seu uso específico e é “especializado” em seu campo. 

Em situações em que o peixe que você está capturando não é um peixe de alto mar e onde uma aproximação curta é melhor ou mesmo necessária, uma vara curta pode ser uma vantagem real para você, o pescador. Por outro lado, as varas de pesca mais curtas também são aconselháveis, pois apresentam menor curvatura em comparação com as varas de pesca mais longas.

As varas mais longas se destacam em sua capacidade de lançar longas distâncias e é por isso que são ideais para pescar mais fundo.

O comprimento de uma vara de pesca varia normalmente entre 1,8m e 3,6m, por isso para escolher o tamanho mais adequado às suas necessidades, primeiro terá de analisar o tipo de pesca que pretende praticar, que tipo de peixe pretende pegar e, finalmente, em que contexto você vai realizar sua atividade.

Um modelo de vara para cada tipo de pesca

Um modelo de vara para cada tipo de pesca

Existem muitos tipos de varas de pesca e melhor vara de pesca custo beneficio que são projetadas para métodos de pesca particulares e específicos. As varas de pesca com mosca são usadas para lançar moscas artificiais e flutuantes, varas giratórias e varas de fundição de anzol são destinadas a lançar anzóis mais pesados. 

Varas e hastes

Varas e hastes

A potência pode ser definida como a quantidade de força necessária para dobrar a vara de pescar. Nesse sentido, as hastes podem ser ultraleves ou muito pesadas; as varas de pesca leves são mais adequadas para pescar espécies de peixes menores, como a truta, por exemplo, enquanto as varas de pesca mais pesadas serão preferidas para as pescarias em alto mar.

A potência às vezes é indicada como o peso da vara de pescar, quando, na realidade, a potência representa a capacidade da vara de dobrar durante um lançamento.

Material e estrutura das varas

Material e estrutura das varas

As varas de pesca podem ser feitas de grafite ou fibra de vidro. Na maioria das vezes, as varas de grafite são preferidas por pescadores mais experientes por sua rigidez e poder de arremesso. Além disso, eles são muito mais delicados. Deve-se lembrar, no entanto, que o grafite pode ser mais frágil em comparação com outros materiais, possivelmente mais fortes.

Na busca de qual a melhor vara de pesca fibra de vidro ou carbono, a fibra de vidro é um material mais resistente para uma vara de pescar, embora seja definitivamente mais pesado. Os pescadores iniciantes podem encontrar muitas vantagens em uma vara de fibra de vidro, como maior durabilidade ou baixa necessidade de manutenção. A fibra de vidro também é a opção preferida para quem pesca peixes maiores e mais agressivos.

Além disso, você poderá encontrar opções de varas de pesca compostas que combinam fibra de vidro e grafite. Se você é um pescador que usa uma vara de pescar para diferentes tipos de pesca, esta opção pode ser a escolha ideal para a prática de suas atividades e irá se adequar perfeitamente a você.

Compatibilidade com material para enrolar as linhas

Compatibilidade com material para enrolar as linhas

A ação da vara, dentre as melhores varas de pesca 2020, é realmente definida como o ponto em que ocorre a curvatura no eixo da vara de pescar. As hastes de ação “lenta” (ou ação parabólica) se curvarão mais perto do cabo, o que significa que a haste é mais flexível, enquanto as hastes de ação “rápida” (também chamada de ação de ponta) são mais rígidas, curvando-se apenas na parte superior da haste.

Tipos de varas de pesca

As varas de ação rápida são ótimas para lançar anzóis e iscas mais pesadas ou em áreas onde os pescadores podem ter que puxar com força a vara porque terão enfiado o anzol em alguma vegetação. Varas de ação lenta são ideais para anzóis mais leves. Por fim, ainda existem varas com ações médias (ou ação semi-parabólica) que combinam o melhor de ambas as ações e que são, portanto, muito mais versáteis e adequadas para vários tipos de situação.

Varas giratórias

Dentre as melhores marcas de varas de pesca, as giratórias são talvez o tipo mais popular de vara, especialmente com iniciantes. Eles permitem lançamentos mais longos com ganchos leves e também podem ter um preço bastante razoável. Nesse tipo de vara, o carretel fica ao ar livre, com uma tampa que pode ser girada para cima e para baixo.

Varas de pesca com molinete

As melhores varas de pesca para molinete possuem carretel fixo. Pressionar o botão na parte de trás do carretel lançará a linha da sua vara e você também poderá bloqueá-la para evitar que ela saia. A única desvantagem deste tipo de vara é que a linha não pode chegar muito longe e, portanto, é menos precisa em comparação com outros tipos de carretéis.

Vara de pesca com isca

Para este método de pesca muito particular, em vez de estar posicionado paralelamente à vara de pesca, o carreto está numa posição perpendicular, ou seja, transversalmente. É por isso que este carretel é frequentemente chamado de carretel giratório . A técnica de fundição é, portanto, mais difícil e, portanto, exigirá muita prática e experiência antes que você possa atingir um nível adequado de maestria e precisão.

Varas de pesca para pesca com mosca

Este tipo de vara de pescar é muito particular e permite o uso de anzóis incrivelmente leves (que são chamados de “moscas” e que são artificiais). Essas moscas são usadas com uma linha especial capaz de lançar as menores moscas em distâncias muito longas. Você obterá resultados notáveis ​​e excelente desempenho combinando o peso e a visibilidade da linha com o tamanho e a flexibilidade de sua vara de pescar.

As 8 Melhores Varas de Pesca em 2023

1. Vara de Pesca e Maleta – DoCarmo (Ideal para iniciantes)

Vara de Pesca e Maleta - DoCarmo

A nova vara de pesca com maleta é a mais recente da gama de varas vendidas pela DoCarmo e destinadas à água salgada. Possui características técnicas avançadas e é muito robusto ao mesmo tempo em que é delicado e leve. É perfeita para a pesca costeira de longa distância.

Esta vara de pesca apresenta todas as novas tecnologias Carbon e a sua ação foi especialmente concebida para carregar gradualmente o peso do anzol e libertá-lo em razão da rápida recuperação. 

Esta vara de pesca está equipada com passadores, o novo porta carreteiro e uma pega removível em EVA. A combinação de todos estes elementos confere a sua extrema leveza e toda a sua delicadeza a esta vara de pesca. 

A nova gama de varas oferecida pela DoCarmo inclui quatro comprimentos e quatro pesos diferentes para melhor atender a todos os requisitos dos entusiastas da pesca costeira, e é a melhor vara de pesca para iniciante.

✅ Kit de pesca com 2 varas de 1,35m

✅ Kit com acessórios necessários

🚫 Não há informações negativas sobre este produto


✅ 87 peças

2. Kit Pesca Completo Vara 1,20m – Xingu (Ótimo kit para pescas diárias)

Kit Pesca Completo Vara 1,20m - Xingu

A vara de pesca Kit Pesca Completo foi concebida pela Xingu para quem pratica a pesca de praia, conhecida como “surfcasting”, e para a qual muitas vezes são necessárias longas distâncias de lançamento e equipamentos robustos e fiáveis.

Esta vara projetada para surfcasting faz parte da linha de varas mais acessível da Xingu que foi desenvolvida especificamente para o mercado de nível básico. Apresenta um design de cor escura muito reconhecível e é perfeito para jovens pescadores de surfcasting que desejam começar.

Quando você não estiver usando sua vara de pescar, você pode guardá-la dentro de sua tampa: ela estará totalmente protegida.  

✅ Kit pesca completo vara de 1,20m

✅ 1 molinete Toto 200

🚫 Não há informações negativas sobre este produto


✅ 2 linhas 0,2 ou 0,25mm monofilamento

3. Conjunto completo de vara de pesca telescópica – KKCare (Ideal para pescas profissionais)

Conjunto completo de vara de pesca telescópica - KKCare

Esta vara de pesca oferecida pela KKCare oferece uma excelente relação qualidade/preço. Desenvolvida especialmente para a pesca da carpa, é uma vara compacta e, portanto, adequada para transporte em veículos pequenos. 

Você pode movê-lo facilmente durante suas viagens de pesca. Esta haste apresenta uma estrutura de fibra de carbono de baixa resina para uma leveza notável e maior resistência. Possui anéis, sendo o primeiro de 40 mm de diâmetro e o último de 14 mm. 

A vara é preta opaca e apresenta elementos cinza escuro. A vara é muito ergonômica e possui um porta carretos.

O seu tamanho favorece a pesca de longa distância, mas também é ideal para a pesca de boia especializada em águas fechadas para apanhar carpas. A sua ação de vara distribuída por todo o comprimento da vara permitirá obter excelentes rendimentos.

✅ Vara de pesca telescópica de fibra de carbono

✅ Carretel de pesca giratório de luxo

🚫 Não há informações negativas sobre este produto


✅ Contém saco de pesca

4. Vara Pesca Telescopica – Marine Sports (Melhor vara telescópica)

Vara Pesca Telescopica - Marine Sports

Esta vara de pesca da Marine Sports é muito versátil: não só foi concebida para a pesca da carpa, como também é adequada para a pesca de peixes vivos em vários tipos de águas naturais e em rios. 

Muito bem fabricada, esta vara é facilmente montada, pois os elementos que a compõem se encaixam facilmente uns nos outros, embora tenha quatro.

Leve e fácil de transportar, está equipado com uma tampa de altíssima qualidade para o transporte dos tubos, oferecendo assim uma melhor conservação dos elementos da haste e um deslocamento seguro; então é perfeito para viajar. 

O saco de transporte fornecido com a vara de pesca tem uma concha rígida muito resistente e uma alça para facilitar o transporte. 

✅ Possui 1 vara bamboo – 4,50m

✅ Possui 1 vara telescópica em fibra de vidro

🚫 Não há informações negativas sobre este produto


✅ Ultra leve e resistente

5. Vara de pesca telescópica portátil – KKmoon (Excelente para viagens)

Vara de pesca telescópica portátil - KKmoon

Esta vara de pesca oferecida pela KKmoon é ideal para a pesca marítima e oferece boa qualidade a um preço razoável. Este é um excelente produto, particularmente indicado para quem quer começar a pescar sem gastar muito.

A vara de pescar KKmoon está disponível em pesos que variam de 13 kg a 18 kg e tem 210 cm de comprimento. Também está disponível em várias cores: preto, azul escuro e laranja.

Esta vara destinada à pesca marítima está equipada com uma ponta de rolo (pois a ponta pode variar de acordo com o seu gosto) em fibra de vidro muito resistente; seu cabo é feito de espuma e o carretel é feito de grafite.

A estrutura desta vara de pesca é muito resistente e tem argolas duplas. Por isso está presente na nossa lista de melhores vara de pesca.

✅ Feita em fibra de carbono, resistente e leve

✅ Telescópica e design de comprimento fechado portátil

🚫 Não há informações negativas sobre este produto


✅ Para pesca de rio, lago, mar ou lagoa

6. Vara Pesca Carretilha – Marine Sports Laguna (Ideal para rios e mares)

Vara Pesca Carretilha - Marine Sports Laguna

Esta vara de pesca oferecida pela Marine Sports Laguna é telescópica e de excelente qualidade. Feito de carbono 24T, é muito resistente e durável.

Possui carretel de alumínio com puxador de madeira, alça de metal dobrável e intercambiável à direita e à esquerda.

O porta carretos com tampa de aço inoxidável retém todo o brilho da vara de pesca, ao mesmo tempo que a torna resistente à corrosão da água salgada do mar. O anel guia de aço inoxidável e o material cerâmico melhoram a dissipação do calor. 

A alça de EVA é macia e confortável de segurar e possui propriedades antiderrapantes e absorventes de suor para pescar por um longo período de tempo.

Ao adquirir esta vara telescópica, você também receberá um kit completo incluindo: um carretel, uma bolsa de EVA leve e prática para transportá-la na mochila, na mala ou no barco, além de 120 metros de linha e uma caixa para anzóis e acessórios de pesca.

✅ Feita em fibra de vidro especial

✅ Ideal para todos os tipos de pescarias

🚫 Não há informações negativas sobre este produto


✅ Ótima durabilidade e resistência

7. Kit Completo de Carretel de Vara de Pesca – Anself (Acessórios completos)

Kit Completo de Carretel de Vara de Pesca - Anself

Esta vara de pesca concebida para a pesca de trutas vendida pela Anself representa um bom compromisso entre qualidade, funcionalidade e preço. É um produto ideal para quem quer começar a praticar este tipo de pesca com um orçamento limitado.

A vara tem uma haste leve e flexível com um comprimento permitindo arremessos bastante longos. A vara é feita de fibra de carbono para uma ação de vara muito bem equilibrada e ponta macia. Por isso está presente na nossa lista de melhores vara de pesca.

Esta vara oferecida pela Anself é perfeita para os amantes da pesca de salmão ou truta.

✅ Carretel giratório de pesco com corpo de plástico

✅ Vara de pescar de 1,5m

🚫 Não há informações negativas sobre este produto


✅ Vara telescópica

8. Vara Pesca Carretilha Estrela – Marine Sports (Excelente custo benefício)

Vara Pesca Carretilha Estrela - Marine Sports

Esta vara de pesca com mosca de grafite da marca Marine Sports pertence a uma linha de varas de pesca altamente profissionais, disponíveis em modelos diferentes que, entre outras coisas, melhoraram a imagem de marca desta empresa devido aos seus produtos de excelente qualidade na vara de pesca do mercado.

Esta vara de pesca com mosca de grafite é particularmente poderosa e perfeita para pescadores de todos os níveis.

Esta é uma vara lisa e poderosa que é bastante rápida. É branco com acabamentos em preto e um delicado logotipo dourado personalizável. Sua poderosa ação de haste é distribuída ao longo de todo o comprimento da haste, resultando em um desempenho incrível. Por isso está presente na nossa lista de melhores vara de pesca.

Possui um carretel anodizado com inserções de fibra de carbono trançada de alumínio. O cabo da vara é feito de cortiça de alta qualidade com moagem que permite uma pegada leve e fria, mesmo no caso de você pescar por muitas horas.

✅ Vara para carretilha

✅ Leve e resistente

🚫 Não há informações negativas sobre este produto


✅ Excelente custo benefício

Perguntas frequentes

Quais são as características das varas de pesca? 

As varas de pesca têm classificação em relação ao seu tamanho, peso e alcance de arremesso, bem como força e resistência.

Como escolher uma vara de pesca? 

É importante verificar a libragem (lb), a categoria de ação da vara, o peso da isca, capacidade de arremesso e a resistência.

Quais são os tipos de varas de pesca? 

Existem diversos tipos, dentre elas: varas para carretilhas e spincast; com molinetes, fixas ou lisas.

Qual a ação e potência de cada vara de pesca? 

As varas de ação média promovem um arremesso melhor, já as de ação extra-rápida e rápida promovem uma fisgada mais rápida e com firmeza. Em compensação, as varas de ação lenta proporcionam um arremesso melhor com iscas vivas a grandes distâncias.

Por que as varas de pescas são tão resistentes? 

Podem ser feitas com bambu, carbono, fibra de vidro ou grafite. Por isso apresentam alta resistência aos esforços de tração.

Conclusão: qual a melhor vara de pesca

Existem muitos tipos de varas de pesca que são projetadas para métodos de pesca particulares e específicos. As varas de pesca com mosca são usadas para lançar moscas artificiais e flutuantes, varas giratórias e varas de fundição de anzol são destinadas a lançar anzóis mais pesados. 

E considerando o nosso ranking, a melhor opção de compra é o Kit Completo da Xingu. Assim, o pescador está apto à atividade sem se preocupar em buscar os itens restantes, além da vara específica. Além disso, traz qualidade e resistência para diversos lugares.

Já quando o assunto é melhor custo benefício, não dá para negar que os produtos da Marine Sports se destacam. Eles são de excelente procedência, resistentes e cheios de tecnologias que favorecem a pesca.

Adquira um dos produtos do ranking e faça sua pesca muito mais produtiva e relaxante, com equipamentos que valem a pena.

autora beatriz crinha

Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *