O voleibol consiste em um dos esportes mais populares no Brasil e no mundo. Uma modalidade que exige um trabalho em equipe, rapidez de raciocínio e movimentação do corpo. E seu principal instrumento de “funcionamento” é a bola. Então, quais são as melhores bolas de vôlei?
Se você quer comprar uma bola de vôlei nova, a nossa lista vai te ajudar a escolher a ideal. Selecionamos bons produtos tanto para a modalidade de praia, quanto para a quadra. Bolas de vôlei de qualidade para você jogar com seus amigos adultos e crianças. Podendo cuidar da saúde, enquanto pratica atividade física.
Também não deixamos de avaliar o custo benefício das mercadorias. Aqui, você encontrará as melhores bolas de vôlei de marcas renomadas, como a Mikasa, Rainha e Penalty. Desta forma, continue lendo e saiba quais características avaliar para fazer uma boa compra. E não deixe de conferir a nossa listagem!
Conteúdo
Melhores bolas de vôlei para comprar online
Melhor bola de vôlei de 2022 | ||
Resistência ideal | ||
Bom custo benefício | ||
Material de qualidade | ||
Ótima maciez | ||
Investimento de qualidade | ||
Bom preço | ||
Ideal para crianças |
Como escolher a melhor bola de vôlei
Nós consumidores, quando fazemos uma compra online, tomamos ainda mais cuidado para acertar na escolha. Por isso, adquirir itens pela internet pode ser um pouco complicado ou, até mesmo, cansativo. Porque queremos gastar direito e ter um bom produto em mãos.
Nossa lista das melhores bolas de vôlei para comprar online vai facilitar sua escolha. Ainda assim, não deixe de prestar a atenção em informações como tamanho, peso e utilidade. Estas características são apresentadas na descrição do produto. Qualquer coisa, tire suas dúvidas com o vendedor.
Além disso, pesquise os materiais mais adequados, focando em suas expectativas. Por exemplo, se você pretende levar a bola de vôlei para sua viagem à praia, compre uma própria para uso em areia. Deste modo, a tendência é de que a peça dure mais tempo.
Material e resistência
A tecnologia chegou ao mundo dos esportes e tem trazido boas inovações. Hoje em dia, não é difícil de você conseguir ótimos instrumentos profissionais. Uns podem até ser caros, contudo carregam consigo qualidade e adequação à modalidade esportiva. O mesmo acontece com as melhores bolas de voleibol.
Atualmente, as bolas de vôlei contam com materiais pensados na variedade dos ambientes, quadra e praia. Entre eles, os mais comuns são o couro sintético e o PVC (policloreto de vinila), ambos resistentes. O composto sintético se destaca por ser confortável ao toque e o PVC, impermeável.
O cuidado com a saúde dos atletas faz com que alguns fabricantes se atentem a detalhes específicos, como tratamento antialérgico no material. Já os atributos gerais que você avaliar são:
- Resistência ao impacto dos movimentos do vôlei, como o saque.
- Impermeabilidade da umidade do chão e do suor.
- Maciez para contato com as mãos.
Maior desempenho e durabilidade
Os esportistas profissionais e amadores gostam mesmo é de bons resultados. Afinal de contas, quem entra numa competição para perder? E não vamos esquecer que o caminho para a vitória começa com os treinos. Então, investir na melhor bola de vôlei significa aprimorar seus rendimentos.
Assim, vale a pena obter uma bola de vôlei boa mesmo que seja apenas para se divertir com seus familiares e colegas. Porque, a diversão não deixa de ser um efeito saudável. E nada mais justo você viver experiências bacanas com qualidade.
Seguindo este pensamento, opte por comprar uma bola de vôlei com ótima durabilidade. As condições do instrumento influenciam diretamente o desempenho dos praticantes. Um aparelho bem conservado ajuda na dinâmica da atividade física. Por isto, faça seu gasto render.
Diferentes cores e modelos
Você já parou para pensar no visual da sua nova bola de vôlei? Quais cores você quer que ela tenha? Ou, ao contrário, quais cores você não deseja ter que ver ao se preparar para um levantamento? Isso pode parecer meio estúpido, contudo a aparência da bola de vôlei conta pontos na escolha da melhor.
A criançada se encanta pela apresentação visual de brinquedos. Não é a toa que as empresas fabricam produtos infantis coloridos, brilhantes e mais chamativos. A “cara” da bola também tem uma funcionalidade. As linhas e a composição das cores tornam mais fácil de enxergar o dispositivo com a luz do sol.
Inclusive, a coloração ajuda a torcida a acompanhar a movimentação dos jogadores durante as partidas. E os árbitros marcam irregularidades, como os “dois toques”, pela rotação da bola. Interessante, né?
Quanto aos modelos, procure as bolas de vôlei com peso ideal para cada faixa etária:
- Para crianças de até 10 anos, escolha as bolas mais leves, com 200 a 220g.
- Para maiores de 10 anos, opte por aquelas que têm de 230 e 250g.
- Para profissionais, as melhores bolas de vôlei pesam entre 260 e 280g.
Tipos de bolas de vôlei
Dá para jogar voleibol sem rede, mas não existe voleibol sem bola. O esporte depende do dispositivo para ter ritmo. Logo, as melhores bolas de vôlei seguem padrões de medidas. Principalmente, as usadas em competição.
Como mencionado anteriormente, os pesos variam de acordo com o público-alvo. Fora isso, as bolas profissionais são mais duras e exibem o selo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Os tipos principais de bola se destinam às modalidades do esporte:
- Bola de vôlei de quadra – mais macia e com menos pressão.
- Bola de vôlei de praia – mais impermeável e com cores vibrantes.
Bola de vôlei de quadra
Cada equipe pode movimentar a bola com até três movimentos para levá-la ao outro lado. Desta maneira, antes de cair no chão, o objeto transita de mão em mão muitas vezes.
O atrito entre o material e a pele não deve ser desconfortável ou machucar. Leve isso em consideração ao comprar a melhor bola de vôlei de quadra. Prefira os materiais sintéticos e o PVC mais macios e agradáveis. E se atente ao peso da mercadoria antes de finalizar o pagamento.
A bola de vôlei ideal para ser usada em quadra possui entre 65 cm e 67 cm de circunferência. A pressão mais adequada fica entre 0,3 e 0,325 kg/cm². Além disso, dê preferência para as cores mais claras, como o amarelo, e diferentes do piso da quadra. Pois, o objeto tem que se destacar para ser visto com facilidade.
Bola de vôlei de praia
O ambiente da praia está mais sujeito a interferências do clima. Chuva, sol, vento e umidade interferem na dinâmica entre os atletas praianos. Consequentemente, a melhor bola de vôlei de praia é aquela mais resistente aos efeitos climáticos.
Portanto, procure por uma peça feita de materiais com menor absorção de água. Quanto ao tamanho, selecione a que tenha a medida de circunferência entre 66 cm e 68 cm. Já a pressão tem que ser menor do que a de quadra, ficando entre 0,175 e 0,225 kg/cm². Para o instrumento sofrer menos variantes no ar.
O visual não deixa de ser importante para a bola de vôlei ser ideal para a praia. Por isso, escolha aquela com cores mais vibrantes e fortes, que se destaquem com a luz solar. A propósito, valorize seu dinheiro cuidando da conservação do objeto. Algumas dicas te ajudarão a preservar sua bola de vôlei por mais tempo:
- Limpe e seque antes de guardar.
- Guarde em um local seco e com ventilação.
- Mantenha sempre cheia para conservar os gomos.
- Evite usar em pisos inadequados, como o asfalto.
As 8 Melhores Bolas de Vôlei em 2024
1. Bola de Vôlei 2.5 – Rainha
A melhor bola de vôlei para você comprar pertence à marca Rainha. Com ótimo preço, o produto profissional serve tanto para a modalidade de quadra quanto para a praia. Ou seja, duas em uma.
O material de PVC possui a fabricação a partir da tecnologia Tecnofusion, um sistema que une os gomos por meio de altas temperaturas. Oferecendo ao instrumento boa impermeabilidade, resistência e durabilidade.
Um ponto negativo, porém nada preocupante, para você observar consiste no peso do aparelho. Com 285g, o objeto fica um pouco acima do ideal para a categoria profissional. O peso indicado é de até 280g.
Outras características da bola de vôlei 2.5 da Rainha são: circunferência de 67 cm, câmara Airvillity, pino substituível e lubrificado, cores amarelo e azul.
Versatilidade Resistência Impermeabilidade | Peso |
2. Bola de Vôlei 3600 XXI – Penalty
Quando adquirimos um produto queremos que ele dure bastante, não é mesmo? A marca Penalty é muito conhecida pela produção de artigos esportivos de qualidade. Entre eles, as bolas de voleibol.
A bola de vôlei 3600 XXI cumpre bem com a função de durabilidade. A peça de 280g conta com um material resistente. O poliuretano, conhecido como PU, absorve menos água. Inclusive, sendo menos deslizante mesmo em condições de chuva.
A resistência do objeto tem ainda a ajuda da tecnologia Micropower, que proporciona maciez. E os atributos desta bola de vôlei da Penalty permitem que você a use em qualquer modalidade.
As cores do produto podem ser chamativas demais. A combinação do amarelo com o laranja e o azul marca o visual. Isso pode atrapalhar o jogo dependendo do ambiente.
Durabilidade Maciez Pouco deslizante | Cores |
3. Bola de Vôlei 3.5 – Rainha
Mais uma vez, a marca Rainha está na nossa lista das melhores bolas de vôlei. Desta vez, com o modelo 3.5. O produto une bom preço com boa qualidade. Tendo assim, um ótimo custo benefício.
Confeccionada em PVC, a peça é uma boa opção se você quer investir em um material adequado e mais simples. Procure usá-la em quadra para manter a resistência e ter uma conservação mais prolongada.
Esta bola de vôlei tem miolo substituível e lubrificado, câmara airvility e seis gomos. Características bem semelhantes ao modelo 2.5. Incluindo, as cores amarelo e azul. Um visual bem a cara do Brasil.
Infelizmente, a bola 3.5 não se enquadra na categoria profissional. Apesar disso, pode ser usada em treinos e campeonatos menos formais. De qualquer forma, as vantagens da peça se sobressaem.
Preço Resistência Cores | Não é para uso profissional Não é apropriada para praia |
4. Bola de Vôlei VP 5000 – Penalty
Uma bola de vôlei ideal deve ter maciez, durabilidade e impermeabilidade. Assim, outra bola da Penalty aparece entre as melhores. Isso se dá pela qualidade dos artefatos.
A bola VP 5000 tem fabricação em PU, com sistema de forro termofixo. Assim, seus 18 gomos contam com colagem dupla, sem costura. Além disso, a peça possui câmara 6D e pesa 280g.
O miolo é removível e se enquadra no sistema cápsula SIS, que isola a agulha e aumenta a retenção de ar. Os pontos positivos abrangem também a alta durabilidade e pouca absorção de água.
Apesar de poder ser usada na areia, tome cuidado! O produto tem melhor rendimento na quadra.
Maciez Retenção de ar Impermeabilidade | Não é apropriada para praia |
5. Bola de Vôlei MG 3600 XXI – Penalty
As bolas de vôlei mais versáteis são as que resistem à chuva. Principalmente, porque a areia da praia tem umidade e está exposta ao tempo. Sendo necessário um bom material impermeável.
Este é o caso da MG 3600 XXI. Uma bola de vôlei da Penalty feita de microfibra em PU. A intenção do fabricante consiste em proporcionar conforto, maciez e resistência durante a utilização.
Então, dá para você jogar com os seus amigos na quadra e na praia. Seu defeito pode ser as cores fortes. Então, veja se a bola de vôlei contrasta com o cenário em que será usada.
Maciez Retenção de ar Impermeabilidade | Cores |
6. Bola de Vôlei VSO2000 – Mikasa
A Mikasa consiste em uma marca japonesa renomada mundialmente. As bolas de vôlei utilizadas em campeonatos internacionais oficiais, geralmente, pertencem a esta empresa.
Ao comprar a bola VSO2000, você está fazendo um ótimo investimento. Suas medidas seguem o padrão adequado para uso profissional. Sendo feita de couro sintético com acabamento costurado e nas cores amarelo, branco e azul.
Outras boas características são os 18 painéis, as cores e o selo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O que permite que você utilize a bola em partidas de vôlei mais formais.
O preço do produto não é barato. Isso vai exigir um pouco mais do seu bolso, em comparação com as outras peças da nossa listagem.
Resistência Uso profissional Impermeabilidade | Preço |
7. Bola de Vôlei 6.0 – Kagiva
Se você não tem muito dinheiro para investir em uma bola de vôlei profissional de qualidade, esta alternativa vai te agradar. O modelo 6.0 da marca Kagiva tem preços mais acessíveis.
Com o rigor de resistência, o objeto amarelo e azul conta com a tecnologia Termofusion e Airvility. Que prometem durabilidade, com menos absorção de água e maior tempo de conservação do ar interno.
O peso de 280g e o material, PVC, estão dentro das normas de bolas de vôlei padronizadas. Sendo assim, o produto é apropriado para uso profissional. Ou seja, dá para você trabalhar com seus alunos durante as aulas.
Se você pretende comprar a bola de vôlei 6.0, tenha paciência. Pode ser um pouco difícil encontrar o modelo disponível para colocar em sua cesta online.
Resistência Uso profissional Preço | Disponibilidade para compra |
8. Bola de Vôlei 4732 – Xalingo
Escolhemos um modelo infantil para fechar a nossa lista das melhores bolas de vôlei para comprar. O produto pertence à marca Xalingo, especializada na produção de brinquedos.
O objeto cumpre com as medidas oficiais e se destina à modalidade de quadra. Adaptadando para o dia a dia, você pode usar a bola de vôlei no piso de sua casa. O material da peça resiste ao calor e possui as cores branco e azul.
Entretanto, o seu peso de 265g está fora dos parâmetros. Sendo superior ao indicado. Por isso, o uso mais confortável da peça é para crianças com idade maior do que 3 anos.
Uso infantil Resistência Tamanho | Peso |
Perguntas frequentes
Procure por um material resistente. Couro sintético e PVC são algumas opções que garantem maior durabilidade, impermeabilidade e maciez. Se atente também ao tamanho, peso e cores da bola de voleibol.
A bola de vôlei da modalidade de areia tem entre 66 cm e 68 cm de circunferência, com a pressão entre 0,175 e 0,225 kg/cm² e cores vibrantes. Enquanto a de quadra possui entre 65 cm e 67 cm, pressão entre 0,3 e 0,325 kg/cm² e cores mais claras.
As melhores bolas de vôlei de praia e de quadra têm gomos bem selados e o selo da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). E pesam entre 260 e 280g.
Uma bola de vôlei ideal deve ter cores intensas para ajudar a enxergá-la. Para a praia, escolha cores mais vibrantes e fáceis de ver com a luz do sol. Para a quadra, opte por cores que contrastem com o piso.
Limpe e seque bem antes de guardar em um local seco e ventilado. Mantenha a bola cheia para preservar os gomos. E evite usar em ambientes impróprios, como o asfalto.
Conclusão: qual a melhor bola de vôlei
Um bom desempenho depende de bons instrumentos. Um jogador de vôlei não joga bem sem uma bola de qualidade. E a melhor opção é a bola de vôlei 2.5 da Rainha.
A prática de esportes deve ser saudável. Então, procure por bolas de vôlei macias e impermeáveis. Além disso, invista em durabilidade e faça seu dinheiro render. Produtos da marca Mikasa e Penalty, por exemplo, são resistentes.
O custo benefício tem haver com você não precisar repor o objeto logo. Use nossas dicas para comprar online as melhores bolas de vôlei de praia e quadra.
Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.