10 Espécies de Flores Comestíveis para Incluir nos Pratos

A flor comestível é usada de diversas maneiras autênticas pela culinária e pode estar disponível em cardápios de todo o mundo. Elas são capazes de promover uma explosão única de sabores, colorações aos pratos, de modo a incluir molhos, saladas, entradas e também sucos. Algumas até têm benefícios para a saúde, pois são nutritivas e contêm poderosos antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias.

Quais são as espécies de flores comestíveis e como incluí-las na alimentação?

Por exemplo, você pode servi-los crus, cozinhá-los com legumes, fritá-los como lanche ou polvilhá-los em suas sobremesas . Finalmente, quaisquer que sejam suas habilidades culinárias, é fácil adicionar um pouco à sua próxima refeição.

No entanto, esteja ciente de que nem todas as espécies são seguras para comer, algumas podem ser venenosas. A outra coisa a lembrar é evitar espécies que possam ter sido pulverizados com um inseticida, fungicida ou herbicida.

Lavanda

Lavanda

A lavanda é uma erva lenhosa e florida de forma original, com cultivo em partes do norte da África e do Mediterrâneo. As flores roxas são muito pequenas, mas abundantes. A planta é conhecida por seu cheiro específico, aclamado também pelas ações calmantes da flor.

Lavanda de alimentos, incluindo ingredientes de aromas únicos a uma variedade de alimentos, bebidas, sorvetes, sorvetes, ensopados de alimentos, pequenos alimentos, bebidas, molhos, sorvetes, sorvetes, ensopados, chávena de alimentos.

Ao levar a lavanda para a culinária, o ideal é começar com um pequeno quantitativo e ir aumentando de forma lenta até alcançar o aroma perfeito. As ervilhas a erva podem ser bastante potencializadas, de forma rápida.

Flores de abobrinha 

As flores amarelas brilhantes da abobrinha têm um sabor delicado e levemente adocicado. Aprecie-os da maneira clássica, recheados com ervas e queijo de cabra ou polvilhados na pizza. Eles também possibilitam um consumo cru em uma salada.

Hibisco

Hibisco

Azedas e doces, as pétalas de hibisco têm um sabor de cranberry que as torna perfeitas para chás e coquetéis. Coloque botões de hibisco frescos em taças de champanhe e deixe seus convidados vê-los florescer diante de seus olhos.

Capuchinhas

Se está buscando flor comestivel nome, as capuchinhas estão entre as flores comestíveis mais comuns. Todas as suas partes são adequadas para comer: pétalas, folhas e sementes. As flores têm um sabor doce e picante semelhante ao agrião ou rabanete. Você pode rechear flores inteiras com uma mousse saborosa ou apreciá-las com carpaccio de carne. Use-os também para enfeitar saladas, tortas de queijo, sanduíches e aperitivos .

Amor-perfeito

Amor-perfeito

Os amores-perfeitos têm um sabor ligeiramente herbáceo, até mesmo mentolado. Então, eles funcionam bem em coquetéis de verão com sabor de ervas e saladas de frutas. Para aperitivos de verão rápidos, fáceis e festivos, espalhe cream cheese em um pequeno biscoito redondo e cubra com um amor-perfeito inteiro. Use-os também como uma alternativa de sobremesas ou em sopas.

Rosa

O sabor da rosa depende principalmente do tipo, cor e condições do solo. Pode, por exemplo, lembrar morangos , maçãs verdes, hortelã ou especiarias. De fato, todas as rosas são comestíveis, sendo o sabor mais pronunciado nas variedades de tons mais escuros.

As espécies em miniatura podem cobrir sorvetes e sobremesas, e as pétalas maiores podem ser polvilhadas em saladas. Ou, congele-os em cubos de gelo e flutue-os em coquetéis. Use adicionalmente em xaropes, geleias , manteigas aromatizadas e pastas doces.

Flores de sálvia 

Flores de sálvia 

Com seu sabor suave, mas doce-salgado e bela cor, as flores de sálvia adicionam dimensão a uma variedade de pratos. Eles têm um sabor de sálvia mais sutil do que as folhas e podem ser usados ​​em saladas e como guarnição para muitos alimentos, incluindo feijão, pratos de milho, cogumelos salteados ou recheados ou molho pesto. Para o verão, combine-os com limão e vegetais do jardim para um deleite surpreendentemente refrescante.

Violetas

As violetas, disponíveis em uma variedade de cores pastel e vibrantes têm um sabor doce e floral, tornando-as um complemento para tudo perfeito desde as bebidas geladas. Esta flor roxa comestível é deliciosa e são bonitas quando cristalizadas e usadas especialmente para enfeitar bolos e sobremesas congeladas.

Amaranto

Amaranto

O amaranto, também chamado de “Rabo de Raposa”, é uma planta comestível. Você pode comer suas folhas cozinhando-as como espinafre (sem abusar muito porque, como ruibarbo, azeda, espinafre, trigo sarraceno, beterraba, acelga… elas são ricas em ácido oxálico). Suas sementes também são comestíveis e comidas como um cereal (como a quinoa). Você pode fazer farinha (sem glúten) ou comê-los em sopas ou gratinados. Você também pode grelhar.

Begônia

As flores da begônia são comestíveis. Você pode comê-los crus ou cozidos. Cru, suas pétalas são crocantes, levemente ácidas. Saborizam perfeitamente as saladas, podem ser usadas em tabule. Cozidos, eles podem ser dourados na manteiga, usados ​​para fazer rosquinhas. Suas sementes e folhas também são comestíveis . Você pode usá-los em saladas, por exemplo.

Dálias

Dálias

As dálias chegaram à Europa ao mesmo tempo que a batata para cultivar os seus tubérculos mas o sucesso não chegou e a planta acabou por ser utilizada como planta ornamental. No entanto, todas as flores Dahlia são comestíveis.

Os tubérculos da dália são comestíveis depois de cozidos, seu sabor é próximo ao fundo da alcachofra. As pétalas das flores também possibilitam o consumo em saladas, por exemplo.

Fúcsia

A flor de mel comestivel, fuchsia regia retzii, chamada de fúcsia real, não é apenas decorativa, mas também comestível. É uma planta que floresce de junho até o outono. Você pode comer as pétalas, picantes, assim como a fruta, uma pequena baga preta que aparece em setembro. Muito doce, pode consumir estas bagas em compota, geleia, sumo…

Dente-de-leão

Dente-de-leão

Dentes-de-leão estão proliferando em seu jardim e você não sabe o que fazer com eles? No entanto, tudo é bom no dente de leão! Da raiz à flor, esta planta é perfeitamente comestível e deliciosa. A colheita é feita em duas etapas. Na primavera, você pode colher as flores e as folhas. 

À medida que as raízes cavam no outono, as folhas podem ser usadas cruas em uma salada (prefira as folhas jovens do início da primavera, que são menos amargas) ou cozidas (branqueadas, fritas, em sopas, etc.). As flores podem ser usadas para fazer mel de dente-de-leão. Finalmente, as raízes secas podem fazer excelentes infusões. 

Calêndula

A calêndula é conhecida por seus benefícios em produtos cosméticos, mas também é uma flor comestível. Você pode comer as pétalas e os botões. As pétalas podem ter consumo cru nas saladas ou cozidas em pratos para a substituição do açafrão. As espinhas podem ser colocadas em uma jarra de vinagre para serem comidas como picles.

Beldroega

Beldroega

Você pode ter alguns em seu jardim, mas você acha que é uma erva daninha para arrancar. No entanto, a beldroega é uma planta comestível muito interessante. Esta planta é encontrada principalmente no sul da França porque gosta de calor. Caules e folhas podem ser usados ​​em muitas receitas. Eles podem trazer crocância e um sabor picante a uma salada. Essas opções podem ter incorporação em uma sopa ou velouté. Eles também podem ser adicionados a uma omelete ou quiche. Por fim, também é possível fazer picles, como pepinos.

Como incluir as flores nos pratos

Colha as flores pela manhã, quando a água estiver mais alta. Agite-os para desalojar os insetos escondidos nas dobras das pétalas. Remoção de estames, estiletes e sépalas.

Na verdade, apenas as pétalas de certas espécies como rosa, calêndula, tulipa, crisântemo e lavanda são comestíveis. Ao usar apenas as pétalas, separe-as do resto da flor antes de usar para minimizar o murchamento. Além disso, rosas, dianthus, margaridas inglesas, calêndulas e crisântemos têm uma parte branca amarga na base da pétala onde foi anexada à flor. Corte esta parte.

Ao cozinhar ou servir flores comestíveis, limpe-as lavando-as delicadamente em uma tigela grande com água fria. O pólen pode prejudicar o sabor da planta. Além disso, pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas. 

Em seguida, deixe-os secar ao ar em uma toalha de papel. Use-os imediatamente ou guarde-os na geladeira por até uma semana em um recipiente hermético ou em um filme plástico com uma toalha de papel úmida. Assim, algumas espécies podem ser mantidas por dez dias.

Conclusão

As flores trazem cor aos nossos jardins. Mas eles não são apenas decorativos. Além de serem úteis para os polinizadores, muitas flores são comestíveis e podem ter consumo cru  ou cozidas. Borragem, capuchinhas ou mesmo rosas, as flores possibilitam uma culinária igualmente deliciosa e fácil de fazer como as frutas ou vegetais.

Tenha cuidado, porém, mesmo que muitas flores sejam comestíveis, isso não significa que todas as partes da planta possam ser comidas. Também tome cuidado onde você os colhe, certifique-se de que não estejam contaminados com pesticidas. Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Compartilhe conosco o seu comentário.

autora beatriz crinha

Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *