10 Benefícios da Berinjela para Saúde e Como Preparar

Uma alimentação rica em legumes pode gerar bem-estar, qualidade de vida e contribuir com diversas funções do organismo de seus consumidores, assim confira os benefícios da berinjela para saúde e como preparar.

O alimento é rico em fibras, antioxidantes e diversas vitaminas que podem equilibrar o funcionamento do corpo, prevenir doenças e auxiliar em tratamentos diversos, além de também contribuir para o emagrecimento e bom humor.

Quais são os benefícios da berinjela para a saúde e como prepará-la?

A berinjela é um legume proveniente de uma planta que é cultivada no Brasil, porém apresenta origem árabe, sendo introduzida em nossa cultura, amplamente consumida por diversas pessoas em seus mais variados pratos e receitas.

É a principal escolha de pessoas que estejam buscando por déficit calórico ou apresentam restrições quanto à ingestão de carboidratos, além de veganos que também podem usufruir de seus compostos para uma alimentação mais saudável sem a presença da carne.

Sua presença dá-se pela coloração arroxeada, devido às substâncias contidas que são as antocianinas, além de contar com fibras, antioxidantes, vitaminas A, B e C, além de zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro, por exemplo, com baixas calorias por porção.

1. Possui poder antioxidante

Possui poder antioxidante

Os antioxidantes são constantemente buscados em alimentos por pessoas que desejam cultivar uma vida mais leve e saudável, contribuindo para alguns processos e funcionamento de seu organismo, pois estas substâncias permitem combater os radicais livres e impedir o processo oxidativo.

A berinjela possui compostos fenólicos em sua estrutura que são antioxidantes, assim como o ácido clorogênico que também está presente e apresenta a mesma ação, além de ser antimicrobiano e antiviral.

Por conta deste poder antioxidante, a berinjela também pode gerar reflexos bastante positivos para a imunidade, deixando as defesas naturais mais fortes, juntamente com a presença da vitamina C, niacina e das fibras que também contribuem para esta finalidade.

2. Contribui para funções cerebrais

Contribui para funções cerebrais

Dentre as opções de quais os benefícios da berinjela, as funções cerebrais também podem ser favorecidas com o consumo do alimento em sua rotina, pois os antioxidantes, citados acima, auxiliam na proteção das membranas celulares que fazem parte da estrutura do cérebro.

Além disso, a substância que fornece a coloração roxa à berinjela, denominada de antocianina, minimiza algumas inflamações que podem afetar o cérebro e contribuem para a passagem de sangue até o local, estimulando o seu funcionamento e melhorando, por exemplo, a memória e algumas doenças relacionadas, como o Alzheimer.

3. Melhora as funções cardiovasculares

Melhora as funções cardiovasculares

A berinjela é rica em diversas vitaminas e minerais que são benéficas ao coração, assim como potássio, vitaminas C e B6, além das fibras, regularizando os batimentos e o seu fluxo sanguíneo.

Principalmente para doenças e tratamentos cardiovasculares, a berinjela conta com a presença dos flavonóides que minimizam os óbitos que são registrados por conta de problemas cardíacos, de acordo com estudos realizados.

É essencial ressaltar que o modo de preparo da berinjela também vai interferir nesta vantagem que a mesma disponibiliza, preferindo os métodos mais saudáveis, como o seu consumo crua ou grelhada, visando remover gorduras e/ou frituras das opções.

4. Contribui para o bom humor e energia

Contribui para o bom humor e energia

Alimentar-se bem é reflexo de uma pessoa feliz e bem humorada e a berinjela é um item que deve estar presente na rotina alimentar de quem busca por bem-estar para que suas funções do organismo estejam conectadas com as sensações desejadas para o dia-a-dia.

Os efeitos conectados com o bom humor que é fornecido é por conta das vitaminas presentes em sua composição, possuindo riqueza de vitamina B6 e tiamina, ambas que participam do complexo de vitamina B que são responsáveis pelo metabolismo de energia que é proveniente dos alimentos.

Por conta da alta quantidade especificamente da vitamina B6, há o equilíbrio da serotonina, um hormônio que é o grande responsável pela sensação de felicidade e bom humor, além de também impactar na qualidade do sono de seus consumidores.

É essencial atentar-se ao preparo da berinjela para buscar a melhor forma de obter todos os nutrientes que a mesma fornece, sendo favorável o seu preparo cozido, que participa de 6% da dose recomendada das vitaminas aqui destacadas.

5. Possui pouco sódio

O sódio é um dos inimigos para quem está em processo de emagrecimento, podendo contribuir para o inchaço e retenção de líquido, assim como para as pessoas que visam buscar uma alimentação e rotina mais saudáveis e atentam-se às quantidades recomendadas de ingestão diária.

O baixo teor de sódio da berinjela é um de seus grandes benefícios, possuindo 1 mg de sódio por porção equivalente à 100 g, contribuindo tanto para as situações apresentadas de emagrecimento e inchaço, quanto também para a saúde cardiovascular, evitando problemas e doenças ligadas à pressão alta.

6. Auxilia no trânsito intestinal

Auxilia no trânsito intestinal

A berinjela benefícios também aplica-se ao funcionamento do intestino de seus consumidores, afinal este é um alimento rico em fibras, o que proporciona equilíbrio para o trânsito intestinal desde que seja consumida com consciência e moderação para evitar constipações, por exemplo.

O seu efeito de melhorar o intestino dá-se pela combinação das fibras com a água, auxiliando na formação do bolo fecal com mais qualidade, o que minimiza as chances de prisão de ventre, hemorróidas e outros problemas relacionados.

A forma de consumo da berinjela também pode auxiliar na disponibilidade destas fibras para o corpo humano, ingerindo, em uma xícara de berinjela cozida, a quantidade de 3 g do micronutriente.

7. Auxilia no emagrecimento

Auxilia no emagrecimento

A berinjela benefícios para emagrecer, auxiliando as pessoas que desejam livrar-se de alguns quilos na balança, tanto por ser um alimento que pode facilmente adentrar em um cardápio de vida saudável, quanto por sua composição e calorias.

É possível constatar que, em uma porção de berinjela, tradicionalmente de 100 g, há apenas 20 kcal, sendo uma das melhores apostas para as pessoas que estão em déficit calórico.

Além disso, a berinjela também é um alimento rico em fibras, estas que auxiliam na sensação de saciedade para os consumidores, evitando que haja exageros na alimentação e mantendo a pessoa satisfeita por muito mais tempo, o que reduz o seu consumo de calorias diárias.

Com o emagrecimento, uma pessoa mais saudável pode se ver livre de algumas doenças bastante recorrentes causadas pela obesidade, como diabetes, problemas cardíacos e até mesmo alguns tipos de câncer.

8. Proporciona nutrição às gestantes

Principalmente na fase de gravidez, é essencial que a mulher busque por uma alimentação mais saudável e rica em vitaminas e minerais, exatamente para que possa disponibilizar estas substâncias ao feto para seu crescimento saudável, sendo a berinjela uma ótima aposta para ambos os públicos.

É possível encontrar em uma porção do alimento, aproximadamente 3% de vitamina E que uma gestante necessita consumir por dia, além de outros componentes essenciais como o ferro e o ácido fólico.

9. Auxilia na prevenção de tumores

De acordo com alguns estudos realizados, os polifenóis, que estão presentes na berinjela, podem ser responsáveis pela prevenção do aparecimento do câncer.

Outras substâncias como o ácido clorogênico e a tripsina também são benéficos para casos semelhantes, pois possuem efeito antioxidante e antiinflamatório, inibindo o crescimento das células cancerosas.

10. Pode ser consumida por diabéticos

Pode ser consumida por diabéticos

Pessoas com diabetes que necessitam de uma alimentação mais regrada e controlada podem abusar da berinjela em sua rotina alimentar, afinal esta possui os fenólicos que controlam a absorção da glicose no sangue, equilibrando os níveis de açúcares presentes no corpo e aumentando a secreção de insulina.

Além de seus efeitos benéficos para o controle da glicemia, a berinjela apresenta baixo teor de gordura e riqueza em fibras, contribuindo para os diabéticos tipo 2.

Como consumir?

A berinjela pode ser consumida de diversas formas, sendo que o modo de preparo poderá impactar na disponibilidade de seus nutrientes, buscando por formas mais saudáveis de acordo com o objetivo de cada indivíduo.

Os melhores formatos para consumo são a berinjela cozida, assada ou grelhada, evitando o acréscimo de gorduras e mantendo suas propriedades de baixas calorias e níveis de carboidratos reduzidos, porém para quem deseja arriscar mais nas preparações e deixá-las ainda mais saborosas, somando-se um pouco de seu valor energético, são as possibilidades à milanesa.

Confira, abaixo, alguns pratos que podem ser preparados com berinjela:

  • Suco com limão: Principalmente para quem está em busca do emagrecimento, os benefícios da berinjela com limão são opções incríveis, acelerando o metabolismo, elevando a saciedade e tornando-se um ótimo detox para o fígado;
  • Lasanha: Para quem deseja inovar na lasanha convencional e minimizar a quantidade calórica, a berinjela pode realizar essa substituição;
  • Recheada: É possível inventar diversos recheios para a berinjela, assim como frango ou carne para opções mais proteicas, além de legumes como cenoura e abobrinha, incrementando o queijo de acordo com o gosto pessoal;
  • Ratatouille: É bastante comum na França, denominado como um guisado de legumes, juntamente com cebola, tomate, pimentão e abobrinha;
  • A parmegiana: O tradicional frango ou bife a parmegiana pode ser substituído pela berinjela ao invés da proteína, tornando-se uma das escolhas mais saborosas para os veganos;
  • Babaganoush: Tradicionalmente árabe, este é um prato que mistura a berinjela com gergelim, ideal para consumo juntamente aos pães ou saladas;
  • Chips: Como uma receita prática e saudável, o chips de berinjela é uma ótima opção de snack durante o dia, podendo prepará-la tanto no forno, quanto na airfry para ficar fina, crocante e sequinha.

Conclusão

A berinjela é um alimento apaixonante, tanto por suas propriedades, quanto por seus benefícios, adaptando-se perfeitamente às preferências de qualquer consumidor devido aos seus diversos pratos e receitas que podem ser preparados.

Usufruir da berinjela é agregar mais saúde e bem-estar ao dia-a-dia, contribuindo para o funcionamento de seu organismo e para alguns benefícios específicos como o do emagrecimento ou da melhora no humor.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário sobre seus pratos preferidos com berinjela!

autora beatriz crinha

Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *