15 Bebidas Alcoólicas Menos Calóricas para Consumir

Seguir uma vida saudável também apresenta seus momentos de diversão e descontração e uma solução para conseguir aproveitar sem restrições é optar pelas bebidas alcoólicas menos calóricas para consumir.

Aos que não desejam abandonar o álcool tanto para consumo em bares, restaurantes ou até mesmo em casa, uma boa opção é buscar por bebidas que interfiram menos no valor energético consumido diariamente.

Quais são as melhores bebidas alcoólicas menos calóricas para consumir?

O consumo de bebidas alcoólicas pode ser feito por pessoas que cultivem uma vida saudável sem interferir em seus resultados quando há o consumo esporádico e consciente, sem interferência nos ganhos e performance conquistadas principalmente por atletas e praticantes de atividades físicas.

A questão é que o álcool em si não apresenta grande quantidade de calorias, porém as bebidas alcoólicas que são formadas a partir dele podem extrapolar estas quantidades devido às adições e ingredientes

A maioria das bebidas alcoólicas que são comercializadas em lojas, restaurantes e bares apresentam um mix de açúcares, assim como xaropes e sumos de frutas que combinam sal com frutas em conserva ou em calda que elevam ainda mais as calorias e carboidratos disponíveis.

O ideal é optar pelo consumo de bebidas alcoólicas em seus estados mais puros ou que apresentem menor incidência e quantidade destes ingredientes presentes, minimizando os riscos para o corpo e saúde.

1. Vodka com kombucha

A kombucha é uma bebida preparada a partir de chás, sendo que sua composição conta com os tradicionais sabores do chá verde e do chá preto, além de adoçante sacarose e SCOBY, que mistura leveduras e bactérias, para quem apresenta o paladar mais adocicado.

O produto tem se tornado um dos queridinhos de pessoas que seguem uma rotina saudável e buscam por bebidas de baixa caloria, assim combinado à vodka, que também possui as mesmas características, forma um drink delicioso.

A ingestão de um copo de vodka com kombucha possui apenas 90 calorias.

2. Champanhe

Champanhe

O champanhe é uma bebida considerada como uma das mais sofisticadas e elegantes, presente em eventos de alto padrão e ocasiões especiais, proporcionando um sabor adocicado e gaseificado.

O valor calórico pode variar entre 90 a 96 calorias de acordo com a marca e composição escolhidas.

É essencial atentar-se para não confundir o champanhe com alguns espumantes e sidras que podem ser somados de açúcares que elevem este valor calórico. 

3. Vodka com limão

A vodka que já foi citada anteriormente também pode apresentar uma outra combinação incrível para quem atrai-se por um sabor mais amargo e presente.

O limão pode ser somado à vodka para minimizar a acidez, tanto em formato de suco, quanto ao incluir algumas rodelas no copo.

A adição da água com gás, por exemplo, também é bastante atraente para quem prefere bebidas gaseificadas, apresentando apenas 96 calorias por porção.

4. Mojito

Mojito

É essencial destacar que o consumo do mojito dentre as bebidas alcoólicas menos calóricas deve ser feito sem xarope, evitando quaisquer opções que apresentem coloração por ser um alto indicativo desta adição.

O mojito é basicamente preparado com rum e limão, proporcionando um gosto mais forte e amargo para os apaixonados por este tipo de bebida.

Um copo de mojito possui menos de 100 calorias.

5. Bloody Mary Light

Outra opção que também possui menos de 100 calorias a porção é o popular bloody mary, porém em sua versão light e sem adição de açúcares.

O preparo desta bebida é basicamente a união do suco de tomate, preferencialmente natural para proporcionar mais nutrientes ao organismo, juntamente com vodka e algumas gotas de pimenta.

Há algumas versões que adicionam alguns outros ingredientes para minimizar a leve queimação que é causada pela pimenta, incluindo o suco natural de laranja ou limão em pequena quantidade para neutralizar.

6. Cerveja light

Cerveja light

Algumas marcas que produzem versões mais leves e saudáveis de suas cervejas, sendo denominadas de light, com um teor reduzido de calorias em comparação com as versões tradicionais.

Normalmente estas cervejas são claras e possuem maior quantidade de água presente em sua formulação, minimizando os carboidratos presentes e garantindo um sabor bastante semelhante à composição inicial.

Uma latinha de cerveja light possui 103 calorias.

7. Tequila

Quem deseja apostar em altas densidades alcoólicas tanto por gosto pessoal, quanto para beber em menor quantidade, a tequila é uma das grandes apostas de seus apreciadores.

O consumo da tequila em sua versão pura possui apenas 110 calorias por uma pequena dose de 50 ml.

Aos que desejam minimizar a acidez presente na tequila, a mesma também pode ser consumida em bebidas preparadas com suco de limão, elevando um pouco sua quantidade de calorias, chegando a menos de 200 calorias de acordo com a receita escolhida.

8. Gin tônica

Gin tônica

Dentro da sessão de bebidas mais amargas está a gin tônica, sendo preparada com uma combinação básica do gin com água tônica.

O gin, por si só, apresenta uma acidez bastante elevada, porém com baixas calorias, somado à água tônica para proporcionar leveza com a gaseificação, podendo somar a bebida com algumas rodelas de limão ou seu suco para equilibrar o cítrico.

Uma dose desta bebida possui cerca de 120 calorias.

9. Vinho rosé

Normalmente o vinho rosé é um dos queridinhos de muitas mulheres e enquadra-se dentre as bebidas menos calóricas,  consumido principalmente em ocasiões mais sofisticadas e momentos especiais.

Uma taça da bebida apresenta, em média, 120 calorias.

10. Vinho branco seco

Vinho branco seco

Os vinhos secos, em geral, são bastante consumidos por pessoas que fazem dieta ou apresentam uma rotina mais regrada de alimentação, pois esta categoria de bebidas não possui adição de açúcares e oferece um sabor mais áspero à boca.

Por sua composição, a uva é comercializada de maneira mais disponível em seu suco, somado ao álcool, sem impactar demasiadamente nas calorias, principalmente em sua versão branca confeccionada com uvas verdes.

Uma taça atinge a média de 120 calorias, porém algumas marcas podem chegar a menos, buscando as melhores empresas do mercado.

11. Vinho tinto seco

Levando em consideração o mesmo tipo de fabricação que o citado anteriormente para o vinho branco seco, a sua versão em tinto também pode ser consumida por interessados em hábitos mais saudáveis.

A uva roxa apresenta uma pequena quantidade adicional de calorias, porém basicamente sua composição é feita com a união da bebida com o álcool, gerando um sabor mais áspero na boca e que pode ser harmonizado com diversos pratos, de acordo com suas características.

Uma taça de vinho tinto seco pode apresentar cerca de 125 calorias.

12. Martini

Martini

O martini também é uma das bebidas alcoólicas menos calóricas e buscadas por praticantes de atividades físicas ou pessoas que seguem uma rotina alimentar rígida em seus momentos de descontração.

A ingestão de um copo de martini possui 128 calorias, sendo muito comum o seu consumo em copos refinados e triangulares.

O seu consumo pode ser feito puramente, sendo que o martini é um tipo de vermute seco, além de também originar outros preparos como o dry martini que combina este vermute com o gin e normalmente apresenta um tira-gosto final de uma azeitona na taça.

13. Hot Toddy

Voltando às opções com chás, o hot toddy não é tão popular, porém também é uma ótima opção dentre as menos calorias, apresentando apenas 136 calorias por porção.

Esta possibilidade é uma mescla de chás quentes juntamente com o whisky, podendo usar tanto a sua versão tradicional, quanto outras inovações no mercado como a que contém canela ou até mesmo mel, para paladares mais adocicados, sem elevar tanto suas calorias.

14. Sidra

Sidra

A sidra é uma versão pouco mais calórica que o champanhe, possuindo cerca de 162 calorias por taça.

A diferença da sidra em comparação com o champanhe é em relação a sua composição, ainda que o gosto assemelha-se, pois a sidra não é composta por champanhe e, sim, por meio do suco de maçã.

Esta troca de uva por maçã eleva as calorias, porém diminui a densidade alcoólica, com média de 6% contra 11% dos champanhes.

15. Sea Breeze

Falamos no início que o sumo de frutas não é recomendado pela união do sal com a inclusão de frutas em calda ou em conserva, o que eleva a densidade calórica da bebida, porém para quem não abre mão deste ingrediente, é possível apostar no sea breeze.

Esta é uma bebida preparada com o sumo de frutas vermelhas juntamente com a vodka, já elencada como uma das bebidas alcoólicas menos calóricas, excluindo a necessidade de adoçantes e açúcares adicionados.

Um copo de sea breeze possui apenas 165 calorias.

Conclusão

As bebidas alcoólicas menos calóricas para consumir podem ser ótimas opções para pessoas que vivem uma vida saudável e desejam manter uma rotina regrada de alimentação, porém aproveitando momentos de descontração e ocasiões especiais.

Champanhe, cerveja light, vinho seco e alguns drinks podem ser ótimas escolhas para quem não abre mão do álcool, porém também deseja cuidar do corpo e saúde.

Gostou do artigo? Deixe aqui nos comentários qual é a sua bebida alcoólica preferida!

autora beatriz crinha

Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *