Alimentos Integrais: Vantagens e Desvantagens

Manter uma alimentação saudável é um dos objetivos de diversas pessoas que anseiam por saúde e qualidade de vida, porém você conhece os alimentos integrais: vantagens e desvantagens?

Para que um alimento apresente a denominação de integral, o mesmo não deve passar por quaisquer processos de refinamento, assim seus grãos, cereais e farelos mantêm-se disponíveis para o consumo, elevando sua quantidade de nutrientes e fibras.

O consumo dessas possibilidades deve ser feito de forma consciente e controlada, garantindo a obtenção de benefícios incríveis para o corpo e organismo.

Quais são as vantagens e desvantagens dos alimentos integrais?

É essencial conhecer as vantagens e desvantagens de alimentos integrais para que seja possível incluí-los, ou não, em uma dieta de acordo com seus objetivos tanto relacionados à saúde, quanto estéticos.

Atualmente é comum encontrar pessoas que cultivem uma rotina mais saudável e que priorizem a qualidade de vida e atente-se à sua alimentação para melhorar diversos aspectos de sua vida, assim as trocas no cardápio pelas versões integrais são bastante comuns.

Basicamente os alimentos integrais são ricos em fibras, tornando-se um de seus principais diferenciais no mercado e perante possibilidades processadas e que carreguem farinha branca em sua composição, sendo formado, em suma, por grãos e cereais que possam refletir no bom funcionamento do corpo e organismo.

Algumas possibilidades que podem ser incluídas em sua alimentação e na substituição de alimentos por suas versões integrais são:

  • Arroz integral
  • Açúcar mascavo
  • Farinha de trigo integral
  • Pão de forma integral
  • Macarrão integral
  • Farinha de aveia integral
  • Biscoito integral

É essencial observar a composição de alguns alimentos que são comercializados em mercados e supermercados, pois muitas apresentam a inclusão de farinhas e substâncias integrais, porém em menores quantidades em comparação com os ingredientes processados, comprometendo seus valores nutricionais.

Vantagens dos alimentos integrais

Confira quais benefícios os alimentos integrais podem trazer para o corpo e saúde:

Aumentam a saciedade

Aumentam a saciedade

Principalmente para as pessoas que buscam quais as principais vantagens de alimentos integrais com o foco em emagrecimento e na obtenção de um corpo esbelto e dentro dos padrões de beleza estipulados, os alimentos integrais podem ser ótimos aliados em uma alimentação mais saudável e regrada.

Para as pessoas que sofrem com fome constante e costumam beliscar os alimentos durante o dia inteiro, os alimentos integrais aumentam a saciedade e podem manter essa sensação por muito mais tempo, fazendo com que a digestão seja gradual e possa informar o organismo que ainda há comida a ser processada.

O consumo consciente e adequado de alimentos integrais pode auxiliar a diminuição considerável do peso na balança de um indivíduo, apenas realizando trocas básicas pelas opções integrais dos mesmos alimentos ingeridos normalmente.

Contribuem para o funcionamento intestinal

Contribuem para o funcionamento intestinal

Tanto para regularizar o intestino, quanto para auxiliar as pessoas que sofrem com prisão de ventre, por exemplo, os alimentos integrais podem ser ótimas escolhas, afinal impactam diretamente no processo digestivo dos alimentos, refletindo no fluxo gastrointestinal.

Esta vantagem se dá pela grande quantidade de fibras presentes nos alimentos integrais, facilitando o processo de digestão e regularizando o funcionamento do intestino, o que reflete diretamente no bem-estar do ser humano.

Auxiliam no emagrecimento

Auxiliam no emagrecimento

Por conta dos dois fatores citados acima, tanto da ação das fibras para aumentar a saciedade, quanto pela regularização do trânsito intestinal, os alimentos integrais podem auxiliar quem está em processo de emagrecimento e deseja perder alguns quilos na balança.

Com o aumento de saciedade, é comum que as pessoas diminuam sua ingestão calórica durante o dia, o que pode maximizar os resultados desejados para a perda de peso, aliando o seu consumo com uma dieta devidamente prescrita para as necessidades e desejos de cada indivíduo, assim como também pode ser aliado de exercícios físicos e procedimentos estéticos.

É muito comum que pessoas que passaram pelo procedimento de lipoaspiração, por exemplo, apresentam diversos alimentos integrais em sua rotina, afinal estes podem evitar o acúmulo de gordura localizada nova e manter o corpo definido e menos inchado.

Ajuda na prevenção de doenças

Ajuda na prevenção de doenças

A opção de consumo dos alimentos integrais é muito comum por pessoas que apresentem alguma necessidade de controle dos níveis de glicemia ou também por aqueles que desejam prevenir o aparecimento de doenças relacionadas.

A presença das fibras permite que o açúcar presente nos alimentos seja fornecido gradualmente para o organismo, efetuando o processo de maneira controlada e lenta, sem que a substância chegue à corrente sanguínea rapidamente e evitando os picos de glicemia que podem ser apresentados após o consumo de determinadas comidas.

Uma das principais doenças que pode-se prevenir com esta disponibilidade gradual do açúcar no sangue é a diabetes ou, para os pacientes que já apresentam este problema, é possível reduzir as complicações e auxiliar na saúde e bem-estar.

Melhoram o sistema imunológico

Melhoram o sistema imunológico

Além das fibras, os alimentos integrais também contam com uma ampla variedade de vitaminas e minerais, sendo ótimas opções para a inclusão em sua rotina alimentar e para cultivar uma vida mais saudável.

A substituição de alimentos processados pelos integrais apresenta uma série de vantagens em relação às suas composições, ingredientes e que refletem diretamente na tabela nutricional, melhorando diretamente o sistema imunológico para fortalecê-lo e evitar problemas de saúde e infecções diversas.

Com o consumo de alimentos integrais, é possível deixar o corpo mais forte, saudável e protegido contra microorganismos.

Contribui para a saúde bucal

Contribui para a saúde bucal

Principalmente para as pessoas diabéticas, a saúde bucal é um dos efeitos benéficos da inclusão dos alimentos integrais na dieta, afinal o controle da glicemia no organismo causada pela alta quantidade de fibras presentes reduz o risco do aparecimento de doenças na gengiva.

A vantagem também pode ser conquistada por pessoas que não sofrem com diabetes, ainda que seja mais recorrente visualizar este benefício nos pacientes da doença, ainda que todos devam manter seus hábitos de higiene bucal em dia, sem dispensá-los apenas pelo consumo de alimentos integrais.

Desvantagens dos alimentos integrais

Confira quais malefícios que os alimentos integrais podem trazer ao dia-a-dia e quando consumidos sem consciência ou controle:

Alto custo

Alto custo

A principal desvantagem dos alimentos integrais é em relação ao bolso do consumidor, afinal a troca de itens processados por mais naturais e nutritivos envolve um custo maior que pode afetar o planejamento financeiro.

A substituição de uma mercadoria por sua versão integral pode chegar a um custo de até 5 vezes maior, fazendo com que as pessoas sejam desestimuladas à compra de alimentos integrais e comprometendo as escolhas mais saudáveis que poderiam ser feitas na hora das compras do mês.

Um dos principais motivos pelo alto custo dos alimentos integrais é sua baixa demanda, elevando seu preço.

Consumo com moderação e consciência

Qualquer coisa em excesso pode causar prejuízos, até mesmo de vitaminas, por exemplo, e não é o contrário com alimentos integrais, necessitando ajustar sua inclusão dentro de um plano alimentar saudável e ingestão consciente.

Ao consumir alta quantidade de fibras além do recomendado pode desequilibrar o organismo e algumas de suas funções, principalmente a intestinal, podendo gerar problemas de constipação, por exemplo.

Em excesso, as fibras também podem atrapalhar a absorção e outros nutrientes presentes nos alimentos, sendo essencial também aliar a ingestão de alimentos integrais com uma boa hidratação.

Conclusão

A inclusão de alimentos integrais feita de forma consciente e controlada permite oferecer apenas vantagens para a saúde e corpo de seus consumidores, garantindo que os mesmos possam regularizar algumas funções do organismo, promover a saciedade por muito mais tempo, perder alguns quilos e até mesmo prevenir doenças.

As desvantagens dos alimentos integrais estão apenas relacionadas ao consumo exagerado e aos custos adicionais pelos altos preços de opções mais saudáveis em comparação com suas versões processadas.

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário e nos conte se você aposta nos alimentos integrais em sua rotina.

autora beatriz crinha

Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *