Você sabe sobre a quitosana: o que é, para que serve e benefícios? O suplemento natural tem sido amplamente utilizado por públicos de diversos gêneros, idades e objetivos, com uma série de vantagens que podem ser obtidas com a inserção desta substância em sua rotina.
Conheça mais detalhes sobre a substância que é obtida a partir de crustáceos e que pode contribuir para o emagrecimento, regulagem dos níveis de colesterol e até mesmo na prevenção de câncer.
Afinal, o que é quitosana?
Antes de saber como usar a quitosana, é essencial entender um pouco mais sobre este produto que tem virado alvo de compras e desejos de muitas pessoas que desejam absorver o que há de melhor dos componentes naturais para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
A quitosana é um medicamento natural que é formulado por meio do esqueleto de crustáceos, sendo assim, sua origem é totalmente saudável e apresenta uma alta quantidade de quitina, que é a substância encontrada nos ossos destes pequenos animais, incluindo o camarão e o caranguejo.
Atualmente a sua disponibilidade e comercialização é realizada em forma de suplemento alimentar, sendo encapsulado ou vendido em pó, encontrando-o em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação como ingrediente, adequando sua quantidade e consumo para que possa gerar diversos benefícios ao corpo, mente e aparência.
Para que serve a quitosana?
A quitosana possui uma série de serventias e, por este motivo, têm se tornado cada vez mais populares dentre os brasileiros de diversos gêneros e idades, impactando na saúde, bem-estar e qualidade de vida.
O uso mais comum da quitosana é para o emagrecimento, usado como um suplemento natural para a perda de peso, evitando o acúmulo de gorduras e encaminhando o consumo de lipídios para o intestino, mesmo processo este que auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue.
É possível destacar vários benefícios e serventias da quitosana, sendo algumas delas:
- Emagrecimento
- Prevenção e tratamento da diabetes
- Evita alergias
- Acelera a cicatrização
- Evita prisão de ventre
- Previne o câncer
- Regula os níveis de colesterol
Quais são os benefícios da quitosana?
Muitos utilizadores de produtos naturais buscam para que serve a quitosana e quais os seus benefícios, permitindo adquirir as vantagens para o corpo, tanto em seu funcionamento, quanto estética, com suplementos e substâncias vantajosas, quando inseridas em sua rotina corretamente.
Conheça alguns dos benefícios que a quitosana proporciona aos seus interessados:
1. Prevenção de diabetes
Uma das doenças mais comuns dentre os brasileiros atualmente é a diabetes, surgindo a necessidade do controle dos níveis de insulina e glicemia para que não haja picos e riscos à saúde de seus portadores, visando o equilíbrio perfeito para a boa convivência, além de buscar por alimentos e componentes que possam atuar na prevenção de sua obtenção.
Por meio da quitosana, que é rica em fibras, a diabetes pode ser prevenida e tratada corretamente, controlando os níveis de insulina presentes no sangue, regularizando a quantidade de açúcar presente no fluxo sanguíneo para que não haja estes excessos que podem ser observados principalmente quando há uma ingestão grande de carboidratos em uma mesma refeição, causando o descontrole.
Os picos de insulina podem causar alguns sintomas como fadiga, vontade frequente de urinar, sede intensa, boca seca, visão turva, fome constante e coceira, indicando o desequilíbrio e fazendo-se necessário o controle, usufruindo da quitosana.
2. Ajuda no emagrecimento
Uma das causas pela qual a quitosana têm se tornado um produto natural muito popular é por auxiliar no emagrecimento, ajudando as pessoas que estão passando por mudanças de hábitos, dietas e rotina de exercícios físicos para ampliar e acelerar os seus resultados, tornando-se um potente aliado à balança.
A ajuda no processo de emagrecimento que é causada pela quitosana acontece pela riqueza de fibras que o produto possui, formando uma espécie de gel no estômago de seus consumidores, com a função de minimizar a absorção de lipídeos e fornecer saciedade.
O aspecto de gel que forma-se no organismo cria a sensação de satisfação mais rapidamente após a alimentação, por este motivo é indicado que a quitosana seja consumida antes das principais refeições para proporcionar os seus efeitos com excelência.
Além disso, a absorção de gorduras é minimizada com as fibras presentes, fazendo com que a quantidade de lipídeos que seria digerida pelo estômago seja encaminhada diretamente para o intestino, eliminando-as juntamente às fezes.
3. Evita problemas alérgicos
Principalmente para pessoas que apresentam sensibilidade a alimentos e substâncias em geral, a quitosana pode ser uma ótima aliada para minimizar estes processos alérgicos, diminuindo a coceiras, vermelhidões e outros efeitos.
Os processos alérgicos são minimizados pela ação de eliminação de proteínas que possam ser as causadoras destes problemas, frequentemente aplicadas em alimentos diversos para evitar riscos.
4. Acelera a cicatrização
A quitosana apresenta um forte efeito na cicatrização de feridas, pois possui ação antimicrobiana que evita a proliferação de microrganismos que possam ser nocivos à saúde do público em geral.
Com essa ação, a aparência e a dor causada pelas feridas rapidamente regridem, evitando que as bactérias possam manifestar-se e agravar ainda mais a situação.
Essa cicatrização acelerada também pode beneficiar portadores de diferentes doenças, não apenas de feridas causadas por acidentes, agilizando o processo de coagulação do sangue para que as modificações físicas e químicas sejam manifestadas, reagindo com as proteínas para os efeitos desejados e visando qualidade de vida e auxílio para diferentes tratamentos.
5. Previne prisão de ventre
Alimentos ricos em fibra são amplamente conhecidos por seus benefícios no funcionamento intestinal de seus consumidores, assim a quitosana funciona da mesma forma, visando o equilíbrio e regularidade para a região.
A quantidade de polissacarídeos presentes nas fibras interferem na formação do bolo fecal, fazendo a passagem das fezes pelo intestino e regularizando a frequência e quantidade para prevenir a prisão de ventre.
6. Previne o câncer
Ainda não há estudos muito avançados ou certos que o uso de quitosana corretamente exclui ou minimiza as chances do aparecimento de câncer, porém há a possibilidade de auxílio em sua prevenção, pois a substância natural apresenta altas quantidades de ácidos graxos poli-insaturados que contribuem para a saúde.
Há menores incidências de câncer nas regiões da mama, próstata e cólon, locais que são afetados pela presença dos ácidos presentes na quitosana.
7. Equilibra os níveis de colesterol
Outro benefício da quitosana que também pode ser aliado ao emagrecimento, porém interfere diretamente na saúde, bem-estar e até mesmo na prevenção de uma série de doenças é o equilíbrio nos níveis de colesterol que são trazidos pela presença das fibras em alta quantidade no suplemento.
O aspecto de gel que é formado pelas fibras, o mesmo que contribui para a perda de peso e que encaminha as gorduras ingeridas para o intestino, faz o mesmo processo de carregamento dos lipídeos para serem evacuados juntamente às fezes, evitando que haja o aumento de triglicerídeos no sangue.
O item permite minimizar os níveis de colesterol LDL no sangue, que é considerado o colesterol maléfico à saúde e que pode gerar acúmulos de gordura e entupimentos de canais importantes de passagens de sangue, gerando infartos, aterosclerose e outras doenças relacionadas.
Possíveis efeitos colaterais da quitosana
É imprescindível saber quando consumir a quitosana e quais as quantidades adequadas para cada pessoa para evitar alguns efeitos colaterais indesejados, sendo o mais indicado consultar um profissional da área da saúde para fornecer a indicação individual de seu consumo, ainda que as embalagens de suplementos acusem modos de ingestão e níveis seguros para sua ingestão.
Quando há o consumo excessivo de quitosana pelo organismo, o mesmo pode passar a conseguir menor absorção das vitaminas e minerais que forem ingeridos, assim, mesmo com uma alimentação completa e balanceada, é possível observar a deficiência de alguns compostos no corpo, assim como acarretar em seus efeitos colaterais específicos de cada nutriente em falta.
Algumas pessoas que são adeptas à quitosana também podem gerar problemas como prisão de ventre, gases e náuseas pela alta quantidade de fibras presentes.
A quitosana é contraindicada para uso apenas para mulheres gestantes, pessoas que apresentem sensibilidade à frutos do mar e crustáceos, nutrizes, além de crianças abaixo dos 3 anos. Com exceção destes públicos, qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios da quitosana, seguindo suas recomendações de uso.
Conclusão
A quitosana é um suplemento natural muito potente e que pode ser inserido na rotina dos interessados com a ingestão e quantidade adequadas para excluir seus efeitos colaterais, garantindo a obtenção de diversos benefícios para a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
São várias vantagens a serem adquiridas com o produto, dentre elas o emagrecimento, regulagem dos níveis de colesterol, aceleração da cicatrização, evitar alergias e até mesmo prevenir câncer.
Quer usar a quitosana em sua rotina e ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários!
Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.