O omega beneficios também são reconhecidos para atletas, não apenas na musculação. Primeiro, ao reduzir o risco de inflamação associado ao treinamento de resistência, o EPA e o DHA facilitam a recuperação após o esforço físico. De fato, eles limitam o aparecimento de dores no corpo, bem como a sensação de dor. Ômegas 3 são, portanto, também benéficos para a saúde das articulações.
Em segundo lugar, o ômega 3 facilita o uso de gorduras como energia. Desta forma, os ômega 3 na musculação são particularmente recomendados para atletas durante os períodos secos para otimizar a perda de peso, especialmente a nível abdominal. Da mesma forma, um estudo com 30 atletas de 25 anos mostrou que a suplementação de ômega 3 resultou em um aumento de 20% na função muscular do músculo vasto lateral da coxa em comparação com um placebo.
Quais são os benefícios do ômega 3 para saúde?
São ácidos graxos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Entre eles, 3 têm uma atividade significativa para os seres humanos:
- ácido alfa linolênico (ALA), é um precursor de EPA e DHA, bem como um protetor cardiovascular.
- o ácido eicosapentaenóico (EPA ) é um precursor de prostaglandinas anti-inflamatórias que se opõem à agregação de plaquetas sanguíneas.
- e ácido docosahexaenóico (DHA) . Por fim, o DHA tem várias funções, inclusive garantir a fluidez da membrana celular dupla, que promove reações bioenergéticas.
Estimula as funções neurocerebrais (aprendizagem, adaptação), bem como a acuidade auditiva e ocular. E participa na regulação da frequência cardíaca e da pressão arterial. Assim como no controle da reação inflamatória.
1. Ômega 3 para a saúde dos olhos
Dentre os beneficios do omega 3, o omega 3 DHA representa um componente estrutural importante da retina. No caso de uma deficiência importante, podem aparecer problemas de visão. Assim, a ingestão de ômega 3 pode auxiliar a prevenir o risco de degeneração macular, uma das principais causas de cegueira no mundo.
2. As propriedades do ômega 3 combatem ataques cardíacos
Ataques cardíacos e derrames estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. Eles podem ser prevenidos, graças aos alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6. Sua ação está relacionada a diversos fatores.
- Triglicerídeos: Os ômega-3 levam a uma redução significativa nos triglicerídeos, geralmente em torno de 15 a 30%.
- Pressão arterial: O ômega-3 reduz a pressão arterial em pessoas com hipertensão.
- Colesterol “bom” (HDL): os ômega-3 aumentam o colesterol bom.
- Coágulos sanguíneos: O ômega-3 impede que as plaquetas do sangue se aglomerem. Isso ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos.
- Inflamação: O ômega-3 reduz a produção de certas substâncias liberadas durante a resposta inflamatória do seu corpo.
3. Manutenção das funções cerebrais
O prejuízo da funcionalidade do cérebro é uma das condições inevitáveis de envelhecimento. O ômega 3 promove o retardo das ações do declínio mental com relação à idade e o risco de doença de Alzheimer.
Uma dieta rica em ômega 3 é benéfica para envelhecer bem. A do Japão é muitas vezes mencionada neste assunto, porque é o país com mais centenários que retêm suas faculdades físicas e mentais à medida que envelhecem.
4. A estreita relação entre o ômega 3 e a saúde óssea
Osteoporose e artrite são dois distúrbios comuns que afetam o sistema esquelético. O ômega 3 melhora a força esquelética, aumentando a quantidade de cálcio nos ossos. Ao tomar suplementos alimentares contendo ômega 3, os pacientes que sofrem de dores nas articulações são aliviados.
5. Benefícios do ômega 3 para a pele
DHA é uma substância de estrutura importante da pele. Tem como intuito cuidar da saúde das membranas das células, que constituem uma grande totalidade da pele. A membrana celular saudável proporciona uma pele mais hidratada, macia, com flexibilidade e sem linhas ou rugas. O EPA também traz benefícios para a pele de vários modos:
- gerenciar a produção de umidade da sua pele;
- prevenção da hiperqueratinização dos folículos pilosos, que se manifesta pelas pequenas protuberâncias vermelhas frequentemente observadas na parte superior dos braços;
- redução do envelhecimento precoce da pele;
- risco reduzido de acne;
- proteção após a exposição ao sol, bloqueando a liberação de substâncias que degradam o colágeno da pele.
6. Eles ajudam a combater a depressão
A depressão é um dos distúrbios psicológicos mais comuns no mundo. Os sintomas podem ser muito variados, mas geralmente incluem tristeza, letargia e perda geral de interesse pela vida.
Pessoas que sofrem de depressão que começam a consumir mais ômega 3 ou que tomam suplementos alimentares à base de ômega 3 veem seus sintomas diminuírem. É a versão EPA mais eficiente do Ômega 3 para melhorar este distúrbio.
7. Ômega 3 e corpo: o declínio do TDAH
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um problema relacionado ao comportamento que se identifica pela postura hiperativa, desatenta e impulsiva. Crianças com TDAH têm graus de sangue reduzidos de ácidos graxos ômega 3 do que seus pares com saúde.
Suplementos alimentares ricos em ômega 3 auxiliam na melhora da atenção e o desempenho das atividades. Eles diminuem a hiperatividade, impulsividade, inquietação e agressividade.
8. Inflamação crônica
Dentre os beneficios omega tres, está o combate à inflamação crônica. Essa condição é uma resposta natural a infecções em seu corpo. Portanto, é vital para a sua saúde. No entanto, o processo inflamatório às vezes persiste por muito tempo, mesmo na ausência de infecção ou lesão. Isso é chamado de inflamação crônica.
Em seguida, contribui para uma boa parte de todas as patologias crônicas, bem como patologias relacionadas ao coração. Os ácidos graxos ômega 3 promovem a redução da produção de elementos moleculares e com relação à inflamação, como eicosanóides e citocinas inflamatórias. Se você é propenso a esse tipo de fenômeno, é aconselhável adotar uma dieta rica em ômega 3 e ômega 6.
9. Os benefícios do ômega 3 contra doenças autoimunes
Nas patologias autoimunes, a imunidade do organismo é capaz de confundir as células saudáveis com os elementos celulares estranhos no corpo e começam, por conseguinte, a atacá-los. O problema de saúde relacionado a diabetes tipo 1, por exemplo, traz essa situação: o sistema imunológico promove um ataque aos elementos celulares que produzem insulina do pâncreas.
Uma dieta rica em ômega 3 reduz as chances das patologias autoimunes, assim como diabetes tipo 1, bem como esclerose múltipla e diabetes autoimune. Eles também ajudam no tratamento de lúpus, artrite reumatóide, colite ulcerativa, doença de Crohn e psoríase.
10. As propriedades do ômega 3 contra a asma e doenças do fígado
A asma é uma doença pulmonar crônica cujos sintomas são tosse, falta de ar e chiado no peito. Ataques graves de asma podem ser muito perigosos. Eles são causados por inflamação e inchaço das vias aéreas dos pulmões.
A asma, como a doença hepática, está experimentando um aumento preocupante nos países ocidentais. Alergias, por um lado, junk food e obesidade, por outro, não são independentes. Os suplementos alimentares com ômega 3 reduzem os sintomas da asma e da doença hepática. A dieta também deve ser adaptada para reduzir as condições alérgicas e o excesso de gordura.
Ômega 3 para combater a síndrome metabólica
A síndrome metabólica reúne um conjunto de condições: excesso de gordura abdominal, pressão alta, resistência à insulina, níveis elevados de triglicérides e baixos níveis de colesterol bom. Causa diabetes e doenças cardíacas.
Os ácidos graxos ômega 3 melhoram a resistência à insulina, inflamação e aspectos de risco para problemas cardíacos em indivíduos com síndrome de metabolismo.
Excelente para o bom desenvolvimento cerebral dos bebês
Entre as propriedades do Ômega 3, o DHA representa 40% dos ácidos graxos poliinsaturados presentes em nosso cérebro e 60% na retina. Bebês alimentados com fórmula enriquecida com DHA têm melhor visão do que bebês alimentados com fórmula sem DHA.
Além disso, obter ômega 3 suficiente durante a gravidez está associado a muitos benefícios para o seu filho, incluindo:
- melhor capacidade cerebral;
- habilidades de comunicação e sociais;
- risco reduzido de atraso no desenvolvimento;
- risco reduzido de autismo, distúrbios de atenção e paralisia cerebral.
Conclusão
As estatísticas mostram que a suplementação de ômega-3, especialmente o óleo de peixe, são os elementos mais populares e consumidos depois das vitaminas. Considerando os enormes benefícios para a saúde dos ácidos graxos ômega-3, esse fato não é nenhuma surpresa.
Com a popularidade que esses itens estão ganhando dia a dia, a concorrência aumentou no mercado. Portanto, não é óbvio qual dos produtos vale a pena integrar na sua rotina. Existem alguns fatores importantes a serem considerados ao procurar um suplemento de ômega-3 que não deve apenas fornecer a dose diária de EPA e DHA que você precisa para melhor apoiar seus objetivos de saúde, mas também quem deve fazê-lo com uma fórmula de qualidade e durabilidade.
Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Compartilhe conosco o seu comentário.
Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.