Cuidar do corpo e saúde é possível com uma boa alimentação, realizando o consumo de pratos e receitas mais saudáveis e que possam contribuir de alguma forma para o funcionamento do organismo e para a estética, usufruindo dos benefícios da semente de girassol para saúde e como consumir.
A semente é rica em ácidos graxos essenciais e também apresenta um ótimo teor proteico, auxiliando em diversas funções do organismo, como a prevenção e tratamento de doenças cardíacas ou psicológicas, melhora no aspecto de pele, cabelos e unhas e até mesmo para auxiliar no processo de emagrecimento.
Confira todos os benefícios trazidos pela semente de girassol e quais as melhores formas de inclusão deste alimento em sua dieta.
Conteúdo
Quais são os benefícios da semeste de girassol para a saúde e como consumi-la?
Para quem não conhece semente de girassol benefícios e malefícios, este é um alimento que é extraído da flor de girassol, uma planta comumente encontrada na América do Sul e popularizando-se rapidamente por suas vantagens proporcionadas à saúde, além da flexibilidade de pratos e preparos que podem ser executados.
A semente de girassol é tradicionalmente utilizada para deixar as receitas ainda mais nutritivas, apresentando diversas substâncias em sua composição que podem contribuir para a rotina alimentar do indivíduo, elencada como uma das principais fontes de ácidos graxos essenciais.
Os efeitos causados pela ingestão da semente de girassol são positivos ao funcionamento do corpo e organismo, além de também evitar problemas de saúde, doenças, amenizar dores e até mesmo combater problemas psicológicos, apresentando uma ampla utilidade para todos os públicos.
Confira, abaixo, quais os benefícios da semente de girassol para saúde e como consumir, explorando preparações e usos.
1. Auxilia no funcionamento cardíaco
A semente de girassol benefícios para a saúde está relacionada diretamente ao bom funcionamento cardíaco do indivíduo, com compostos que refletem diretamente no bom estado do coração.
A sua ação dá-se por conter altas quantidades de ácidos graxos como os ômegas 6 e 9, estes que são bastante comuns para estimular o funcionamento cardíaco, assim como a vitamina E que atua como antioxidante, além de outras fibras e minerais que também podem ser encontrados na semente.
Os benefícios para a saúde do coração dá-se pelo controle do colesterol LDL por meio de todos estes componentes, considerado o mau colesterol, além de oferecer a proteção necessária para retardar o envelhecimento precoce das células cardíacas.
2. Ajuda no emagrecimento
Tanto para priorizar a saúde, quanto por questões estéticas, a semente de girassol também é muito utilizada para perder alguns quilos, visando o emagrecimento e sendo bastante eficiente para esta finalidade.
A ajuda no emagrecimento é causada pela alta quantidade de fibras presente na composição desta semente, o que proporciona sensação de saciedade por muito mais tempo e evita que haja o consumo de besteiras e excesso de comida ao longo dia, minimizando a ingestão calórica para que haja o déficit desejado para eliminar alguns quilos na balança.
Além disso, a semente de girassol também é bastante proteica e permite realizar o equilíbrio dos níveis de glicose presentes no sangue, sem que haja picos com a disposição controlada de açúcar para o organismo.
3. Realiza o detox no corpo
Alimentos e preparos detox são muito desejados por quem deseja proporcionar um respiro ao corpo e organismo, livrando-se das toxinas que são acumuladas diariamente e permitindo melhor funcionamento de todo o sistema.
Principalmente para o fígado, a semente de girassol é um potente detox, proporcionando antioxidantes como a vitamina E que permitem efetuar essa limpeza, principalmente quando combinada com outros alimentos naturais que apresentam a mesma função e podem potencializar os resultados.
4. Alivia problemas psicológicos
A semente de girassol e seus benefícios também inclui o tratamento aos problemas psicológicos que são bastante comuns atualmente: o estresse e ansiedade, minimizando os sintomas que são gerados por estas doenças e proporcionando maior qualidade de vida para os seus consumidores.
A redução dos sintomas dá-se principalmente pelo magnésio e triptofano que estão presentes no girassol, último este que é um dos principais responsáveis pela produção de serotonina, um hormônio que é conhecido pela sensação de bem-estar e alegria, causando efeitos como o bom humor e até mesmo contribuindo para a qualidade do sono.
Além de seus ótimos resultados para problemas psicológicos, enxaquecas também podem ser tratadas e aliviadas com este alimento pelos mesmos compostos citados, trazendo mais tranquilidade.
5. Ameniza dores e inflamações
As substâncias antioxidantes que já foram citadas acima da semente de girassol, como a vitamina E, produzem efeitos anti-inflamatórios e que amenizam dores e inchaços em diversas regiões do corpo.
Como as dores musculares são causadas por pequenas inflamações, a semente de girassol é uma das melhores aliadas para praticantes de atividades físicas e atletas para um tratamento natural destes incômodos.
6. Melhora o aspecto de pele, cabelos e unhas
A vitamina E apresenta vários efeitos positivos no corpo e saúde, principalmente para contribuir com a aparência da pele e também com o fortalecimento de cabelos e unhas, isto por conta do combate aos radicais livres e consequentemente ao processo de oxidação do organismo.
Com esta ação, é possível prevenir o envelhecimento precoce das células, evitando que haja o aparecimento de sinais de idade e também contribuindo para evitar a queda dos fios ou quebra recorrente das unhas.
7. Fortalece ossos e músculos
Outra dos semente de girassol benefícios é o reflexo da alimentação com este item para os ossos e músculos, principalmente devido aos minerais e ao alto teor de proteínas que é possível encontrar em sua composição.
O magnésio, selênio, fósforo e cálcio são essenciais para cuidar dos ossos e realizar a sua manutenção, deixando-os mais fortes e rígidos e prevenindo algumas doenças como a osteoporose, comumente encontrada em públicos de idade mais avançada.
Os músculos também sofrem com os mesmos efeitos positivos da semente de girassol, até mesmo estimulando o seu crescimento por ser um alimento proteico, proporcionando energia para o corpo e em atividades físicas.
Como consumir semente de girassol?
Para usufruir de todos os benefícios que a semente de girassol pode trazer para o dia-a-dia de um indivíduo, é necessário incluí-la na alimentação e buscar por diversas possibilidades, receitas e preparos que podem envolver este ingrediente para melhor agradar o paladar e preferências individuais.
Conheça algumas formas de consumir a semente de girassol em seu plano alimentar diário:
- Adicionada em saladas e em seus temperos, combinando-a com folhas verdes, tomate seco, mussarela de búfala, repolho, cenoura e outros ingredientes;
- Pães funcionais;
- Torradas integrais;
- Pudim proteico com chia, cacau e sementes;
- Patês;
- Pasta para passar em pães, torradas, biscoitos, dentre outros;
- Cookies;
- Farofas;
- Adicionada em salada de frutas;
- Salada de maçã com aipo;
- Adicionada ao iogurte.
Conclusão
A semente de girassol é uma opção altamente nutritiva e que agrega vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos essenciais na alimentação de seus consumidores, garantindo ótimos benefícios para a saúde;
Com o consumo da semente de girassol no dia-a-dia, é possível prevenir problemas cardíacos, minimizar sintomas de problemas psicológicos, melhorar a aparência de pele, cabelos e unhas, além de contribuir com o emagrecimento para quem deseja perder alguns quilos na balança, desde que aliada à uma dieta condizente.
Gostou do artigo? Conte para nós a sua receita preferida com semente de girassol.
Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.