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Tudo sobre os Benefícios da Linhaça

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Se você está procurando alimentos funcionais para melhorar a saúde, certamente já se deparou com a linhaça, seja em alguma receita ou plano alimentar. E não é a toa! A linhaça é um alimento repleto de benefícios para a sua saúde. Hoje você vai saber tudo sobre essa semente e como trazê-la para o seu dia a dia!

O que é a linhaça?

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Linhaça é o nome dado para a semente do linho. A planta é utilizada pela humanidade há milênios. Há registros de plantações de linho em sítios arqueológicos pré-históricos e ele foi usado extensivamente na confecção de tecidos no egito antigo. Mas não é nas suas fibras, que até hoje têm utilidade na fabricação de cordas e tecidos especiais, que reside seu valor nutricional, é nas suas sementes.

Alimento completo

A semente de linhaça possui tantas características benéficas para a saúde que ela é considerada um alimento funcional. Ela é a fonte de fibras alimentares, proteínas e ácidos graxos poli-insaturados. Contém ainda vitaminas A, E, B1, B6 e B12 além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. E é saborosa!

Para quem quer emagrecer

linhacaA semente de linhaça é uma excelente adição em qualquer regime. Por fornecer fibras alimentares, ela mantém a sensação de saciedade por mais tempo e ajuda no trabalho do intestino, que passa a funcionar melhor. Além disto, as fibras da linhaça absorvem água durante o processo de digestão. Isto contribui para a eliminação mais eficiente de gorduras e toxinas do corpo. O resultado é que a sua ingestão combate a sensação de inchaço no corpo.

A inclusão da linhaça na dieta não garante sozinha a perda de peso, já que ela não é capaz de anular as gorduras ingeridas em outros alimentos. Mas somada a uma alimentação saudável e um regime de exercícios adequado, ajuda bastante a trazer resultados mais rápidos!

Para viver mais, e melhor

Riquíssima em ômega 3 e ômega 6, a semente de linhaça ajuda a controlar o colesterol e os triglicérides. Com isso, ela se torna um aliado no combate a doenças do coração e mesmo no controle de processos alérgicos e inflamatórios. Sem contar que, com sua ação sobre as gorduras e o colesterol ruim (LDL) ela evite a formação de placas nas artérias cardíacas. Estas placas quando se acumulam podem obstruir a passagem do sangue, levando ao aumento da pressão e até mesmo a ataques cardíacos.

Os ácidos graxos da linhaça -ômega 3 e 6- também desempenham uma série de outros benefícios no corpo. Dentre eles estão a estimulação da produção de compostos chamados prostaglandinas, que melhoram a circulação do sangue, diminuem a retenção de líquidos e ainda auxiliam no bom funcionamento dos rins e do sistema imunológico.

Benefícios extras para as mulheres

O ômega 3 presente na linhaça é importante durante a gravidez e lactação, pois é fundamental no desenvolvimento cerebral dos bebês. Entretanto, consulte um médico se você pretende começar absolutamente qualquer regime durante a gravidez! Seu médico lhe recomendará a dose adequada para manter a sua saúde e a do bebê.

A semente de linhaça é ainda uma fonte de lignana, que é um composto quimicamente similar ao estrógeno. Estudos indicam que a sua ingestão contribui para redução dos sintomas da tensão pré-menstrual (a infame TPM) e ainda atua na prevenção do câncer de mama. Para as mulheres que estão se aproximando da menopausa, a lignana serve como uma espécie de substituto ao estrógeno, que tem sua produção diminuida nesta fase da vida. Isto reduz os desconfortos associados à esta fase.

A linhaça é fácilmente encontrada no mercado, em sementes inteiras, trituradas, na forma de farinha, em cápsulas ou em óleo. Com tanta variedade, fica fácil encontrar uma maneira de integrá-la à sua alimentação de todo dia. Entretanto, a mais recomendada é a semente inteira ou triturada, já que ela não passa por nenhum processo que reduza seu valor nutricional. Não há nenhum problema em ingerir a semente pura, mas elas podem ser usadas para dar um toque especial em saladas, bolos, iogurtes e frutas.

Por quê devo consumir Linhaça?

Ainda não está convencido que deve colocar a linhaça na sua dieta? Confira abaixo uma matéria do Jornal Hoje falando dos benefícios da Linhaça:

Receitas com Linhaça – Como consumir Linhaça

4 receitas com linhaça

Como explicado no artigo ela é benéfica de diversas formas para o corpo humano e item indispensável no cardápio daqueles que desejam ter uma vida saudável, a semente de linhaça ajuda também na perda de peso e na redução de medidas, uma vez que diminui o apetite e estimula o trabalho intestinal.

Antes de começar a colocar a mão na massa, leia o artigo Qual tipo de linhaça escolher? Dourada ou marrom? e aprenda qual é o melhor tipo de linhaça para você. Acesse!

A seguir vamos ensinar você a fazer três receitas super práticas com linhaça, que quando combinadas com outros alimentos, como frutas e verduras, proporcionam ainda mais benefícios a nossa saúde. E lembre-se, para conseguir resultados é preciso consumir esse ingrediente todos os dias e manter uma rotina regular de exercícios físicos.

Modo de fazer:

  • Escolha uma fruta (abacaxi, melão, melancia, kiwi, pera, maçã, mamão, manga ou abacate) e bata uma fatia no liquidificador;
  • Adicione uma colher de sopa de aveia em flocos;
  • Coloque uma colher de sopa de semente de linhaça dourada (veja receita abaixo);
  • Acrescente dois cubinhos de couve (veja modo de preparo abaixo). E se ainda quiser, acrescente raspas de gengibre ao suco.

Preparo da linhaça:

Na noite anterior, deixe uma colher de sopa de linhaça descansando em ½ copo (200 ml) de água na geladeira. Pela manhã, acrescente-a ao suco.

“Gelo de couve”

Também na noite anterior, coloque um maço de couve com 250 ml de água no liquidificador e bata. Ponha o líquido em formas de gelo e congele.

Fonte: Corpo a Corpo – UOL

Ingredientes:

  • Quatro colheres de sopa de leite em pó;
  • Duas colheres de sopa de mel;
  • Duas colheres de sobremesa de farinha de aveia;
  • 250 ml de água;
  • Duas bananas, de preferência nanicas;
  • Uma colher de sopa de sementes de linhaça.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes num liquidificador e está pronto para consumir. Se quiser, acrescente cubos de gelo durante o preparo ou coloque para gelar.
Esta receita rende uma porção e tem 93 calorias.

Fonte: Revista Viva Saúde

Ingredientes:

  • Quatro colheres de sopa de linhaça;
  • 300 ml de água;
  • Três ovos;
  • Quatro colheres de sopa de leite em pó;
  • Um pacote de mistura para bolo (baunilha ou chocolate).

Modo de preparo

Na noite anterior, deixe a linhaça descansando em meio copo de água, por pelo menos 8 horas. Bata a linhaça com água no liquidificador, o leite em pó e os ovos. Coloque essa mistura na batedeira e acrescente os demais ingredientes. E leve ao forno para finalizar durante o tempo indicado na embalagem da mistura para bolo, que, em alguns casos, pode pedir o acréscimo de margarina.

Fonte: Sustentável – www.maisvidamenoslixo.com.br

Ingredientes:

  • Uma xícara de arroz, de preferência integral;
  • Quatro colheres de sopa de linhaça;
  • Uma cebola média;
  • Duas xícaras de água; e
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave o arroz e coloque para escorrer. Misture o arroz, a linhaça, a cebola e água em uma panela. Sem tampa, coloque essa mistura em fogo médio. No caso do arroz integral, devido a necessidade de cozinhar por mais tempo, coloque mais água na panela.

Fonte: Tudo Gostoso

Caso queira conhecer outro alimento que faz super bem para a saúde, leia o nosso artigo sobre Goji Berry.

E você? Já faz uso da semente de linhaça? Compartilha suas receitas e dicas conosco, nos comentários!

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