10 Benefícios da Linhaça para Saúde e Como Consumir

O equilíbrio do corpo pode ser obtido por meio de uma boa alimentação, usufruindo de diversas possibilidades que possam contribuir para o seu funcionamento e qualidade de vida, obtendo todos os benefícios da linhaça para a saúde e como consumir.

Esta semente é ideal para quem apresenta problemas intestinais como prisão de ventre, agregar ao regularizar o funcionamento do corpo e também proporcionar diversas outras vantagens como prevenção de doenças diversas, controle de glicemia, auxílio no processo de emagrecimento e melhora na visão.

Confira todos os seus benefícios e os métodos de consumo da linhaça para melhor adequação à sua rotina.

Quais são os benefícios da linhaça para a saúde e como consumi-la?

A linhaça é uma semente amplamente conhecida e recomendada pelos nutricionistas por conta dos vários benefícios proporcionados ao funcionamento do corpo e organismo, fornecendo alta quantidade de fibras, vitaminas, minerais e principalmente substâncias que atuam como potentes antioxidantes e antiinflamatórios.

O seu consumo é bastante reconhecido por pessoas que possuem problemas com prisão de ventre, porém os seus benefícios e efeitos podem estender-se para outras funções e vantagens.

É possível escolher seu consumo em diversas formas, como a própria semente ou a farinha, sendo as mais tradicionais, além de buscar pelas cores dourada ou marrom, encontradas tradicionalmente em lojas de produtos naturais ou zonas cerealistas e com um sabor mínimo que praticamente não afeta o paladar quando combinado à outros alimentos,

Conheça os benefícios da farinha de linhaça e quais as melhores formas de consumi-la de acordo com suas preferências e paladar.

1. Contribui para o funcionamento intestinal

Contribui para o funcionamento intestinal

Principalmente para as pessoas que sofrem com problemas de prisão de ventre, a linhaça é um dos grãos mais indicados para o consumo e inclusão na alimentação, pois o mesmo apresenta uma alta quantidade de fibras insolúveis que aumentam o bolo fecal e estimulam o funcionamento natural do intestino.

Este é um dos benefícios da semente de linhaça, preferindo este formato para consumo ao buscar pelo bom funcionamento intestinal.

2. Preserva a saúde da visão

Os benefícios oculares também são proporcionados pela semente de linhaça, pois a mesma conta com altas quantidades de luteína e zeaxantina em sua composição, estes que são potentes antioxidantes que, além de efeitos antiinflamatórios, oferecem a segurança à retina contra os raios solares e emitidos por dispositivos eletrônicos.

Com o consumo da linhaça para obter benefícios à visão, é possível prevenir doenças como catarata e retinopatia diabética.

3. Ideal para os diabéticos

Ideal para os diabéticos

A linhaça é um alimento que pode ser consumido pelos diabéticos que desejam apostar em uma alimentação saudável e que possam contribuir e controlar os problemas com picos de glicemia, fornecendo maior equilíbrio e qualidade de vida.

A sua composição rica em fibras permite reduzir a velocidade de absorção dos açúcares ingeridos pela corrente sanguínea, disponibilizando a glicose de maneira mais controlada e gradativa, sem que haja picos prejudiciais aos pacientes, prevenindo e auxiliando no tratamento da diabetes.

Além desta substância, os ácidos graxos benéficos como ômega 3 e 6 também estão presentes na linhaça, atuando como potentes antioxidantes para evitar a ação de radicais livres e anti-inflamatórios, auxiliando no funcionamento do hormônio da insulina para o equilíbrio da glicemia.

4. Diminui o colesterol

Diminui o colesterol

Quem busca quais benefícios da linhaça para o controle de alguns marcadores sanguíneos, o colesterol LDL, considerado o maléfico, também pode ser reduzido com o consumo e inclusão da linhaça na alimentação.

A redução nos níveis de colesterol ocorre por meio das fibras que controlam a absorção das gorduras e também atuam no funcionamento do fígado para a produção interna do colesterol, minimizando a quantidade de triglicerídeos no corpo.

5. Reduz sintomas de ansiedade e depressão

Reduz sintomas de ansiedade e depressão

Doenças psicológicas têm sido as mais comumente encontradas atualmente em pessoas de diversas idades e gêneros e a alimentação é um fator que pode ser aliado ao combate de sintomas relacionados e promover qualidade de vida e autoestima.

A linhaça conta com triptofano, um componente que é o produtor de serotonina no organismo, hormônio responsável pela sensação de alegria e bem-estar, reduzindo os sintomas de apreensão e tristeza.

6. Previne a osteoporose

Problemas nos ossos são muito comuns quando os indivíduos atingem determinada idade e os mesmos passam a ficar enfraquecidos e frágeis, assim o consumo de linhaça pode ser feito de maneira preventiva para evitar o aparecimento e desenvolvimento da doença.

A semente de linhaça apresenta ótimas quantidades de fósforo, cálcio e magnésio, permitindo contribuir para o atingimento dos níveis diários recomendados de ingestão destes minerais, que participam do crescimento, formação e manutenção óssea do indivíduo.

Com as altas quantidades de potássio presentes, é possível elevar o pH do organismo e evitar que haja o desperdício de cálcio pelas necessidades fisiológicas e também combater a osteoporose por este fator.

7. Auxilia no emagrecimento

Auxilia no emagrecimento

Além das questões de saúde propriamente ditas, a linhaça também exerce um ótimo poder para as pessoas que estão em busca de uma aparência satisfatória e desejam perder alguns quilos na balança.

Tanto para a saúde, quanto para a estética, a linhaça pode ser inclusa em uma rotina alimentar que visa o emagrecimento, pois sua semente apresenta alta quantidade de fibras que prolongam a sensação de saciedade e evitam que haja o consumo de calorias em excesso, até mesmo auxiliando as pessoas que têm o costume de beliscar algumas besteiras em pequenos lanches durante o dia.

8. Ajuda na prevenção ao câncer

Ajuda na prevenção ao câncer

As fibras presentes na linhaça também são ótimas opções para aqueles que desejam prevenir doenças degenerativas como o câncer, tornando-se um potente antiinflamatório e mantendo a flora intestinal regularizada e evitando o aparecimento do câncer de intestino.

Com as quantidades de ácidos graxos encontrada no alimento, assim como a zeaxantina e a luteína que também impactam nesta função, os antioxidantes evitam que haja a rápida multiplicação de células afetadas pelo câncer, combatendo a oxidação.

9. Previne o Alzheimer

Ainda tratando-se de doenças degenerativas, a linhaça também é um potente aliado para a prevenção do Alzheimer, contribuindo principalmente para a saúde cerebral e garantindo melhor funcionamento da estrutura.

A quantidade de ômega 3 presente na semente é a principal responsável por este efeito, sendo um potente antioxidante e anti-inflamatório que colabora para o estímulo à memória e otimiza o raciocínio, evitando a degeneração dos neurônios e, consequentemente, prevenindo o Alzheimer principalmente em públicos mais idosos.

10. Evita doenças cardiovasculares

Evita doenças cardiovasculares

Novamente a semente de linhaça é a mais indicada para este tipo de prevenção e tratamento às doenças cardiovasculares, isso porque conta com ácidos graxos em sua composição, além do selênio e da vitamina E, todos estes atuando como antioxidantes no organismo.

Com a ação destes compostos, é possível minimizar as inflamações, reduzir problemas de pressão alta, evitar infartos e o aparecimento de diversas doenças cardiovasculares que iniciam por situações arteriais.

Como consumir a linhaça?

Além de conhecer todos os benefícios que podem ser adquiridos com a inclusão da linhaça em uma rotina alimentar, é essencial observar as diversas receitas e tipos de inclusão deste grão para uma alimentação mais saudável.

Confira algumas possibilidades de incluir a linhaça em sua rotina alimentar, sendo possível utilizar a semente ou farinha, tanto dourada, quanto marrom:

  • Adicionada ao arroz;
  • Adicionada em iogurtes;
  • Adicionada em sucos;
  • Temperando saladas;
  • Bolo funcional de maçã com linhaça;
  • Pão de linhaça low carb;
  • Com frutas (como mamão, melão, uva, kiw, morango, banana);
  • Biscoito de linhaça e farinha de coco ou aveia;
  • Panqueca;
  • Farofa;
  • Tapioca.

Conclusão

São diversos benefícios que podem ser obtidos com o consumo de linhaça, adequando a sua ingestão na alimentação para o equilíbrio e consciência, obtendo todas as vantagens destacadas em boas quantidades para agregar fibras, vitaminas e minerais à sua alimentação.

São diversas receitas e preparos que podem ser efetuados com o uso da linhaça, buscando por aquele que mais agrada o paladar e condiz com os objetivos estéticos ou funcionais desejados.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo e conte para nós como você consome linhaça!

autora beatriz crinha

Atleta e Publicitária, adora escrever e aprender sobre qualquer assunto e assim segue aprendendo e somando ao seu universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *