Alimentação Saudável

Conheça os benefícios da cenoura

cenoura

A cenoura é conhecida como um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, um poderoso antioxidante e anticancerígeno responsável pela cor alaranjada do vegetal.

O ácido lipóico presente nela auxilia na revitalização do rosto e, de quebra, ajuda a turbinar o bronzeado. Ao combater os radicais livres, ela evita o aparecimento precoce das rugas, manchas e o ressecamento da pele.

Não é à toa que ela é fundamental para proporcionar uma corzinha mais natural e prolongada no verão e ainda é famosa em receitas como o irresistível bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Hum…

Mas os benefícios da cenoura vão muito além de uma pele bonita e guloseimas que fazem sucesso entre pessoas de todas as idades. Para começar, esse legume é fonte de fibras e minerais (potássio, fósforo, sódio e cálcio), além de vitaminas C, B2 e B3.

A cenoura é uma provitamina A, ou seja, é precursora dessa vitamina no nosso organismo. E auxilia no desempenho dos receptores da retina, colaborando com a visão.

O betacaroteno encontrado nela também é responsável pela saúde das mucosas do nariz, garganta, boca e intestino. E o melhor: bastam 100 gramas de cenoura por dia (de preferência crua) para suprir as necessidades diárias de vitamina A.

Veja mais razões para consumir cenoura com regularidade

cenouraEstá sempre resfriado ou com algum outro problema decorrente de uma imunidade baixa? Aposte na cenoura para elevar as defesas do corpo e combater as infecções.

Além disso, ela reduz as chances de derrames em mulheres e sua fibra solúvel colabora na redução do colesterol no sangue.

E olha que maravilha: a cenoura é pobre em calorias, rica em água, fibras e não contém gorduras. Veja abaixo as informações nutricionais (e considerações) sobre 100 gramas desse vegetal:

  • Vitamina A (933 mcg) e Carotenóides (56000 mg) – Componentes antioxidantes importantes para proteger as células e melhorar o bronzeado.
  • Proteínas (0,6 g) – Mesmo não sendo grande fonte proteínas, possui alguns aminoácidos, essenciais à formação dos músculos.
  • Gorduras (0 g) – Ótimo alimento para quem tem colesterol alto.
  • Fibras (2,6 g) – Ajuda a combater a prisão de ventre e o colesterol ruim.
  • Energia (19 calorias) – Excelente para ser usada em dietas de perda de peso.
  • Carboidratos (4,4 g) – Vegetal com baixo índice glicêmico, pode ser consumido por diabéticos, especialmente quando cru.
  • Água (92 g) – Alimento indicado para combater a retenção de líquidos e auxiliar na hidratação da pele.

Benefícios da cenoura crua para a saúde bucal e os cabelos

Pensa que acabou? Não! Ao morder a cenoura crua, ela raspa a placa bacteriana e ajuda a retirar pequenas partículas de alimentos, colaborando, assim, no fortalecimento da saúde dos dentes e boca.

As gengivas também ganham com isso, pois são estimuladas, promovendo mais salivação que, sendo alcalina, equilibra as bactérias presentes na região bucal e protege os dentes das cáries. Sensacional!

Já para os cabelos, a cenoura ajuda a deixá-los mais fortes, hidratados e brilhantes, por causa dos carotenóides e da vitamina A. Resultados que ficam ainda melhores se você aplicar óleo ou máscara de cenoura diretamente nas madeixas.

Gostou? Então, vamos rever aqui o que aprendemos sobre a cenoura e conhecer outras vantagens dela:

  • Auxilia nos processos de crescimento
  • Combate gases
  • Equilibra o funcionamento das glândulas
  • Estimula o sistema imunológico
  • Fonte de cálcio, magnésio e ferro
  • Fonte de vitaminas A, B e C
  • Fortalece os dentes e ossos
  • Hidrata pele e cabelos
  • Melhora a visão noturna
  • Previne infecções urinárias, reumatismo e úlceras
  • Protege contra o envelhecimento
  • Regula o equilíbrio ácido do organismo

Deixe seu corpo mais saudável e bonito aproveitando as propriedades da cenoura diariamente.

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