Alimentação Saudável

Benefícios do açaí: você sabe quais são?

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Ele é sucesso entre os adeptos da boa forma, sendo consumido antes da malhação para aumentar a disposição ou depois do treino, como forma de recuperar as energias. É o açaí, fruta tipicamente brasileira e de enorme valor econômico para o país.

Essa frutinha do açaizeiro cresce nas florestas tropicais da Amazônia do Brasil. Além de carboidratos, oferece ainda fibras, proteínas, lipídios e boas quantidades de vitaminas C, E, B1 e B2.

Ferro, cálcio e fósforo também são encontrados no açaí, que traz diversos benefícios à saúde. Veja quais são:

  • Prevenção do Câncer – o açaí contém antocianinas, antioxidantes que, segundo pesquisas, podem ter efeito preventivo importante sobre a doença.

E outra: ele traz um tipo de gordura essencial, o ácido oleico, que atua de três formas contra o câncer: atrasa o surgimento de tumores, bloqueia os genes que causam a doença e faz as células cancerígenas de se autodestruírem.

  • Redução do colesterol – essas mesmas antocianinas estão associadas à diminuição dos níveis de colesterol. É o que revela estudo publicado na revista Nutrição.

De acordo com ele, ratos alimentados com dietas ricas em gordura juntamente com a polpa do açaí apresentaram redução de colesterol total e LDL quando comparados aos animais que receberam a mesma dieta, mas sem o fruto.

  • Coração saudável – como consequência da redução do colesterol, está a saúde cardíaca. Tudo porque o suco de açaí protege as artérias do endurecimento (aterosclerose). É o que mostra estudo divulgado em junho de 2011 da revista Atherosclerosis.

E mais: a gordura presente no açaí é parecida com a do azeite de oliva, isto é, faz bem a todo o sistema cardiovascular.

  • Ajuda ao sistema imunológico – antioxidantes e altos níveis de vitamina C auxiliam na manutenção da imunidade.
  • Anti-inflamatório – resultados promissores em pesquisas indicam que o açaí contribui com a redução de sintomas entre os pacientes com enfermidades provocadas por inflamação crônica, doenças autoimunes e asma.
  • Antienvelhecimento – flavonoides e antocianinas presentes no fruto auxiliam na proteção das células, reduzindo sua degeneração e proporcionando um corpo mais saudável e jovem.
  • Proteção contra o Alzheimer – a fruta possui substâncias que deixam o cérebro alerta por mais tempo, além de resguardar o órgão de danos que podem evoluir para um quadro de Alzheimer.

Açaí: aproveite seus benefícios sem excessos

Não restam dúvidas de que essa frutinha roxa traz muitas vantagens ao nosso organismo, e ainda é versátil, podendo ser usada em sucos, geleias, sorvetes, com cereais ou pura, entre outras opções deliciosas.

Na Amazônia, por exemplo, a forma tradicional é o açaí gelado com farinha de tapioca ou mandioca. Tem ainda o pirão da fruta, consumido com peixe assado.

Em média, 100 g de açaí oferece 65 calorias, ou seja, o mesmo que 100 g maçã e menos que 100 g de banana (105 calorias). Porém, a adição de ingredientes como açúcar, xarope de guaraná, granola e banana torna o produto bastante calórico.

Portanto, é bom ficar atento, pois esse fruto do açaizeiro pode comprometer o peso corporal. Tanto é que pessoas sedentárias devem evitar o conhecido açaí na tigela.

O açaí transmite a Doença de Chagas?

Se for o fruto que passa pela pasteurização adequada, com tratamento térmico correto, a resposta é não. Dessa forma, o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença, é eliminado. E, normalmente, é esse tipo industrializado que é consumido nas grandes cidades.

Agora, o açaí higienizado precariamente possui o risco de transmitir a enfermidade. Então, evite consumir o alimento que não esteja dentro dos padrões de fabricação recomendados.

Faça uma boa escolha, saboreie o açaí com moderação e aproveite os seus benefícios com tranquilidade – e saúde!

Até a próxima!

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