Exercícios e Musculação

Zumba Fitness: alto-astral, saúde e boa forma

zumba-fitness

zumba-fitnessNão precisa ser especialista ou fazer pesquisa para saber que um dos grandes desafios para manter a motivação e a frequência na academia é driblar a rotina de certas atividades.

Se você já tentou de tudo para ficar em forma, sempre perde o estímulo depois de alguns meses de malhação, mas adora dançar, a Zumba Fitness é perfeita para você!

Prepare-se para soltar as curvas de forma descontraída – e ainda emagrecer – com essa união empolgante de bailado e ginástica que vem ganhando adeptos no mundo todo.

A Zumba Fitness utiliza movimentos aeróbicos e ritmos latinos como a salsa, o mambo e o merengue. E olha que beleza: em 1 hora de aula é possível queimar até mil calorias, além de melhorar o condicionamento cardiovascular e o tônus corporal.

Essa modalidade foi criada pelo personal trainer e coreógrafo colombiano Beto Perez há mais de 10 anos. Mas ganhou força recentemente depois que celebridades da música passaram a divulgar a Zumba.

Democrática, essa técnica pode ser praticada por pessoas de todas as idades, da criança à vovó, mesmo que não tenham um preparo físico de primeira.

Também não há diferença entre iniciantes e avançados, e os movimentos, apesar de diversos, são repetidos e fáceis de acompanhar. Sem contar que os instrutores dançam com a turma para auxiliar e animar ainda mais a aula.

Dá uma olhadinha de como é a Zumba na prática:

Tem suas semelhanças com a Bokwa Fitness, mas o conceito é bem diferente.

Como emagrecer com a Zumba Fitness

A Zumba é uma forma sensual e agradável de ativar o corpo inteiro (principalmente pernas e bumbum) e enxugar o shape. Suas coreografias promovem um estimulante trabalho aeróbico e incluem, ainda, hip hop, pop, rap, bhangra, flamenco, dança do ventre e dança africana.

As músicas mudam a cada quatro minutos, provocando o aumento da frequência cardíaca e a variação da força dos movimentos. Tudo isso sem pausa!

Primeiro, é feito um aquecimento e, em seguida, os exercícios aeróbicos e os passos de dança propriamente ditos. A perda de calorias é acentuada por treinos intervalados e de total resistência.

Se a meta principal é perder peso, o ideal é fazer Zumba Fitness de 2 a 3 vezes por semana. Em média, com três meses de prática é possível notar os resultados da atividade. O emagrecimento depende ainda do preparo físico do aluno e da intensidade com a qual a aula é feita.

Zumba Fitness: mais razões para melhorar a saúde dançando

Com o sucesso da Zumba Fitness original, foram surgindo outras opções de práticas, para públicos segmentados. É o caso da Zumba Gold, direcionada aos idosos ativos, servindo como forma de interação e motivação.

Já a Zumbatomic é perfeita para as crianças de 4 a 12 anos saírem do sofá e do computador; enquanto os que querem fortalecem ao máximo os músculos e esculpir o corpo podem aproveitar a Zumba Toning, que usa barras de tonificação.

Corpo e autoestima em dia com a Zumba Fitness

A Zumba Fitness é uma oportunidade e tanto para fazer novos amigos. E não tem problema se você errar os passos ou a coreografia não sair completa logo de cara. Aproveitar a energia, soltar o corpo sem medo e curtir é o mais importante.

Com o tempo, o envolvente clima dos ritmos latinos vai dar um up na sua autoestima, coordenação motora, percepção espacial, equilíbrio e agilidade. Bom demais, não é mesmo?

E, então, está cansado dos exercícios tradicionais ou quer apimentar seu treino experimentando uma aula divertida e com alto gasto calórico? Vista uma roupa confortável, esqueça a timidez e dance!

Deixe-se contagiar pelos sons caribenhos e, no embalo da salsa e merengue, com muito remelexo, você nem vai ver o tempo passar.

Veja também os artigos abaixo:

Comentário