Ganhar Massa Muscular Suplementos Alimentares

Whey Protein: antes ou depois da atividade física?

whey protein scoop

Whey Protein ou Proteína do Soro do Leite é um suplemento com alto grau de pureza, capaz de ser absorvida rapidamente pelo organismo. É muito usado por possuir pequenas concentrações de gordura e alta taxa de aminoácidos, tanto essenciais quanto de cadeia ramificada. Entre outras, possui funções anabólicas, antimicrobianas, antivirais, anti-hipertensivas e estimulantes ao sistema imunológico.

Seu uso é uma forma reconhecida e eficaz para favorecer os ganhos de massa muscular magra. Além de poder ser usado para ajudar na perda de peso. É muito indicado também para pessoas que tem dietas muito restritivas como vegetarianos veganos. Para essas, ele pode ser um ótimo meio de suprir a necessidade de proteína para o organismo.

Nessa página queremos esclarecer de uma vez por todas como tomar o suplemento whey protein. Vamos lá:

O momento ideal de consumo deve ser avaliado com base no tipo de proteína ingerida, no resultado desejado e na forma de consumo. Uma combinação que deve ser testada e avaliada para cada pessoa e para cada tipo de treino. Vamos ver como tomar!

Como tomar whey isolado?

O Whey Protein Isolado é um tipo de proteína extremamente potente para a construção de tecido muscular. É recomendado principalmente para dietas restritivas, cetogênicas ou que visem a perda de peso. Seu consumo pode ser feito no café da manhã ou após o treino.

Como tomar whey concentrado?

O Whey Concentrado possui uma maior quantidade de carboidratos, e pode ser utilizado por qualquer pessoa, independentemente do objetivo.

Seu consumo geralmente é efetuado em três casos:

  • Café da manhã: para a quebra do jejum, pode ser interessante utilizar uma proteína rica como essa.
  • Pós treino: junto a uma outra fonte de carboidrato, é uma forma de tomar para aumentar o anabolismo.
  • Pré treino: Após passar muito tempo sem ingerir proteína, é interessante tomar whey protein cerca de uma hora antes do treino.

Os tipos de proteína e como tomar

O whey protein é encontrado no mercado em três tipos: isolado, concentrado e hidrolisado.

Ainda que em alguns produtos haja mistura de tipos, há algum que está em maior maior concentração.

  • Proteína Isolada: apesar de ter um preço geralmente maior, é nessa forma que sua eficácia é maior. Tem um alto valor biológico e sua digestão é incrivelmente rápida. É recomendado para quem tem interesse de ingerir ao acordar pela manhã. Mas pode ser usada antes ou depois do treino.
  • Proteína Concentrada: apesar de necessitar de um tempo maior para absorção, não tem pior qualidade ou menor eficiência, apenas não tem um valor biológico tão alto quanto a Isolada. Sua principal vantagem é ter um custo benefício é melhor, pois custa cerca de 50% e proporciona resultados similares.
  • Proteína Hidrolisada: preparados a partir dos outros tipos de proteína, esse novo tipo tem uma a absorção ainda mais rápida que as outras. Contudo, usá-lo torna primeiramente necessária a escolha entre proteína concentrada ou isolada. Afinal, é com base no tipo inicial que ela será então hidrolisada.

Para saber mais sobre proteínas, recomendo que leia o nosso artigo “O guia completo sobre proteínas“.

As formas de consumo

whey protein scoop

Scoop de Whey Protein

Outro fator que influencia na escolha é o jeito que a proteína é tomada, se com água ou leite. Isso altera a forma como o Whey Protein se comporta.

Com leite: geralmente torna a ingestão mais saborosa, porém faz com que sua absorção seja mais lenta. É mais recomendado para quem prefere consumir a proteína antes do treino, ao acordar ou antes de dormir.

Com água: apesar de não deixar a bebida tão saborosa, facilita a absorção da proteína pelo organismo. É mais recomendado para quem escolhe usar depois do treino.

Mas então, em que momento ingerir?

Tomar WheyRecentemente, a American Journal of Physiology divulgou estudo sobre o uso de Whey Protein durante exercícios de resistência física. Um grupo de pessoas recebeu 20 gramas do suplemento antes dos exercícios. Outro grupo recebeu a mesma quantidade imediatamente após as atividades físicas.

A resposta anabólica (equilíbrio da proteína muscular) aumentou em ambos os grupos, tanto com ingestão pré ou pós exercícios. E, apesar de algumas pessoas tiverem obtido uma resposta significantemente maior ao ingerirem antes dos treinos, a média de resposta foi similar.

Ou seja, seja antes ou depois do treino, a pesquisa constatou que a Proteína do Soro do leite gera resultado positivo para a construção de músculos.

Os pesquisadores sugeriram que o melhor momento para ingestão de Whey Protein é de 30 a 45 minutos antes dos exercícios. Mas a conclusão da pesquisa é que o consumo deve ser em ambos os momentos, antes e depois, para maximizar a síntese proteica e o balanço proteico.

Antes E depois da atividade física

Avaliando que há ações positivas tanto antes quanto depois dos exercícios, sugere-se como ideal tomar o Whey Protein em ambas as ocasiões. Pois além de aumentar suas reservas de proteínas para a geração de músculos, minimizará o catabolismo muscular (quando há uma degradação da massa muscular corpórea) durante o treinamento, pelo consumo de aminoácidos antes do treino. Assim, é possível obter todos os benefícios que a proteína trás para seu corpo.

O maior problema nesse caso é o seu mal uso. Muita proteína antes, ingerida de forma inadequada e com pouco tempo para ser absorvida pelo organismo não trariam o resultado esperado. Isso acontece, por exemplo, com quem toma quantidades elevadas de proteína pouco antes do treino e ainda mistura ela com leite. O leite faz com que a sua absorção seja mais lenta, necessitando que seja ingerida com mais antecedência.

Outra questão importante é que o custo do produto não é baixo. Usá-lo antes e depois irá aumentar sua necessidade de investimento para custear seus treinos. Assim, pode-se buscar outras formas adequadas e que ainda gerarão ótimos benefícios para seus objetivos.

Antes OU depois da atividade física

tomandoOutros estudos científicos sugeriram que a ingestão antes do treino favorece o ganho de massa muscular. Apesar de alguns sinalizarem que o uso pré-exerícios pode favorecer o acumulo de gordura.

Se a proteína for consumida antes, é importante aguardar em torno de 45 minutos antes de dos exercícios começarem. É importante tomar cuidado para não se alimentar demais antes dos treinos. Isso pode gerar desconforto e mal aproveitamento dos benefícios da atividade física.

Por outro lado, algumas pesquisas salientam que usá-lo após o exercício seria o mais adequado, pois é quando acontece com mais intensidade o fortalecimento muscular.

Se consumida após, pode ser ingerida imediatamente ao finalizar o treino, ainda que geralmente se recomende um espaço de 30 minutos antes de seu consumo. Nesse caso, é importante que alguma fonte de carboidrato que seja capaz de atuar na reposição do glicogênio seja incluída na mistura. Assim as proteínas serão direcionadas apenas para a reparação muscular.

Por fim, a combinação mais adequada é difícil de prever. Vai depender de sua dieta, biotipo, tipo de treino, seus horários e diversas outras condições. O acompanhamento de um profissional especializado somado a testes de usos e avaliação de resultados são certamente a melhor indicação para encontrar a melhor opção.

Como Comprar Whey Protein sem Gastar Muito

Há duas formas de comprar Whey protein de qualidade, por um preço justo:

1) Importar do Exterior: Comprando do exterior você pagará bem menos do que aqui no Brasil, porém, pode demorar até 30 dias para chegar. O seu treino não pode esperar. Clique aqui e saiba mais.

2) Comprar na Natue: É uma das lojas mais confiáveis do Brasil quando o assunto é suplemento alimentar e alimentos naturais. Clique aqui e compre Whey pelo menor preço do Brasil.

E você, já usa o whey protein? Toma antes ou depois do treinos? Compartilhe suas experiências conosco, nos comentários!

12 Comentários

  • Olá, eu treino a bastante tempo já e sempre tomei o whey no pós treino, como ele é isolado eu não uso nenhuma fonte de carboidrato. Só depois de 1 hora que eu faço uma refeição com sólido que inclui carboidrato. Faço acompanhamento com médico agora, e ele me disse para tomar 3 doses do meu whey logo após o treino. Gostaria de saber se isso faz sentido, pois não sei se a partir de um limite o corpo passa a dispensar o excesso de proteína.
    Poderia me tirar essa duvida ?

    Tenho 1.83 e peso 88kg

  • o HP NO6 Black pode ser misturado com creatinina antes do treino 15-30 minutos antes do treino

    Tb pode mistura WHAY com glutamina qual eo tempo apos o treio de 15-30 minutos

  • Hoje eu tomei pela manha uns 20 minutos antes do treino e senti tonturas durante o treino. O que isso pode significar ??

    • Oi Fabio, tudo bom?

      Cara, você precisa ficar atendo à sua alimentação. Não adianta apenas tomar Whey e pronto, você precisa se alimentar direito.

      De qualquer forma, recomendamos que vá ao médico.

  • Bom dia,

    Comecei meu treino faz dois meses e gostaria de saber se é muito cedo para começar a fazer uso do whey, pois tava lendo vossa publicação e pelo que entendi ele vai-me ajudar tanto na recuperação muscular como na minha dieta. Outra duvida, tomando uma dose com leite 30 minutos antes do treino e uma dose com água logo após o treino seria recomendado ou apenas uma depois seria suficiente, no caso se pudesse começar a tomar já

  • Tomo o whey Isolado, e me indicaram tomar meia hora antes do treino, minha intenção é o aumento da massa muscular, tenho 53 kilos , quantas gramas tenho que consumir do Whey por dia? e qual o melhor horário?
    Obrigada

  • Hola Boa tarde já treino há 1 ano e só agora resolvi comprar suplementos alimentar, eu tomo 1 como de 300ml de whey misturados ao leite pós treino o correto seria com água e tomar pré treino e pós treino?

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