Alimentação Saudável

Você já conhece as flores comestíveis?

flor-comestivel-hibisco

Além de serem ótimos presentes e embelezarem ambientes e a natureza, as flores também podem compor deliciosos pratos. Elas trazem beleza para a apresentação, benefícios para o organismo e sabores suaves para as refeições. Podem acompanhar saladas quando servidas ao natural e algumas fazem ótimas combinações refrescantes com legumes, peixes e frutas. Mas não vá ao seu jardim procurar qualquer flor para incrementar seu cardápio! Há espécies que não são próprias para o consumo. Por esse motivo vamos apresentar as flores comestíveis para dar um toque especial nas suas refeições e surpreender seus convidados!

Calêndula

flor-calendula

Muitas pessoas utilizam a calêndula para se beneficiar das suas propriedades medicinais anti-inflamatórias e em tratamentos de dermatites. Além disso, ela ajuda a regular o ciclo menstrual, alivia dores musculares e ajuda no processo de desintoxicação do organismo.

Para consumi-la, a dica é fazer um patê de ricota e adicionar as pétalas das calêndulas. Além disso, elas caem bem em sopas, arroz e sobremesas.

Hibisco

flor-comestivel-hibisco

O chá feito com a flor de hibisco é muito popular entre as pessoas que querem emagrecer por ser um anti-oxidante natural e diurético. Além do chá, você pode degustar várias receitas saborosas se beneficiando das suas propriedades medicinais de auxílio com problemas respiratórios, gastrite e resfriados.

Experimente essa deliciosa receita de mousse de hibisco:

Ingredientes

1/4 de xícara de flores de hibisco desidratadas
Pétalas de mini rosa comestível para decorar
1 envelope de gelatina em pó branca, sem sabor
3/4 de xícara de creme de leite fresco
3 claras
2 xícaras de água fervente
1/2 xícara de açúcar

Modo de preparo

Coloque o hibisco junto com a água em uma tigela, tampe-a e deixe a mistura descansar por 20 minutos. Após esse período, coe a mistura e adicione 3 colheres de sopa de açúcar. Deixe esfriar. Dissolva a gelatina em uma tigela menor, seguindo as instruções da embalagem. Misture com a infusão de hibisco e coloque para gelar por 40 minutos, mexendo de vez em quando. Bata as claras com o açúcar que sobrou em uma batedeira por aproximadamente 3 minutos. O creme de leite precisa ser batido em outra tigela, até atingir picos firmes. Misture o merengue de claras com o creme de leite, adicionando a gelatina de hibisco (reservando metade de uma xícara). Separe oito taças para distribuir a gelatina reservada, colocando a mousse por cima. São necessárias três horas para gelar e na hora de servir você decora a sobremesa com pétalas de mini rosas.

Capuchinha

capuchinha

Essa flor tem uso recorrente no tratamento de doenças respiratórias (como sinusites e bronquites), além de auxiliar no processo de recuperação de gripes. Infecções urinárias também são combatidas com o consumo da capuchinha em forma de chá por infusão.

Cai bem em saladas e em pratos orientais. Quer aprender a fazer uma receita rápida com a capuchinha? Você vai precisar de 8 pétalas de capuchinha e 45g de robalo cortado em tiras finas. O preparo é muito simples: basta intercalar as fatias de robalo e das pétalas de capucinha em fileiras. Enrole-as de modo que uma flor seja formada e seu prato está pronto para servir!

Amor Perfeito

Flor-de-amor-perfeito

O amor perfeito possui propriedades cicatrizantes, diuréticas, anti-inflamatórias, expectorantes, laxantes e estimulantes. O chá pode ser consumido para aliviar dores de cabeça e tratamento de acne. Pode ser utilizada em azeites, saladas, sopas, molhos e bebidas. Além disso, seu sabor é adocicado e suave nas pétalas e a flor inteira proporciona um sabor ligeiramente ácido.

Aprenda a fazer a receita de molho de pera com amor perfeito!

Ingredientes

10 amores perfeitos
2 peras portuguesas em tiras finas
5 colheres de sopa de azeite de oliva
1 xícara de chá de vinho branco
1 colher de sopa de pimenta rosa
Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o azeite de oliva junto com as peras em uma panela, fritando cuidadosamente até que as peras fiquem douradas. Em seguida, adicione o vinho, cozinhando até que o volume diminua até a metade. Abaixe o fogo e acrescente as pimentas, cozinhando por aproximadamente mais dois minutos. Tempere com o sal, retire do fogo, coloque em uma molheira e despeje os amores perfeitos por cima.

Pétalas de rosa

Além de simbolizarem o romantismo, as rosas possuem propriedades benéficas para o organismo quando suas pétalas são consumidas. É popular o consumo de chá de rosas para aliviar as inflamações na garganta. O azeite de rosas é conhecido por proporcionar benefícios para a pele. A rosa de cor branca é utilizada para fazer chás que ajudam em casos de inflamações uterinas e renais.

petalas-de-rosa

Quer aprender a fazer uma geléia de rosas? Separe 2 colheres de água de rosas, 250 ml de água, 200g de pétalas de rosas comestíveis, meio limão espremido, 1 colher de sopa de semente de anis estrelado e 300g de açúcar.

Para prepará-la, retire as pétalas de rosas, amassando-as junto com as sementes de anis estrelado. Depois, bata-os em um processador com metade do açúcar que foi separado. Coloque essa mistura em uma panela, adicionando os outros ingredientes. Use fogo médio, mexendo durante 30 minutos e retire a espuma se for preciso.

Ainda quente, transfira a geleia para um recipiente com tampa hermética, conservando-a em ambiente fresco até o momento de consumo.
Jasmim

Muito conhecida por ser uma flor que ajuda no tratamento da depressão. Seu chá também é muito utilizado nos tratamentos relativos ao sistema reprodutor feminino.
Os chineses utilizam essa flor com frequência na culinária, principalmente do seu arroz. Aprenda uma receita bem rápida e fácil de arroz com jasmim e leite de coco.

Ingredientes

1 xícara de chá de arroz de jasmim
1/4 de xícara de chá de leite de coco
¼ de xícara de chá de água
Sal a gosto
Uma folha de louro

Modo de Preparo

Separe uma panela para despejar todos os os ingredientes. Leve ao fogo alto e mexa até ferver. Quando começar a ferver, você deve reduzir o fogo para médio, tampando a panela e abrindo apenas quando o líquido for totalmente absorvido. Pronto, é só desligar quando a água evaporar e serví-lo.

Você pode encontrar flores comestíveis em supermercados de alto padrão, que disponibilizam algumas delas em bandejas de isopor ou embalagens de polietileno a vácuo. Para melhor conservação, deixe-as em um refrigerador para que elas não percam a vistosidade.

Que tal superar seus amigos e família com uma receita com flores hoje mesmo? Já tem uma receita favorita? Conte qual é, nos comentários!

Comentário