Alimentação Saudável

Vitamina C: Como encontrá-la e quais as vantagens

Vitamina C

Desde pequenos ouvimos de nossos pais que devemos comer verduras, legumes, frutas, não
exagerar nos refrigerantes e salgados. O que, à primeira vista, parece uma recomendação
inocente para crianças, revela um conhecimento passado de geração em geração: a
importância da boa alimentação.

Verduras e legumes são fontes ricas de vitaminas e antioxidantes, nutrientes essenciais para a
saúde. Em especial, as vitaminas são compostos orgânicos que auxiliam o funcionamento
normal do metabolismo. Atualmente é reconhecido que nosso corpo precisa de 13 vitaminas
diferentes, sendo capaz de produzir apenas uma, a vitamina D. Ou seja, todas as outras 12
vitaminas precisam, obrigatoriamente, ser obtidas através da dieta alimentar.

Entre essas vitaminas, a mais popular é a vitamina C, ou ácido ascórbico. A principal função
dessa vitamina é hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos tendões,
ossos, dentes e paredes de vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo
usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes.

A vitamina C na dieta humana

Além de auxiliar na hidroxilação do colágeno, favorencendo ossos, dentes e tendões, a vitamina
C possui outras vantagens para o corpo humano: ajuda a resistir à doenças do coração, previne
gripes, fraqueza muscular e infecções. Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular.
Estimula glândulas e protege os vasos sanguíneos. Alguns estudos afirmam, também, que a
vitamina C é um importante suplemento em pacientes com câncer.

A ausência de vitamina C pode causar escorbuto, cujos sintomas são hemorragias, dores nas
articulações, feridas que não cicatrizam e desestabilização dos dentes.

A dose diária de vitamina recomendada varia de acordo com o sexo e com a idade. Crianças e
adolescentes devem consumir em torno de 45 a 75 mg, enquanto adultos podem consumir até
90 mg. Basicamente, uma laranja e meia por dia. Pesquisas também recomendam que
fumantes devem acrescentar 35 mg de vitamina C a mais na sua dieta.

Fontes de vitamina C

O ácido ascórbico (vitamina C) é muito instável, reagindo com o oxigênio, com a luz e até
mesmo com a água. Por este motivo que frutas e sucos devem ser consumidos na hora.
Estima­-se que, em uma hora, quase toda a vitamina C de uma laranja descascada tenha
reagido e desaparecido.

Mas não é apenas na laranja que encontra­se uma rica fonte de vitamina C. Na verdade, esse
credo é mais uma lenda do que uma verdade científica. Entre os alimentos que mais possuem
vitamina C na sua composição estão acerola e as pimentas vermelhas e verdes. Para cada 100
gramas de pimentas vermelhas, há 243 mg de vitamina C, ou 400% da dose diária
recomendada para um adulto.

Em seguida aparecem as goiabas e ervas como tomilho e salsa. Depois, couve e mostarda e
então brócolis, couve­flor, kiwi, mamão e só após estão as laranjas, que possuem a mesma
concentração de vitamina C que os morangos.

Uma das frutas que mais possuem vitamina C é a Goji Berry, confira nosso post sobre ela.

Lembre-­se, apenas, que, ao cozinhar frutos e vegetais que são ricos em vitamina C pode­-se
destruir todo o ácido ascórbico. Por isso, é melhor ingerir fontes que não precisam ser
preparadas no fogão.

Suplementos de vitamina C

O corpo humano tem um limite diário de absorção de vitamina C. Mesmo que Linus Pauling,
cientista ganhador de dois prêmios Nobel, tenha indicado que devemos tomar 10 gramas de
vitamina diariamente, hoje a medicina não indica consumir mais de 100 mg sob pena de
aumentarmos o risco de pedras nos rins e impedir que o organismo fique mais resistente a
diabetes.

Dessa forma, mesmo que você tenha começado a malhar pesado para emagrecer e colocar a
saúde em dia, os médicos não recomendam altas doses de vitamina C. Caso você ainda queira
tomar algum tipo de suplemento, procure por aqueles com doses moderadas da vitamina.

A vitamina C é um poderoso antioxidante. Além disso, é ótima para curar ferimentos, manter
ossos e tendões fortes, aliviar o estresse e manter o sistema imunológico saudável. Também
contribui para reduzir dores e hematomas nos atletas de final de semana. Como é instável,
deve ser consumida através de frutas e sucos frescos. Porém, é fundamental não exagerar.
Como diz o ditado, a diferença entre o remédio e o veneno, é a dose.

Você já faz esse controle na sua alimentação? Quais são suas fontes favoritas de vitamina C?
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