Ganhar Massa Muscular Suplementos Alimentares

Tudo sobre Whey Protein

Primeiramente é importante entender o que é o Whey Protein: uma proteína com alto valor biológico proveniente do soro do leite e da caseína. A composição é de 20% whey protein e 80% caseína. O Whey é matéria-prima para construção muscular e também ajuda na manutenção da função imune já que contêm muitas imunoglobulinas e lactoferrinas. Por se tratar de uma proteína de alta qualidade ela é boa tanto para o ganho de massa quanto para o emagrecimento, porém o mais interessante neste tipo de suplemento é a sua rápida absorção.

whey protein

Em torno de 40 minutos atinge-se o pico de síntese química de aminoácidos (BCAA) e proteínas no sangue, ou seja, esta absorção é muito mais rápida do que se obtida pela ingestão de alimentos naturais, como frango e peixe, por exemplo.

Os principais benefícios do Whey Protein são: a preservação e o aumento da massa muscular, o aumento e a recuperação do músculo, o aceleramento do metabolismo, diminuição da gordura corporal, controle da inflamação, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, controle de apetite e a presença de antioxidantes.

Quem visa ter uma vida mais saudável, já deve saber que o principal não é só a prática de exercícios e sim a combinação destes com uma dieta balanceada. É ai que o Whey Protein entra em ação. Nem sempre conseguimos carregar conosco uma marmitinha saudável, mas o Whey,comprado em pote ou em saquinhos, diluído em um pouco em água já fica pronto para o consumo.

Os diferentes tipos de Whey Protein:

  • Concentrado
  • Hidrolisado
  • Isolado

O concentrado apresenta de 30 a 90% de proteínas, sendo o restante composto por gorduras e carboidratos. Sua digestão é mais lenta e por ter menor porcentagem de proteína ele é acrescido de muita gordura, colesterol e lactose. Por esta composição algumas pessoas podem ter dificuldade de digerir este tipo de Whey.

O hidrolisado é rápido e prático de digerir, pela quebra das cadeias de aminoácidos. Por usar muito leite, pode ter gordura e carboidrato em sua composição. Este Whey além de passar por filtragens ainda possui suas proteínas parcial ou totalmente hidrolisadas, resultando em tri/di-peptídeos ou aminoácidos livres. Dessa maneira, sua absorção acontece mais rapidamente, visto que alguns processos de digestão já foram realizados.

O isolado geralmente possui 90% de pura proteína, quase zero de gordura e lactose e é o que contém mais vitaminas e BCAA. Praticamente todas as outras substâncias que não são proteínas, são retiradas desse produto, como os carboidratos e os lipídios, por exemplo. Todavia, pode existir algum tipo de adição de flavorizantes e adoçantes, que podem acrescentar um pouco de carboidrato à composição.

Maneiras de usar cada Whey Protein

Whey Protein Concentrado: O WPC, por se tratar de uma proteína integral, pode ser consumido em qualquer hora do dia. Uma vantagem dele é que seu preço normalmente é mais baixo do que o dos outros tipos. Ele pode ser consumido no pós-treino, antes das refeições e ao acordar. Este tipo só não é recomendado às pessoas que sofrem de intolerância a lactose.

Whey Protein Hidrolisado: O WPH, como dito anteriormente, possui uma composição de tri/di-peptídeos e aminoácidos livres, por isso é uma boa opção se utilizado no pré-treino imediato e também no pós-treino, para facilitar a absorção de proteínas com o malto, que é o carboidrato usado neste período. Este tipo de Whey apresenta sabor mais fraco e textura cristalina, visto que passou por processo de hidrólise. Seu valor assemelha-se ao do Whey Isolado e ele não tem nenhum tipo de contra-indicação.

Whey Protein Isolado: O WPI é por muitos atletas considerado o melhor de todos os Whey, já que é o que possui a maior concentração proteica. O Whey Isolado é indicado para se consumir logo após os treinos de média e alta intensidade, ajudando a manter a massa magra. O isolado de Whey possui todas as vitaminas e minerais presentes no leite, além de conter todos os aminoácidos essenciais, não-essenciais e os condicionalmente essenciais. A sua desvantagem é que normalmente é o mais caro de todos.

O Whey é um ótimo suplemento e só não é recomendado para aqueles que não treinam, pois é jogar dinheiro fora. É importante salientar que Whey não engorda, e o máximo que pode acontecer se você não gastá-lo é ele ser eliminado do seu organismo.

Se você quer saber mais ainda sobre Whey Protein, confira o artigo “Whey Protein: Consumir no Pré-treino ou no Pós-treino?“. Caso seu foco seja ganhar massa muscular, não deixe de ver os 5 suplementos que você deve tomar!

Agora que você conheceu os tipos de Whey Protein é hora de escolher o melhor para atingir o objetivo que você pretende. Você já decidiu qual vai ser o que você irá utilizar?

1 Comentário

  • BOM DIA, DOU AULAS E TREINO A 19 ANOS, SOU MAGRA MEU COLESTEROL ESTÁ ALTO. mINHA PERGUNTA É ESPERO ABAIXAR O COLESTEROL E TOMO SOMENTE ALBUMINA E BCAA. OU POSSO TOMAR TAMBÉM WHEY PROTEN ISOLADO E QUAL ? OBRIGADA.

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