Alimentação Saudável

Tudo sobre: Quinoa

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Originário dos Andes e cultivada em países como Bolívia, Colômbia, Peru e Chile, a quinoa (ou quinua) é um dos grãos mais recomendados por médicos e nutricionistas, por ser um alimento que possui proteina de alto valor biológico. Além disso, é Indicado para substituir alimentos como trigo, soja e o arroz, uma vez que contêm aminoácidos, proteínas, vitaminas, cálcio, ferro, fibras, zinco e ácidos graxos essenciais aos seres humanos.

Principais benefícios

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Grande aliada dos atletas e praticantes de atividades físicas, a quinoa ajuda no fortalecimento, manutenção e recuperação muscular. Por ser rica em fibras, é uma ótima fonte de carboidratos, que também favorecer os exercícios, e contribui tanto para o controle dos níveis de colesterol e glicemia quanto para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Os benefícios não param por aí. Com este grão ainda é possível:

  • Prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão e osteoporose, fortalecendo os ossos devido do alto índice de cálcio presente em sua composição;
  • Obter importantes quantidades de Ômega-3, 6 e vitaminas do complexo B;
  • Auxiliar no funcionamento correto de nosso sistema nervoso para a síntese hormonal;
  • Melhorar o sistema imunológico;
  • Contribuir com o processo de cicatrização de ferimentos.

Quinoa emagrece?

Sim, a quinoa também pode ajudar na redução de peso. Suas fibras promovem a sensação de saciedade com maior rapidez evitando a ingestão excessiva de alimentos. Além disso, a quinoa contêm quantia considerável de triptofano, aminoácido responsável pela síntese da serotonina, o hormônio relacionado ao humor e ao bem-estar.

Como incluir a quinoa no cardápio

Com sabor bastante suave, a quinoa pode ser servida tanto como ingrediente de alimentos doces quanto salgados.Recomenda-se uma colher de sopa por dia de quinoa junto às refeições. Sua versão em farinha pode ser misturado a outros alimentos, no preparo de sucos ou vitaminas com leite, iogurte. Já em grãos, pode ser colocada em saladas, junto aos legumes cozidos, frutas.

Por não conter glúten, este produto pode ser consumido por qualquer pessoa sem contra-indicações. Porém, deve ser utilizada com moderação. Por ser um alimento altamente calórico o ideal de consumo para não causar desequilíbrio em seu cardápio são duas colheres por dia, com base em uma dieta de 2000 calorias,

Ideal para vegetarianos

Por ser rica em ferro, a quinoa é uma excelente forma de repor essa substância para os vegetarianos. Presente em grande quantidade nas carnes, considerada a melhor fonte de absorção deste composto quando comparados aos alimentos de origem vegetal. Uma vez que contêm mais ferro que o feijão, este grão pode ser um alimento alternativo. É sempre bom variar o tipo de alimentação, certo?!

A quinoa pode ser facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais. Em embalagens de meio quilo seus valores podem variar entre 11 e 18 reais que, numa dieta balanceada, representa em média 2 meses de consumo. Na Internet ou em livros especializados é fácil encontrar uma gama de receitas com este ingrediente.

Se você já experimentou este produto ou tem uma boa receita, deixe seu comentário e compartilhe sua experiência. Até a próxima!

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