Alimentação Saudável

Tudo sobre: Gengibre

gengibre

Originário do Oriente, de países como China e Índia, o gengibre é uma raiz com mais de 400 substâncias, boa parte delas benéficas ao corpo humano. Além do uso medicinal, esta especiaria é muito utilizada na gastronomia, e, inclusive, pode ajudar no emagrecimento. Este ingrediente também pode ser adicionado à bebida, para dar sabor, e em fragrâncias de perfumes.

gengibreO gengibre chegou aqui no Brasil logo após o descobrimento de nosso país e atualmente é cultivado no Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e algumas regiões de São Paulo, por conta das condições climáticas propícias e do solo mais adequado para seu plantio. E por aqui, o gengibre também é chamado de Mangarataia.

Enfim, o gengibre pode ser utilizado para diversas finalidades. A seguir vamos contar um pouco mais sobre elas e as funções terapêuticas desta raiz.

Modos de uso

Fresco, seco, em conserva ou cristalizado, o gengibre pode ser consumido em diversas formas e é ideal para curar dores de garganta, gripes e resfriados. Recomendado para após as refeições, misturado com limão, açúcar ou mel, cravo e canela, o chá de gengibre facilita a digestão, acelera o metabolismo, ajudando na queima de calorias, e evita a formação de gases.

Esse ingrediente fresco, sem pele e a casca, ou em conserva, normalmente, é utilizado no preparo de refeições. A versão seca serve para fazer compressas e aliviar dores e o cristalizado pode se transformar em confeitos, como balas e pastilhas para tratar problemas de garganta.

Uso contínuo

O gengibre é um daqueles alimentos que devem ser consumidos o ano inteiro, e pode ser combinado com diversas outras iguarias. Rico em canfeno, este elemento natural possui propriedades anti-inflamatórias, bactericidas, estimulantes, anestésicas, desintoxicantes e antissépticas.

O canfeno é extraído do gengibre na forma de óleo e, por ter característica anestésica, essa substância também tem uso externo, podendo ser utilizada em massagens, além ser muito útil para tratar dores reumáticas e no nervo ciático, por meio de compressas.

Este produto deve ser evitado por gestantes, por pessoas com problemas de úlceras estomacais, cardíacos e por aqueles com dificuldade de coagulação sanguínea, uma vez que pode causar hemorragias e sangramentos.

Benefícios do gengibre

Muito recomendado para problemas gastrointestinais, o gengibre inibe e ameniza enjoos, gases e náuseas provocadas pela quimioterapia. Este elemento natural também é poderoso contra cólicas menstruais, mau hálito e excelente contra a ressaca. Suas características anti-inflamatórias aliviam incômodos provocados pela artrite, por dores musculares, infecções respiratórias, tosse e bronquite.

Uma das substâncias presentes no gengibre, o gingerol, responsável pelo sabor picante, possui grande quantidade de antioxidantes e protege nosso organismo de fungos e bactérias. O gengibre também ajuda a eliminar toxinas, promove o consumo de líquidos e seu óleo pode ser utilizado para tratar queimaduras e irritações na pele.

O óleo proveniente desse vegetal pode ser utilizado para amenizar dores de ouvido em crianças. Basta molhar um algodão e colocar sobre o ponto dolorido. Mastigar um pedaço do caule ajuda no descongestionamento das vias respiratórias e tem ação expectorante.

Por conta de suas propriedades estimulantes, o gengibre é eficiente contra a disfunção erétil e auxilia em sua prolongação.

Gengibre emagrece?

Por ser um termogênico, essa raiz acelera o metabolismo humano e ajuda, sim, na perda de peso. O recomendado é adicionar de 2g a 4g em um copo e 200ml de água fervida.

Para potencializar os resultados, deve-se misturar ou acrescentar algum outro ingrediente metabolizador, como canela, couve ou linhaça.

Ele aumenta a temperatura corporal, fazendo com que nosso corpo queime mais calorias, podendo aumentar o gasto calórico em até 10%. Mas como existem contra indicações, procure um especialista antes de consumir esta receita ou qualquer outro termogênico!

Essas são apenas algumas dicas sobre a utilização do gengibre e seus benefícios. Se você leitor, tiver alguma outra ou alguma receita com esta iguaria, deixe seu comentário! Até breve.

Artigos Relacionados

No Quero Saúde nós temos uma série de artigos que se chama “Tudo Sobre” nós fazemos um artigo bem completo sobre determinado alimento ou suplemento. Confira abaixo sobre o que já publicamos:

4 Comentários

Comentário