Alimentação Saudável

Tribulus Terrestris: O fitoterápico para ganhar massa muscular

tribulus-terrestris

Todos aqueles que estão antenados com o universo das atividades físicas e substâncias que agem como suplementos já devem ter ouvido falar em Tribulus Terrestris. O produto consiste na retirada do extrato de uma planta com o mesmo nome, sendo um produto fitoterápico. Originária da Índia, a substância começou a ser utilizada na Europa desde a década de 70, quando estudos começaram a apontar os efeitos e propriedades do extrato, tais como efeitos tonificantes, estimulante físico e mental, melhora do apetite, aumento da massa muscular e de resistência física, tratamento para libido e melhoria no desempenho sexual.

Quando utilizado para fins sexuais, a erva age impulsionando a dilatação dos vasos do sistema genital, fazendo com que o organismo bombeie mais sangue para essa região, tornando o sistema mais ativo. Além disso, a Tribulus tem propriedades comprovadas no aumento da fertilidade, controle e tratamento da menopausa e tensão pré-menstrual. Contudo, é importante ressaltar que, para esse tipo de beneficio, o extrato eleva os níveis de testosterona nos homens e progesterona nas mulheres, o que pode fazer com que os índices hormonais sejam desregulados, provocando efeitos colaterais e reações adversas no organismo. Assim, ao passo em que aumenta as concentrações dos hormônios no corpo- podendo chegar a índices de 40% de elevação – o produto estimula a síntese da massa muscular, agindo como um potente suplemento para os praticantes de musculação.

Contudo, muito se questiona sobre o uso da erva e seus possíveis efeitos colaterais, mas, por se tratar de um produto natural, pode ser utilizada, desde que com acompanhamento de profissional experiente que possa controlar os níveis de ingestão, de modo a não interferir no organismo do indivíduo e causar possíveis efeitos adversos e inesperados.

Benefícios da Tribulus Terrestris

tribulus-terrestris

Além das propriedades já mencionadas, esta erva é um potente auxiliar no tratamento de doenças que costumam acometer os idosos, tais como: fraqueza muscular, artrite, artrose e fadiga crônica, ao agirem de forma estimulante aos músculos, tornando-os mais fortes e resistentes. Entretanto, adolescentes em fase de puberdade e grandes mudanças corporais não devem fazer o uso de tal substância, uma vez que a fase já propicia elevado aumento na produção dos hormônios corporais, podendo causar distúrbios e aumentar problemas da adolescência como as espinhas.

Em síntese, podemos listar os benefícios do uso do extrato de tribulus terrestres ao organismo da seguinte forma:

  • Potente auxiliar no tratamento de problemas relacionados ao apetite sexual, tais como queda na libido, baixa fertilidade, falta de ereção e desejo pela prática sexual;
  • Possui elementos que agem no organismo protegendo o fígado;
  • Nas mulheres, também auxilia em distúrbios e problemas relacionados ao sexo, estimulando o sistema reprodutor e aumentando a libido;
  • Pode agir como um potente regulador hormonal;
  • Aumenta os níveis hormonais sexuais de ambos os sexos;
  • Estimula o crescimento da hipófise- responsável por regular o funcionamento de diversas glândulas corporais e que age no crescimento;
  • Estimula o aumento da massa muscular, da resistência e força nos praticantes de atividade física;
  • Para as mulheres, é um potente melhorador dos sintomas causados pela menopausa e TPM.

Esse tipo de produto é encontrado a venda em casas de suplementação em formato de cápsulas. A dose varia de 750mg e 1500mg, dependendo das características físicas e da intensidade da pratica de atividade física. Para potencializar os resultados, as doses devem ser repartidas entre as refeições, em duas ou três doses.

Como usar a Tribulus Terrestris

A forma de usar a substância varia entre homens e mulheres, mas o importante é compreender que a mesma deve ser utilizada em ciclos, uma vez que não é produzida pelo organismo e em doses contínuas pode vir a deixar de fazer efeito. Para tanto, homens devem adotar o uso contínuo de dois meses, seguido de dois meses de pausa, enquanto as mulheres devem utilizar do quinto ao décimo quarto dia do ciclo menstrual, intercalando entre um mês sim e outro não.

Ademais, o produto têm propriedades benéficas ao organismo e que quando bem utilizado pode regular níveis de glicose e colesterol, prevenir e tratar doenças do trato urinário, reduzir a incidência de cálculos renais por ser um excelente diurético, prevenção de doenças cardiovasculares e reduzir a pressão arterial e estimular o bom funcionamento do fígado. Contudo, deve ser feito um acompanhamento com nutricionista para que a dosagem seja controlada, causando efeitos indesejáveis, tais como o aumento do crescimento de pelos, alterações na voz, dores abdominais, aumento de agressividade, oleosidade da pele, surgimento de espinhas e cravos, aumento das mamas e demais efeitos provocados pelos distúrbios hormonais.

No mais, não utilize o produto associado a nenhum outro diurético, pois isso pode desidratar o organismo. Procure marcas confiáveis e que ofereçam níveis de pureza e concentração do extrato capazes de proporcionar os efeitos esperados pelo uso da substância, bem como não administre qualquer tipo de erva ou substância que tenham propriedades de alteração corporal por conta própria.

Você já tomou a Tribulus Terrestris? Conte-nos a sua experiência!

1 Comentário

  • Eu tenho uma pergunta. Essa é a primeira semana que estou tomando o tribulus. E a minha pergunta é, ele pode trazer alteração na voz?

Comentário