Alimentação Saudável

6 super alimentos que você precisa conhecer

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Os alimentos benéficos para nossa saúde são muitos e de tipos variados. Porém, existe uma seleta lista de ingredientes classificada como “super”. Eles recebem este nome porque, de fato, estão acima dos demais, por terem quantidades superiores de vitaminas, nutrientes e proteínas e por colaborarem de diversas formas para a saúde de qualquer pessoa. E por serem naturais, apresentam poucas contraindicações, o que os permite ser consumidos por todos nós.

A seguir, vamos listar os cinco “superalimentos” mais recomendados. Estes são de fáceis de encontrar e não podem faltar em sua dieta, seja por conta de suas propriedades terapêuticas, por colaborar com a perda de peso ou por ajudarem na prevenção de doenças. Confira:

Quinoa

QuinoaCom alto valor nutricional, a quinoa contém diversos elementos essenciais para nosso organismo e vitais para a vida saudável. Esse grão é uma ótima fonte de proteínas, vitaminas E e B2, e minerais como zinco, ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Ela também é rica em ácidos graxos, como o Ômega-3 e 6, e tem grande quantidade de fibras em sua composição, o que ajuda na regulagem dos níveis de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. Além disso, esse produto natural tem quantia significante de triptofano, hormônio percursor da serotonina, o hormônio do bem-estar e que influencia diretamente em nosso humor. Leia mais sobre quinoa.

Maca Peruana

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Este alimento é benéfico tanto para a saúde física como a mental. A maca é muito semelhante ao rabanete e está diretamente ligada ao aumento da libido sexual e da fertilidade, uma vez que esse ingrediente é rico em zinco, mineral que colabora para o aumento dos níveis de testosterona, que por sua vez eleva a produção de sêmen. Já nas mulheres, o zinco diminui o índice de mortalidade dos embriões, melhorando a fecundação dos óvulos.

Mas as benesses da maca são ainda maiores. Consumida normalmente em forma de suco, ela contribui para retardar o envelhecimento, diminuir a fadiga e fortificar o corpo, aumentando o rendimento físico e mental. Ela também ajuda a diminuir o estresse e favorece a concentração e a memória, e por ser fonte de cálcio e magnésio, a maca é essencial para evitar doenças ósseas. Leia mais sobre Maca Peruana.

Linhaça Dourada

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Por se tratar de um produto orgânico, a semente de linhaça dourada é um alimento funcional extremamente valioso para a vida saudável, uma vez que é rica em ácidos graxos – Ômega-3 e 6 -, minerais, fibras e vitaminas, contribuindo para uma série de partes de nosso corpo.

Com grande quantidade de lignina em sua composição, a linhaça contribui para a prevenção do câncer de mama e dos efeitos da menopausa. Por ser bastante fibrosa, ela também ajuda a regular o intestino e os níveis de glicose e colesterol do sangue. Já seus ácidos graxos são importantes para combater doenças cardiovasculares e mentais, além de melhorar a memória e a concentração.

Geleia Real

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Rica em proteínas, gordura, açúcar, vitaminas A, B, C e E, e antioxidantes, a geleia real rejuvenesce, adia o envelhecimento e é excelente para a pele. Ela também é um excelente aliado do sistema imunológico e contra a depressão.

Porém, seu consumo diário deve ser moderado, não ultrapassando 1 g por dia.

Goji Berry

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Oriunda lá da Ásia, a goji berry é uma frutinha vermelha, rica em aminoácidos, vitaminas, antioxidantes, ácidos graxos e minerais. Um de seus principais benefícios é a grande concentração de vitamina C – 50 vezes maior que a presente em uma laranja. Mas ela também melhora o desempenho atlético e a qualidade do sono, ajuda na perda de peso, e combate a fadiga e o estresse.

Seus antioxidantes previnem uma série de doenças, como as cardíacas, do sistema neurológico, problemas de visão, cancerígenas, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e que retardam o envelhecimento. Já os ácidos graxos regulam os níveis de colesterol ruim (LDL) e seus aminoácidos favorecem a produção de proteínas, essenciais para o crescimento da musculatura e reduzir a flacidez.

Você pode fazer diversos tipos de receitas com Goji Berry, desde mingau a bolo. Os chás e sucos são os mais fáceis de fazer. O fato é que você pode consumir Goji de diversas formas.

Café Verde

Sim, café verde! Ele existe e tem vários benefícios para nós. Pra quem não conhece, ele é o café “comum” do nosso dia-a-dia, porém antes de ter passado pelo processo de torrefação.

O café verde foi uma grande descoberta! Em 2012 pesquisas mostraram que o extrato de café verde é um ótimo antioxidante, é termogênico e também é ótimo para controle da diabetes.

 

Esses são alguns dos “superalimentos” que estão na moda e certamente ajudarão a melhorar sua qualidade de vida por meio de uma dieta saudável. Se tiver outras dicas, compartilhe-as conosco e deixe seu comentário!

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