Alimentação Saudável Emagrecer

Quer emagrecer de vez? Você precisa conhecer a Reeducação Alimentar!

Educação alimentar

A vida moderna é estressante, e disso praticamente ninguém que viva em uma grande cidade consegue escapar. É o trânsito caótico, o transporte público de péssima qualidade, o estresse do trabalho e os péssimos hábitos alimentares.

Tudo compete para tornar nossa qualidade de vida cada vez mais baixa. E como consequência disso, nós adoecemos cada vez mais. E ficamos mais obesos também.

Pois é justamente aí que reside o ponto crucial da mudança para a vida da maior parte das pessoas: a alimentação.

Há formas de melhorar a sua alimentação? Como proceder de modo a estabelecer os parâmetros para iniciar minha reeducação alimentar? Há limites para ela?

Enfim, essas são todas perguntas que serão respondidas aqui, nas próximas linhas. Portanto, preste muita atenção, já que se você vive em uma cidade grande, é quase certo que você precisa reeducar sua alimentação.

Mudanças de hábito que podem fazer toda a diferença

Muitas vezes, quando olhamos para nossos hábitos alimentares e também para outros tipos de hábitos, quase sempre deixamos de notar o quão nocivos alguns deles podem ser para nossa saúde e para nossa qualidade de vida.

São pequenas mudanças que tornam o aparentemente impossível, possível. E isso é a mais pura verdade.

Procure observar seus hábitos, desde os mais sutis até os mais importantes, e tente identificar quais lhe fazem bem e quais não.

Alguns exemplos bem simples: comer enquanto assiste televisão, ir ao supermercado de estomago vazio, mastigar pouco os alimentos, comer rápido demais e etc.

Pois bem, esses são apenas alguns exemplos de pequenos hábitos que praticamente todo mundo já fez alguma vez, ou faz com certa regularidade.

E são esses hábitos que tornam vida pior e que competem para aumentar nosso peso, por exemplo.

Portanto, evite assistir televisão enquanto come, já que isso pode tornar mais difícil a sua percepção de quanto de comida você já ingeriu. E também levará o seu cérebro a associar a fome com a televisão, e toda vez que você se sentar para assistir TV, terá vontade de comer também.

Evite também ir ao supermercado de estomago vazio, já que isso fará com que você tenha compulsão por comprar alimentos que talvez não estivessem em sua lista de compras.

Procure também mastigar melhor os alimentos, já que desse modo, eles estarão mais preparados para o processo de digestão, o que acaba por melhorar também a absorção de gorduras pelo organismo.

Reeducação alimentar e suas consequências

As consequências de um processo bem sucedido de reeducação alimentar podem ser de diversas ordens. Há situações que competem para uma melhor qualidade de vida, especialmente no que diz respeito à redução de peso, por exemplo.

Nos dias atuais, nada perturba mais a humanidade do que a obesidade, que já atingiu status de epidemia em alguns países, incluindo o Brasil.

E por este motivo, a reeducação alimentar deve constar da agenda de praticamente todas as pessoas que vivem em grandes cidades, onde quase tudo atua para nos tornar pessoas com maus hábitos alimentares.

A reeducação alimentar precisa ser encarada como item essencial dentro da grade curricular das escolas, já que é desde cedo que os bons hábitos devem ser inseridos dentro de nossa realidade.

As consequências de um processo bem sucedido de reeducação alimentar são as seguintes: melhora de qualidade de vida como um todo, perda de peso, vida mais saudável, mais bom humor e por aí vai.

É tanto benefício que fica difícil fazer militância contrária, já que a reeducação alimentar é sem sombra de dúvidas um dos métodos mais eficientes e práticos de todos para quem busca redução de peso e melhoria na qualidade de vida.

Perseverança ajuda muito

Para quem pretende iniciar um processo de reeducação alimentar, vale lembrar que o desânimo muitas vezes pode bater à sua porta, mas para vencê-lo, é fundamental ter no espelho o seu referencial mais sincero.

Se o espelho mostrar que você está de fato diminuindo de peso e que suas formas estão ficando mais próximas das que você julgar como sendo formas ideais, tome isso como uma verdadeira dose de força e siga em frente, pois é evidente que o resultado está prestes a ser alcançado.

Portanto, para quem deseja iniciar esse processo, a palavra de ordem deverá ser perseverança, já que será com ela que você conseguirá se manter dentro de seu planejamento.

E lembre-se sempre de tomar cuidado para não quebrar a sua nova rotina, pois toda e qualquer mudança brusca no sentido dos velhos hábitos poderá colocar todo o processo de reeducação alimentar a perder, e isso não será positivo para o bom andamento e para os resultados.

Portanto, se você vive em uma cidade grande, onde tudo parece conspirar contra você, tente iniciar as mudanças pelo mais básico de tudo, a sua alimentação. Com isso, você verá que todo o resto poderá ser alterado, sempre para a melhor.

1 Comentário

  • Muito bom o artigo! Tão difícil quanto emagrecer é manter o resultado desse emagrecimento. É preciso manter o foco e a determinação, mudar completamento o estilo de vida. A reeducação alimentar é um passo importantíssimo nesse mudança.

Comentário