Alimentação Saudável Emagrecer

Tudo sobre: Quitosana

emagrecer-com-quitosana

Você pode encontrá-la em farmácias e lojas de suplementos alimentares em várias versões: cápsula, tablete e em pó. Muitos a veem como um ‘remédio milagroso’ na hora de perder aqueles quilinhos sempre tão indesejados, enquanto outros se mostram céticos aos seus efeitos. Mas afinal, do que se trata a quitosana?

A quitosana é uma fibra natural produzida através da quitina, que por sua vez é um polissacarídeo extraído do exoesqueleto de crustáceos como camarão, caranguejo e lagosta.

Ela tem sido considerada um trunfo para muitos que buscam diminuir o nível de colesterol no organismo, porém o que a faz mais popular é o seu efeito no auxílio na redução de peso.

quitosana

De que forma ela age no organismo?

Sendo uma das poucas fibras naturais solúveis em ácidos, inclusive sucos gástricos, a fibra da quitosana ao entrar em contato com líquidos estomacais se transforma em uma substância gelatinosa que age como uma esponja absorvendo as moléculas de gordura dos alimentos ingeridos. A quitosana estimula o trânsito intestinal e a gordura é eliminada pelo organismo sem que seja metabolizada.

Menos gordura absorvida pelo metabolismo, mais fácil fica para o corpo gastar energia e queimar as gorduras acumuladas no corpo, resultando na perda de peso.
No entanto a quitosana não é uma solução milagrosa que irá manter seu corpo enxuto só porque você a toma diária e religiosamente. Apesar de divulgada como um suplemento alimentar eficaz, de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a quitosana precisa ser associada a exercícios físicos e hábitos alimentares equilibrados.

Também segundo a ANVISA o produto à base de quitosana surte efeito na redução de peso e colesterol se conter pelo menos três gramas na forma de suplemento sólido ou um grama e meio se o for um suplemento líquido. A quitosana precisa ser ingerida antes das refeições e é necessário ingerir bastante líquidos durante o período em que você está tomando esse suplemento.

Por que ela é tão popular?

Diga-se de passagem, há mais pessoas por aí procurando emagrecer do que engordar e a popularidade da quitosana se origina principalmente por ser vista como um produto natural que emagrece. Em suma, ela é uma alternativa relativamente simples e fácil para pessoas que querem perder peso, desde que haja disciplina na dieta alimentar e forma de consumo do produto.

Porém, apesar de ser cada vez mais reafirmada por empresas que vendem o suplemento como um produto que funciona, a eficácia da quitosana ainda não foi comprovada por pesquisas e não se sabe ao certo quanto da redução de peso acontece como resultado de uma alimentação saudável ou por conta da ingestão do produto.

Veja os mitos e verdades sobre a quitosana

Contraindicações e desvantagens

Sim, ela pode causar efeitos colaterais. A quitosana é um produto à base de crustáceos e caso você seja alérgico a eles e a peixe é melhor manter uma boa distância. As reações alérgicas podem ser variadas como alterações na pele até reações mais agravantes como choque anafilático.

Mais do que reações alérgicas, há também estudos que apontam que a ingestão de quitosana por um longo período de tempo e em grandes doses pode modificar a flora intestinal contribuindo na proliferação de bactérias maléficas. Há também evidências de que a ingestão de quitosana pode, com o tempo, prejudicar a absorção de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Usada com moderação, e acompanhada por uma melhora nos hábitos de exercícios e de alimentação a quitosana é um bom aliado na perda de peso. Lembre-se de consultar seu médico antes de começar qualquer dieta!

Comentário