Emagrecer

Mitos e Verdades sobre a Quitosana

quitosana

Nos meses que precedem o verão o fluxo nas academias aumenta e as dietas mirabolantes surgem para deixar corpos sarados, emagrecer e elevar a confiança dos praticantes. Entretanto, muitas dessas receitas têm pouco ou nenhum efeito se não forem acompanhadas de atividades físicas regulares e da ingestão de poucas calorias.

Entre as tantas fórmulas e substâncias emagrecedoras, está a quitosana, uma fibra natural extraída do exoesqueleto, membrana que reveste o corpo defrutos do mar, como lagostas, camarões, siris e caranguejos, que auxilia no trânsito intestinal.

 

quitosanaChamada também de “esponja natural”, esse produto funciona como um bloqueador dentro do nosso corpo, impedindo que a gordura presente nos alimentos seja absorvida pelo organismo, sendo eliminada de forma rápida e eficaz.

Quitosana realmente emagrece?

Apontado como o mais famoso e mais poderoso emagrecedor, este produto é vendido em cápsulas e comprimidos. Seu uso deve ser recomendado e acompanhado por um especialista – médica ou nutricionista – para garantir melhor eficiência de resultados, uma vez que a quantidade diária a ser consumida varia de pessoa para pessoa.

Todavia, não existem estudos comprobatórios que atestem a eficácia desse composto quando tomado sem estar atrelado a um regime hipocalórico ou atividades físicas, uma vez que seriam necessárias enormes quantidades para se obter um resultado considerável de emagrecimento sem nenhum tipo de complemento.

Entretanto, o que realmente se sabe é que esta substância age como um inibidor de apetite e promove a sensação de saciedade mais rapidamente e por maior tempo, fazendo com que o indivíduo ingira menos comida durante as refeições e coma menos no decorrer do dia.

Quitosana em CápsulasEste remédio também é um dos mais comercializados no Brasil e nos Estados Unidos, pois sua venda é liberada sem receita médica, o que torna sua aquisição mais fácil. Contudo, nem todos são aptos a consumir este medicamento. Consumidores alérgicos ou com intolerância a crustáceos ou a frutos do mar não devem utilizá-lo. Grávidas e mulheres em fase de amamentação também devem evitar o consumo.

Segundo diversos relatos, quitosana emagrece para pessoas que controlam um pouco a alimentação. Nesse caso sim, Quitosana serve para emagrecer.

Aprovado pelo FDA – órgão americano que regulamenta o uso de medicamentos e alimentos – e pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esse produto é vendido por aqui em potes, tabletes, sachês e caixas de diversos tamanhos e quantidades. Além disso, para otimizar seu uso, existem sabores e combinações variadas.

Como funciona a Quitosana

Essa substância deve ser ingerida 30 minutos antes das refeições. Ela entra no organismo em forma de gel e “ataca” as células de gordura, abraçando-as. Dessa forma, nosso corpo não absorve as gorduras alimentares e as enzimas digestivas também não as atacam, sendo excretadas diretamente.

quitosana-em-pilula

Quimicamente, funciona assim: a quitosana apresenta fórmula de carga positiva por todo seu polímero de sua unidade, fazendo com que atraia moléculas carregadas de forma negativa, no caso, a gordura. Esse processo ocorre ainda no estômago.

Quando entram em contato, a quitosana envolve a gordura e a leva para o intestino. Em contato com um pH mais elevado (denominado básico), essa substância se solidifica, envolvendo ainda mais as células gordurosas, que são eliminadas, sem entrar no organismo, pelas fezes.

Mas esse medicamento possui limitações. A quitosana absorve somente oito vezes o seu peso, ou seja, para cada grama são absorvidas oito de gordura alimentares.

Dicas para um melhor resultado

Para um efeito mais eficiente e mais rápido, quem toma quitosana deve beber muita água: no mínimo dois litros por dia, para ajudar o intestino a funcionar melhor e eliminar a gordura com maior rapidez.

Algumas outras dicas são:

  • Considerar redução do consumo de carboidratos;
  • Iniciar a prática de algum exercício físico;
  • Consumir gorduras de boa qualidade;
  • Evitar comidas no estilo fast food.

Se você tomar o quitosana e colocar as dicas em prática, você com certeza colherá frutos incríveis na balança, perdendo gordura e ganhando maior qualidade de vida e disposição, pois uma coisa é certa, esse suplemento funciona!

Quer comprar quitosana? Clique Aqui!

Portanto, mito ou verdade?

Um pouco de cada. Como todos os outros emagrecedores disponíveis no mercado, a eficiência da utilização da quitosana com resultados satisfatórios, sem nenhuma outra medida saudável, é mediana.

mito quitosanaPorém, quando é utilizada, em quantidades prescritas corretamente, somada às atividades físicas constantes e alimentação saudável de baixas calorias, ela auxilia na perda de peso e os efeitos são rápidos e gratificantes, influenciando, inclusive, na diminuição do colesterol.

Apesar disso, diversos estudos mundiais em ratos de laboratório apontam essa substância como uma excelente arma para combater a obesidade mundial, ajudar no controle do colesterol e prevenir doenças cardiovasculares, como o infarto, em um futuro não muito distante.

Encontrei Quitosana com ótimos preços na Natue.

Se você se interessa por outros suplementos que podem lhe ajudar a perder peso, indicamos:

E você leitor ou leitora, já consumiu quitosana e tem algum relato positivo ou negativo desse produto? Se não, tem a intenção de experimentar ou faz uso de algum outro medicamento desse tipo? Compartilhe sua experiência conosco. Até a próxima!

25 Comentários

  • Bom dia,
    O carboidrato e o açucar em excesso não acabam virando gordura??? Essa gordura a quitosona não absorve?? Eh isso?
    Desde já agradeço

    • O açucar soh eh transformado em gordura qnd em excesso e isso acontece no fígado o q nao permite a ação da quitosana pois ela soh age no tubo digestivo

  • Boa noite,
    Estou com meu colesterol LDL alto a Quitosan ajuda a diminuir essa gordura?
    Att

    • Prezado Gilmar.

      Pena que só li seu comentário hoje (20/2/15), mas tenho um depoimento sobre a Quitosana que pode ajudá-lo/ ou a outras pessoas com o mesmo problema.

      Meu marido tomou Quitosana na época dos estudos na Universidade Federal do Ceará, (ainda não estava disponível em farmácias como hoje). Telefonamos para lá e nos enviaram. Os resultados foram excelentes!

      Ele estava com Colesterol e Triglicérides e Glicemia MUITO ALTOS (triglicérides chegou à 3.500!!!). Claro que ele ajudou com uma dieta mais saudável, não ingerindo produtos que podem aumentar os níveis de Colesterol e Triglicérides e Glicose.

      Após cerca de 1 mês, na consulta de retorno, os níveis haviam baixado tanto que a médica não acreditou. Excelente!!!

      Nos primeiros exames (pré tratamento) o Colesterol total estava em 693, Triglicérides 3.542 e Glicemia 336.

      Após 50 dias (com a dieta pobre em gorduras e açúcares, juntamente com a Quitosana) os resultados foram: Colesterol: 300, Triglicérides: 328 e Glicemia: 127.

      Ele continuou por mais algum tempo com este tratamento até os níveis voltarem ao normal. Ele ficou ótimo.!
      Se os níveis aumentam um pouco ele volta a tomar.

      Espero ter ajudado alguém! Boa sorte a todos!

  • Como saber que estou comprando uma quitosana PURA…de boa qualidade???
    Vcs tem alguma marca pra recomendar???
    Eu posso mandar manipular…e se sim…sabem informar as quantidades???
    Obrigada.

  • Beatriz, até o açúcar e o carboidrato, consumidos hoje por exemplo, serem convertidos em gordura o efeito da quitosana terá diminuído. Se essas duas fontes energéticas forem consumidas em excesso serão acumulados na forma de gordura e sim, a quitosana ajudará a absorver, porém será uma coisa a mais e isso pode vir a se acumular. Ela não é milagrosa, e sim uma ajuda.

  • Gilmar, o colesterol que a quitosana ajuda a diminuir é o ruim (LDL), ou seja, o mesmo que você diz estar alto.

  • Usei quitosana ha 8 anos e perdi 8 quilos em três meses.Agora estou tomando novamente pq estou chegando nos 30 e esta difícil perder sem uma ajudinha kkk.

    • Nossa que legal Bruna, além da quitosana , vc mudou a alimentação? Fez academia(detesto academia, se tiver outra dica agradecerei)?

    • Olá, Bruna!

      Deixei um Comentário como resposta ao de Gilmar (veja acima).

      Na época que meu marido, devido a altos índices de colesterol, triglicérides e glicose, fez um tratamento com Quitosana ele emagreceu 20Kg em em uns 3 meses.

      Deve-se lembrar que, além da Quitosana, ele evitava produtos ricos em gorduras e açúcares devido ao problema de saúde, mas estes quilos nunca mais voltaram.

      A grande ajuda que ele teve foi o medo de ir parar na UTI como os médicos prognosticaram. Eu já não tenho este “incentivo”…rsrsrs… mas que a Quitosana ajuda, ajuda.
      Abraços!

  • Já usei quitossana durante 60 dias , pra mim foi ótimo , junto com exercícios físicos perdi 11 kilos , o segredo e tomar muito água e exercício , vale pena , de preferência manipulado !!’

  • Estou tomando e já emagreci 4 quilos em 2 semanas, tomo 4 capsulas antes das pricipais refeiçoes, alem de me dar muita saciedade tinha prisão de ventre depois desse remedio intestino está funcionando direitinho. Não mudei muita coisa na alimentação não, apenas salada no almoço e o jantar e normal, sou um pouco preguiçosa rsrs.

    • Qual a marca VC tomou? Estou fazendo dieta e esteira más perco poucas gramas por semana.
      Me indica uma marca boa!

  • Comprei uma embalagem hj…. vou começar a tomar e fazer caminhadas. Na embalagem diz pra tomar 6 cápsulas por dia mas vou tomar 4, quero perder 5 quilos em um mês. ….Será q consigo assim? ???

  • Comecei tomo ha uma semana, estou me sentindo saciada passo o dia sem fome, perdi 1 k na primeira semana aliada com Corridas leves pela manha

  • Eu tomo em média, de 1 a 2 cápsulas por dia e realmente inibe o apetite. É indicado, como dito, beber bastante água.
    A quitosana sozinha não faz milagres, mas se for aliada com algumas atividades físicas e alimentação com calorias reduzida ela é um ótimo auxílio.
    O preço não é dos melhores, mas é acessível.

  • Comprei Redúbio Quitosana 500mg Tomo cápsulas 4/dia há um mês e emagreci 1,5kg com caminhadas , água e fibras na alimentação ( integrais)

  • Qual é a diferença entre essas Quitosana: Probiotica, plus, redufim 350, spirulim, 600 max????

  • Estou utilizando. Ajuda muito com auxilio na dieta. Quando fujo da dieta e como muita gordura, sai o óleo que passa direto pelo sistema digestivo com as fezes. Funciona muito bem.

  • Olá
    Eu não consumo mas gostaria de saber algo…
    Eu não faço nenhum tipo de exercício devido a um acidente que tive mas gostaria de perder 7 kg , a QUITOSANA pode me ajudar a perder ??

  • Olá
    Eu não faço nenhum tipo de exercício devido a um acidente que tive mas frequentava academia , devido ao acidente cheguei ni um peso q não me agrada , gostaria de perder 7 a 8 kg , gostaria de saber se o quitosana pode ajudar nisso sem eu poder fazer exercícios ??

Comentário