Gravidez

Primeiros Sintomas de Gravidez

sintomas-gravidez

A gravidez é considerado um momento mágico para a maioria das mulheres. A chance de gerar uma vida, carregar o seu filho por nove meses, acompanhar a sua evolução, esperar pela sua chegada e, posteriormente, testemunhar cada fase do seu crescimento.

A dádiva de engravidar é exclusiva das mulheres, mas, quais serão os primeiros sintomas de uma gravidez? Entre os mais clássicos como enjôo e atraso da menstruação, confira a seguir quais são os primeiros sinais que o corpo feminino mostra quando há uma criança a caminho:

  1. Tontura e sono

A tontura e o sono bastante fora do horário habitual são sinais de gravidez que acontecem em função da diminuição da pressão arterial, da queda da glicose na corrente sanguínea e também em decorrência da alimentação insuficiente por causa dos enjoos e dos vômitos, que são mais comuns nessa etapa da vida da mulher.

A mulher começa a manifestar esses sintomas já nas primeiras semanas de gestação, só que o sono e a tontura tendem a cair por volta da vigésima semana da gravidez.


  1. Dor de cabeça

As dores de cabeça também são um sinal bastante comum que uma criança está se desenvolvendo no útero feminino por causa das mudanças hormonais. Mas, esse sintoma tende a ser mais fraco, apesar de durar um período maior dos nove meses.


  1. Aversão a cheiros fortes

Normalmente, logo no começo da gravidez a mulher não consiga nem sentir o aroma de cheiros mais fortes, mesmo que sejam agradáveis, de um perfume. As mulheres podem enjoar dos seus próprios perfumes ou sentir aversão do aroma da colônia de seu companheiro.

Boa parte das gestantes chega até mesmo a vomitar depois de ter contato com um cheiro mais forte, como, por exemplo: o da gasolina, do cigarro ou ainda o cheiro de produtos de limpeza. E vale a pena a atenção com relação a esse sintoma, já que pode dar indícios já na segunda semana da gravidez.


  1. Mudanças de humor

No início da gestação, ainda na segunda semana, a mulher vai poder notar algumas mudanças no seu humor, sem nenhum motivo aparente. Normalmente, a grávida se emociona por ocasiões que não a fariam chorar antes da gravidez e esse sintoma poderá durar até o fim da gestação.


  1. Espinhas

As mudanças hormonais ainda podem resultar no aparecimento de cravos ou espinhas ainda no início da gravidez. A mulher pode reparar em uma aumento da oleosidade da sua pele, que pode ser administrada com a utilização de produtos de higiene pessoal apropriado para essa etapa.


  1. Exaustão física

Muita cansada. A mulher vai se cansar com muita facilidade ainda nos primeiros quinze dias de gravidez por causa das mudanças hormonais e da diminuição da quantia de açúcar na sua corrente sanguínea. Da mesma forma que sentirá sono nas horas impróprias, a mulher vai sofrer com a exaustão física. Mas, nada que não seja natural durante a gestação.


  1. Enjoos

O enjoo é o sintoma mais conhecido da gravidez. Normalmente, esse sinal ocorre logo de manhã cedo e começa a atormentar a vida da grávida depois da sexta semana de gravidez. Geralmente, esse sintoma tende a diminuir ao longo dos nove meses, mas, é algo que varia muito de mulher para mulher.

Há casos de gestantes que realmente sofrem com os enjoos e vômitos praticamente diários e precisam ser internadas para manter a gravidez em segurança e recuperar as forças.

Mas, essas são conseqüências naturais da gravidez, que podem ser mais sutis ou acentuadas, por isso, é essencial o acompanhamento médico durante todo o período de gestação para indicar o que deve ser feito para que a criança venha ao mundo com toda a segurança possível.

E depois da gravidez?

Muitas mulheres logo que dão a luz aos seus filhos sentem a preocupação em retornar a silhueta que tinham antes da gravidez.

Para que isso seja feito de maneira saudável e correta, o programa Mamãe Sarada foi desenvolvida pela personal trainer Gabriela Cangussú, que usou todos os exercícios físicos que dariam origem ao seu programa de treinamento para reconquistar a sua forma física impecável mesmo depois de ter dado a luz aos seus dois filhos. O programa dura dois meses e ajuda a mamãe a ter o seu corpo de volta.

Comentário