Diabetes

Prevenção do Diabetes: Guia Completo

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Há pouco tempo, foi divulgado um estudo, realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, que comprovou que o brasileiro não liga o esporte, os cuidados com a sua alimentação, o sedentarismo e os cuidados em geral com a saúde como uma maneira eficaz de evitar o surgimento da diabetes. Isso é algo muito grave, haja vista que o segredo para não desenvolver a doença é realmente a prevenção.

Normalmente, melhorar a sua dieta, administrar o peso e se transformar em uma pessoa mais atlética contribuem para evitar ou mesmo adiar o surgimento da diabetes em mais da metade das situações, o que prova que é vital importância os cuidados com costumes e o seu estilo de vida.

Se alimentar de maneira apropriada é fundamental para administrar e evitar essa doença. Elaborar um bom programa alimentar, feito a partir de instruções de um profissional da área da saúde é um ponto principal para prevenção e também do tratamento, compreendendo que muitos crêem que apenas cortando os doces e o todo o açúcar da sua dieta vão ter sucesso em controlar a enfermidade ou evitar qualquer problema mais sério.

Falando nisso, a dieta indicada para diabéticos precisa ser rica em nutrientes, com uma quantia razoável de fibras, conter poucas gorduras saturadas e hidrogenadas e moderada quantia de calorias. Essas dicas podem ser o ponto de partida para a dieta de qualquer um que tenha interesse em manter a sua saúde em dia.

Mudança de vida, mas, não tão grande assim

Se você está preocupado com a possibilidade de desenvolver a diabetes ou qualquer outra doença mais séria em função do seu sobrepeso ou mesmo de péssimos costumes de vida, saiba que vai ser precisa mudar algumas coisas, mas, não será necessário transformar a sua rotina. Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença. Confira algumas dicas para ter um estilo de vida mais saudável.

  1. Atividade física regular

atividades físicas no controle do diabetesA Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que existem mais de 300 milhões de obesos em todo o planeta. Por isso, a OMS já considera a obesidade como uma verdadeira pandemia que deve preocupar cidadãos e autoridades de todo o mundo.

E um item que faz toda a diferença é o sedentarismo. Sedentário é aquele individuo que não pratica nenhuma atividade física em sua rotina. Absolutamente nada. Só que para abandonar esse grupo de risco não apenas para a diabetes, também como para problemas cardíacos, basta realizar exercícios três vezes na semana por mais de 30 minutos. Apenas isso e você já pode ser considerada uma pessoa ativa.

Um problema que pode comprometer quem quer voltar a fazer exercícios é a dificuldade financeira ou mesmo de tempo para se inscrever em uma academia, aula ou mesmo clube. Por isso, é importante ressaltar que você pode fazer um exercício a qualquer momento e em qualquer lugar. Você não quer gastar dinheiro com isso? Então, pode encontrar diversas opções para entrar em forma sem sair de casa ou mesmo na sua vizinhança.

Você pode começar a caminhar ou pedalar na sua vizinhança, pode trocar o carro pela bicicleta algumas vezes durante a semana, pode preferir as escadas ao invés do elevador, pode fazer flexões diante da televisão, pode fazer polichinelos ou abdominais no conforto da sua casa, pode brincar de bola com seu filho ou encarar uma partida mais séria com seus amigos, enfim, pode realizar diversas atividades físicas dentro do seu tempo e das suas condições financeiras.

  1. Alimentação balanceada

A alimentação balanceada deveria ser uma prioridade na vida de praticamente todas as pessoas. Comer corretamente pode ser o ponto de partida para ter um corpo muito mais sadio. E você pode fazer isso sem grandes alterações no seu cardápio e sem um impacto negativo no seu bolso. O primeiro detalhe é se organizar e tornar as refeições fora de casa em exceção e não mais uma regra.

Basicamente, tente levar para seu serviço opções para lanches e almoços mais saudáveis, dê preferência para frutas, verduras e saladas nas principais refeições do seu dia, se alimente a cada três horas e leve sempre em consideração as sugestões de um profissional da área da saúde.

Esses também são alguns dos conceitos básicos do programa Diabetes Controlada, que orienta os pacientes a levar uma vida normal e controlar a doença de maneira natural e tranqüila.

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