Diabetes

Pré Diabetes tem cura?

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A diabetes tipo 2 é uma enfermidade perigosa e que pode se transformar em um problema para ser mantida sob controle. Ela pode ser a porta de entrada para doenças cardíacas e renais, perda da visão e diversos outros problemas de saúde.

Até que a cura para a diabetes tipo 2 seja descoberta, manter apropriado controle da glicose no sangue, realizar atividades físicas e tomar todos os remédios indicados diariamente é o melhor a ser feito.

Quem, de fato, corre perigo?

De acordo com estimativas, cerca de 12 dos brasileiros podem ter pré-diabetes e mais do que esse número podem estar correndo perigo. A pré-diabetes aparece quando as taxas de glicose na corrente sanguínea ou as taxas de hemoglobina A1c se apresentam acima do normal, o que não significa elevado o bastante para ser considerado diabético.

Mas, as pessoas com pré-diabetes já correm mais perigo de desenvolver complicações para o seu coração, entre outros.

Você tem mais chance de desenvolver a diabetes tipo 2, se apresentar os seguintes requisitos:

  1. Estar acima do peso;

  2. Realizar exercícios menos de três vezes por semana;

  3. Ter história familiar de diabetes;

  4. Ser de origem africana, latino-americano, indiano ou das Ilhas do Pacífico;

  5. Ter mais de 45 anos;

  6. Já ter tido diabetes gestacional;

  7. Ter pressão alta ou colesterol alto;

  8. Ter um histórico de doença cardíaca;

  9. Ter dado à luz a um bebê de 4 Kg ou maior;

  10. Apresentar histórico de algumas outras condições endócrinas, como a síndrome dos ovários policísticos.

Mudanças no estilo de vida para acabar com a pré diabetes

A boa notícia é que a pré-diabetes e a diabetes podem ser evitadas. Desta forma, pequenas alterações na sua rotina podem dar conta do recado. Um estudo apontou que uma diminuição de até 10% do seu peso corporal pode diminuir o perigo de diabetes em até 50%.

O grande segredo para evitar o problema é atingir um peso saudável e realizar exercícios frequentemente. A sacada para manter essa perda de peso é uma dieta saudável e exercícios todos os dias.

Exercícios físicos

Você pode fazer exercícios por até duas horas e meia durante a semana com uma intensidade moderada. No entanto, você deve sempre consultar o seu médico antes de iniciar a pratica de alguma modalidade esportiva. Mas, se você ficou muito tempo sem praticar nenhuma atividade física, saiba que isso não precisa acontecer de uma hora para outra. Você não precisa compensar todo o tempo perdido no primeiro dia de treino.

Confira algumas dicas para facilitar o seu treinamento físico

  • Realizar uma caminhada leve no caminho para o trabalho, durante o seu intervalo para o almoço ou logo após o jantar;

  • Realizar flexões, polichinelos e abdominais enquanto assiste televisão na sala de sua casa;

  • Jogar futebol com os seus amigos;

  • Levar o seu cachorro para passear e aproveitar para dar uma caminhada ou mesmo uma corrida;

  • Dar uma volta de bicicleta com o seu filho ou a sua esposa logo após o serviço;

  • Deixar o carro mais em casa e optar por caminhar para locais próximos da sua casa;

  • Correr no parque e ficar um pouco mais perto da natureza;

  • Voltar a praticar qualquer passatempo que acabou deixando para trás por causa da correria do seu dia-a-dia;

Alimentação saudável

A alimentação saudável é tão importante quanto o exercício físico para impedir a evolução da pré-diabetes até a diabetes. Então, confira algumas dicas:

  • Preste atenção no tamanho das suas porções de comida;

  • Não pule nenhuma refeição;

  • Alimente-se de três em três horas;

  • Não repita o prato no almoço ou no jantar;

  • Prepare o seu almoço em casa ao invés de ter que ir todos os dias a restaurante ou lanchonetes. Você economiza dinheiro e ainda mantém a sua saúde;

  • Procure comer fora apenas em dias especiais e faça com que as refeições em casa se transformem em um costume;

  • Sente-se para tomar café, lanchar, almoçar e jantar com tranqüilidade e mastigue bem os alimentos;

  • Dê preferência para os alimentos saudáveis, como legumes, verduras e saladas;

  • Evite comer os alimentos gordurosos e fritos;

Com essas dicas, provavelmente, você não vai se preocupar com a diabetes. Mas, caso a situação já tenha se agravado, a proposta do Programa Diabetes Controlada é excelente para quem deseja levar uma vida normal, apesar da diabetes.

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