Gravidez

Parto Natural: saiba tudo a respeito!

parto-normal

O parto natural é a forma mais normal para dar a luz, no entanto, diversas mulheres sentem medo da dor do parto. Porém, existem meio de ter um parto normal totalmente sem dor, por meio de anestesia epidural ou recorrendo a outros métodos não farmacológicos como um banho de imersão, andar, massagens e até mesmo a acupuntura.

o parto normal

Só que é muito importante que a mulher realize o seu pré-natal para que ela e o médico tenham certeza se há algo que possa evitar o parto natural, como alguma infecção ou mudança no bebê, por exemplo, só que estiver tudo certo com a mulher e o seu filho, não há nenhum problema em realizar o parto natural, basta somente permitir que a natureza faça o papel.

Benefícios do parto natural para a mamãe

Os benefícios de um parto natural para mãe contam com uma recuperação muito mais acelerada e um período de internação muito inferior. Enquanto que as mulheres que passam por uma operação cesariana necessitam de pelo menos quatro dias de internação no hospital, as que optaram pelo parto natural podem ser liberadas em até 72 horas. Confira outros benefícios do parto natural para a mãe:

Vale citar ainda que a cada parto natural, o tempo do trabalho de parto se torna menor. Geralmente, o primeiro trabalho de parto leva em média 12 horas, só que já na segunda gestação, esse período cai para seis horas. Sendo que há algumas grávidas que conseguem dar a luz em três horas ou até menos.

Benefícios do parto natural para a criança

Os benefícios do parto natural para o bebê incluem:

  1. Facilidade para respirar

Ao passar pelo canal da vaginal, o tórax é comprimido e isso acaba fazendo com que os líquidos do pulmão sejam eliminados de maneira mais simples.

  1. Ação durante o nascimento

A criança também leva vantagem nas mudanças hormonais que acontecem no organismo da mulher ao longo do trabalho de parto, fazendo com que o bebê fique mais ativo e responda mais rápido ao nascer. Os bebes que nascem por meio de parto natural quando ainda não tiveram o cordão umbilical rompido e são inseridos em cima da barriga mãe tem a capacidade de chegar até o peito para mamar sem necessitar do auxilio de ninguém.

  1. Sensíveis ao toque

No momento da passagem, o corpinho do neném recebe uma massagem, o que faz com que ele acorde para o toque e não ache estranho ser tocado pela equipe medica ao nascer.

  1. Mais tranquilidade

Ao nascer, a criança pode ser deixada sob o corpo da mãe, já que isso acalma a ambos e facilita a criação dos laços sentimentos. Após ser limpa e vestida, a criança pode ficar o tempo inteiro ao lado da mãe, caso os dois estiveram saudáveis e não necessitarem de observação medica.

Por mais que o parto natural não pode ser efetuado com uma data previamente agendada, o médico pode apontar o dia previsto para o nascimento, o que auxilia aos pais na preparação para receber a criança.

Voltando a forma física antiga

A mulher que opta por ter um parto natural também não vai nem pensar em recuperar a sua antiga forma física de outra maneira que não saudável e dentro do seu próprio ritmo. Por isso, uma boa alternativa é conhecer o programa Mamãe Sarada.

Por mais que esse seja o desejo de boa parte das mamães, a boa forma é conquista na base do esforço, dedicação e do bom senso. Após ser liberada pelo seu obstetra, você pode começar a dedicar 15 minutos do seu dia para uma sessão de exercício intensa que vai lhe conceder um excelente condicionamento em apenas dois meses.

Não existe um programa mais acessível e dinâmico que do esse. Todas as aulas do programa estão disponíveis na internet e você pode realizar os exercícios quando e no momento que for mais apropriado. Você não necessita de horário e nem de aula em academia.

Você pode fazer no conforto da sua casa, quando a criança está descansando ou sendo cuidada pelo seu companheiro. Tudo o que você precisa é de dedicação e acesso a internet.

Comentário