Alimentação Saudável Emagrecer

Para quê emagrecer?

Pra que emagrecer

Comer, além de ser necessário, é também prazeroso. O dilema começa quando a questão é “o quê comer”, considerando o estilo de vida que levamos. Basta marcar o início de uma rotina mais saudável para segunda-feira, e começam a surgir obstáculos: a falta de tempo para preparar comida menos calórica e ir para a academia, a chuva na hora de fazer a caminhada, a lasanha suculenta que prepararam para o almoço, o sofá confortável junto a preguiça, e enfim: “deixa para a próxima segunda”! Porém, o que chamamos de “obstáculos” podem ser apenas detalhes a serem incluídos em uma dieta, ou fatos adaptáveis a agenda de cada um. Na verdade, o que falta não é tempo, nem sol, nem a extinção da lasanha, e sim foco.

Por quê é tão difícil manter o foco em uma rotina saudável?

Todos nós possuímos dificuldade em manter o foco em atividades em que o resultado leva tempo para ser alcançado. Funcionamos melhor por resultados imediatos, por isso, a maioria das vezes preferimos o fast food a 2 horas de academia; isto é uma herança deixada pelos nossos ancestrais, segundo Gary Marcus, psicólogo da Universidade de Nova York em matéria da Superinteressante. Até perder a quantidade de peso desejado, leva tempo, é preciso manter o foco para conseguir.

Para quê esse foco em emagrecer?

Pra que emagrecer

A dieta acompanhada de exercícios físicos, é muito mais do que um controle estético. O controle do peso durante os anos pode ser amenizado, além de prevenir doenças. Além disso, o sobrepeso de hoje, pode ser a obesidade de amanhã. O excesso de peso quase sempre está atribuído a um alto teor de açúcar no sangue, falamos de síndrome metabólica, que é devida um risco maior de contrair doenças do coração e diabetes, devido a alimentação desregrada e sedentarismo. (Carta Capital, n°729).

O Limite do Tamanho do Abdômen

A gordura que mais incomoda é também a mais perigosa: aquelas do abdômen  Ainda mais maléfica que a gordura nos quadris, a gordura na barriga aumenta o risco de hipertensão arterial, e prejudica o fígado. O tamanho ideal da cintura, segundo a revista Women’s Health, é 80 cm para mulheres e 90cm para homens.

Então, é bom driblar a herança ancestral e evoluir para uma consciência mais focada, aproveitando suas consequências tanto no presente quanto no futuro, além de conferir as dicas e curiosidades do Quero Saúde. Afinal, para quê engordar?

Fontes: AbrilAbradilan

 

Comentário