Alimentação Saudável

[Dicas da Nutri] Qual o melhor sorvete? Conheça as Paletas Mexicanas

Captura de Tela 2014-12-02 às 17.43.48

Assista esse vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bkiewnlU4Mw

Estão disponíveis no mercado inúmeros tipos de sorvete que variam na sua composição de acordo com quantidade de gordura, proteínas, emulsificantes, açúcares, sabor, recheio… Por isso fique atento às suas escolhas.

Os picolés a base de fruta são a melhor pedida nesses dias quentes. Dentre as inúmeras opções, conferirmos de perto se as tão faladas paletas mexicanas são realmente artesanais e naturais.

Diferente dos picolés convencionais a base de fruta que possuem na sua composição xaropede glicose, corantes, aromatizantes e espessantes, as paletas mexicanas são compostas

basicamente de frutas, água e açúcar, sem aditivos e sem conservantes.

As opções são diversas (kiwi, manga, morango, tangerina, framboesa) sendo que o de manga é feito somente da fruta e a de goiabada tem 5,3g de fibras por picolé. Para saber mais sobre os produtos que está consumindo, sempre olhe as informações nutricionais. Lá você encontra os ingredientes (sempre do maior para o menor) e a sua composição nutricional (quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras, sódio, fibras).

Acompanhamos a produção do picolé Melancia Detox do Me Gusta aqui em São Paulo, que tem na sua composição suco verde (couve manteiga, maçã com casca, gengibre, limão, abacaxi)!

 

Na receita dessa paleta o ingrediente principal é a própria melancia com um toque de limão, que a deixa muito mais gostosa e refrescante.

A melancia é um alimento de baixo valor calórico, rico em água e sais, refrescante, diurético e fonte de licopeno. O licopeno é um potente antioxidante que quando consumido regularmente reduz os níveis de colesterol ruim, é fator protetor para alguns tipos de câncer como o de próstata e de doenças cardiovasculares. Associado ao suco verde, você vai consumir um produto com muitas vitaminas, antioxidantes e compostos protetores para a sua saúde. Uma ótima escolha!

Ainda não experimentou? Se você é da cidade de São Paulo, uma pedida são as paletas mexicanas do Me gusta.

Se você não é daqui ou quer surpreender os seus convidados com uma sobremesa muito saudável, faça a sua paleta em casa, é super fácil e o pessoal do Me Gusta nos deu a receita:

Paleta de Melancia Detox

Ingredientes:

  • Raspas de gengibre
  • 01 folha de couve
  • Hortelã a gosto
  • 04 fatias de melancia
  • 01 colher de sopa de açúcar (opcional)
  • Suco de 01 limão
  • Suco de 01 laranja

Modo de preparo

  1. Lave o gengibre, a couve e a hortelã.
  2. Bata a parte vermelha da melancia no liquidificador (com açúcar, se desejar) e adicione o suco de meio limão. Peneire e reserve na geladeira.
  3. Faça o suco verde. Bata o gengibre, o suco da laranja, a couve, a hortelã e o suco do limão.
  4. Coloque o suco da melancia (parte vermelha) nas forminhas de picolé, mas sem encher por completo. Caso não tenha forminhas, é possível improvisar com um copo de plástico. Coloque no freezer por aproximadamente 30 minutos, para que o picolé endureça um pouco e você possa colocar os palitos no centro. Volte ao freezer e deixe congelar.
  5. Retire do freezer e coloque uma fina camada de água. Congele novamente.
  6. Por fim, faça uma camada com o suco verde, para imitar a casca de uma melancia. Volte para o freezer e termine de congelar. Para retirar da forminha, coloque em um banho em água morna.

Dica: Coloque uma única semente de melancia na lateral de cada forminha e leve para congelar primeiro, e depois coloque o suco da melancia. Assim sua paleta vai ficar ainda mais charmosa.

Outra dica é fazer o seu geladinho em casa com suco de fruta batido e congelado. Troque a água mineral por água de coco, fica muito bom com uva verde, abacaxi, morango. Coloque cubinhos da fruta após bater o suco, também dá um toque especial ao seu geladinho.

Refresque-se nesse calor, com muito mais saúde para você!

Siga as nossas dicas e até a próxima.

Danielle Ikematsu – Nutricionista

Eat better, feel better, live better…

REFERÊNCIAS:

AFFONSO, C.V.; SONATI, J.G. Alimentos funcionais e seus benefícios à saúde das populações.

In: VILARTA, R.; GUTIERREZ, G.L.; CARVALHO, T.H.P.F; GONÇALVES, A (Org.). Qualidade de vida e novas tecnologias. Campinas: IPES editorial, 2007. P. 115-124. Disponível em:

<http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2009/09/livro-qualidade-de-vida- caitulo-terapia-manual-na-terceira-idade-e-disfuncao-atm.pdf#page=114>. Acesso 17 nov. 2014.

COSTA, P.R.F.; Monteiro, A.R.G. Benefícios dos antioxidantes na alimentação. Revista Saúde e Pesquisa, v. 2, n. 1, 2009. p. 87-90. Disponível em:

<http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/saudpesq/article/view/996/727> Acesso 17 nov. 2014.

SOUZA, F.F.; DIAS, R.C.S.; QUEIRÓZ, M.A. Capacidade de combinação de linhagens avançadas e cultivares comerciais de melancia. Horticultura Brasileira, v. 31, n.4, 2013. p. 595-601.

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hb/v31n4/14.pdf>. Acesso 17 nov. 2014. FAHEY, J.W. et al. Protection of humans by plant glucosinolates: efficiency of conversion of

glucosinolates to isothiocyanates by the gastrointestinal microflora. Cancer Prevention Research, v.5, n.4, 2012. p.603-611.

Me Gusta Picolés Artesanais. Tabela Nutricional. Disponível em:

<http://megustapicoles.com.br/tabela.pdf>. Acesso 17 nov. 2014.

Comentário