Alimentação Saudável

Ômega 3, você sabe para que serve e quais são seus benefícios?

omega 3 beneficios

Com tantas pessoas cada vez mais procurando métodos para melhorar a sua qualidade de vida, alguns estudos comprovaram que um dos métodos mais interessantes é o da ingestão de ômega 3 no organismo.

Com ele, muitas pessoas buscam melhorar o funcionamento e a saúde do organismo. Mas afinal de contas, o que é ômega 3? Para o que ele serve de fato? E onde encontrá-lo?

Essas são sem sombra de dúvidas, perguntas muito importantes, e todas elas serão devidamente respondidas neste artigo que visa esclarecer de uma vez por todas, tudo o que cerca o ômega 3.

O que é ômega 3?

O ômega 3 nada mais é do que um ácido graxo essencial. Ele é considerado essencial por ser muito importante para ajudar a manter o bom funcionamento do organismo e a sua saúde também.

Há dois tipos de ômega 3, sendo que apenas o chamado ácido graxo de cadeia longa pode ser considerado como sendo um ômega 3 “bom”. O ácido graxo de cadeia curta é considerado como sendo um ômega 3 “ruim”, pois traz poucos ou quase nenhum benefício à saúde das pessoas.

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Quais os benefícios do ômega 3?

A ingestão de ômega 3 é fundamental por ele não ser um tipo de ácido graxo que o corpo humano seja capaz de produzir. Por isso, há uma necessidade muito grande de ingestão de ômega 3 para melhorar a saúde de nosso organismo.

E os benefícios são muitos, e todos comprovados cientificamente. Os principais são os seguintes:

  • Atua como poderoso anti-inflamatório;
  • Funciona como forma de impedir o entupimento dos vasos sanguíneos;
  • Ajuda a reduzir o chamado colesterol ruim (LDL);
  • Ajuda a reduzir os triglicerídeos;
  • Reduz a pressão arterial.

Há também mais benefícios, que são relacionados à prevenção de certas doenças, como as seguintes:

  • Diabetes;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido popularmente como derrame;
  • Artrite reumatoide;
  • Asma;
  • Síndromes inflamatórias intestinais (colites);
  • Declínio mental;
  • E até alguns tipos de câncer.

Com tantos predicados, fica mais fácil entender os motivos pelos quais o ômega 3 tem feito tanto sucesso nos dias de hoje, especialmente entre as pessoas da chamada Terceira Idade, que já se encontram em um estágio mais avançado da vida, e que necessitam de complementos para sua dieta.

Onde encontrar o ômega 3

Como já dito, o ômega 3 não pode ser produzido pelo corpo humano, mas como há uma grande necessidade, nós podemos encontrá-lo em uma série de alimentos que podem ser colocados em nossa dieta.

Dentre os principais estão os seguintes:

  • Peixes de águas mais profundas, como atum, cavala, arenque, sardinha, salmão e bacalhau;
  • Semente de linhaça e Quinoa;
  • Castanhas e nozes;
  • Vegetais, especialmente os que possuem folhas mais escuras;
  • Óleos vegetais, como por exemplo, azeite de oliva, óleo de soja, óleo de canola, óleo de cártamo.

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Há limites para consumo de ômega 3?

Essa pergunta é importantíssima, pois como em tudo nessa vida, é evidente que os exageros também não são bem-vindos no que diz respeito ao consumo de ômega 3.

O ideal, segundo especialistas no assunto (nutricionistas e médicos), é ingerir cerca de 2 porções de peixe por semana, para garantir que bons índices de ômega 3 cheguem ao seu organismo.

Os especialistas indicam inclusive, para melhorar ainda mais os resultados e potencializar a ação do ácido graxo essencial no organismo, que se complemente essa dieta com a ingestão de ômega 3 por outros meios.

Esses outros meios podem ser outras fontes de ômega 3, como a semente de linhaça e as verduras com folhes verdes mais escuras. Mas também podem ser cápsulas de ômega 3, que são comercializadas em farmácias de manipulação, por exemplo.

Desse modo, os resultados da dieta com ômega 3 serão muito mais visíveis e com certeza seu organismo sentirá as diferenças.

Portanto, se o seu intuito é realmente fornecer uma fonte de melhoria para a saúde de seu organismo, é sem sombra de dúvidas fundamental que você promova todos os meios de fonte de ômega 3.

Qual a melhor forma para consumir o ômega 3?

Apesar de, como já dito, existirem cápsulas de ômega 3, a melhor forma de se consumir esse ácido graxo ainda é por meio das fontes naturais, presentes nos alimentos aqui citados.

No entanto, há formas de se preparar esses alimentos, já que se for de outro modo, o ômega 3 será destruído e perderá suas propriedades.

Um exemplo disso são os peixes, que devem ser preparados assados, cozidos ou no máximo grelhados. Nunca devem ser fritos, pois a fritura acaba com as propriedades do ômega 3 e também não faz bem à saúde como um todo.

As cápsulas de ômega 3 que são vendidas nas farmácias de manipulação e em lojas online (clique aqui e compre na Natue), mas só devem ser consumidas se forem prescritas por nutricionistas ou por médicos. Isso por se tratarem de um suplemento.

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1 Comentário

  • Tenho loja de produtos naturais e Delicatesse e gostaria muito de saber tudo que eu puder. Obrigada por tudo.

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