Alimentação Saudável

Óleo de Coco: Conheça os principais uso deste poderoso óleo

oleo-de-coco-beneficios

A busca por complementos alimentares para perda de peso e redução de medidas é enorme e são diversos os produtos consumidos para chegar ao corpo ideal. O óleo de coco virgem, seja em forma de cápsulas ou líquido, em colheres, é mais um ingrediente recomendado para ajudar em sua dieta.

Além disso, o óleo de coco pode ser utilizado para obtenção de outros benefícios e pode ser combinado com outros alimentos para potencializar seus efeitos. A seguir, mostraremos os principais usos desse poderoso item natural, que precisa ser ingerido em sua forma virgem para proporcionar benesses.

oleo-de-coco-beneficios

Queima de calorias

Por se tratar de um ingrediente termogênico, o óleo de coco acelera a queima de calorias por meio do aumento de calor corporal, colaborando com a perda de peso. Além disso, esse produto é rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura de rápida absorção, que rapidamente se transformam em energia e não ficam estocadas em nosso organismo. Essa gordura também promove a sensação de saciedade com maior velocidade, diminuindo a fome e reduzindo a necessidade de ingestão de uma maior quantidade de alimentos.

Ácido Láurico

Com grande quantidade de ácido láurico em sua composição, o mesmo ácido graxo presente no leite materno, este produto melhora o sistema imunológico, ajudando no combate a fungos, bactérias, vermes e vírus. Esse tipo de gordura também ajuda na absorção de nutrientes, melhorando as defesas do organismo.

Fadiga e Fibromialgia

Como essas duas doenças são provocadas por diversos agentes virais e bacterianos, e o óleo de coco, com a ajuda do ácido láurico, age contra esses males, ele combate esses problemas reumáticos infecciosos, que provocam cansaço extremo e muita dor.

Níveis de colesterol e diabetes

O óleo de coco virgem também ajuda a controlar os índices de colesterol, elevando o HDL (considerado bom) e reduzindo o LDL (ruim). Como essa substância não estimula a produção de insulina por nosso corpo, ela ajuda no controle do diabetes e dos triglicérides também. Com isso, as chances de doenças cardiovasculares e no cérebro se reduzem bastante.

Doces e bolos

O óleo de coco também serve para controlar a quantidade de carboidratos em nosso organismo, principalmente na composição de doces e bolos, uma vez que colabora com controle do índice glicêmico, deixando esses pratos mais saudáveis.

Antioxidante

Rico em Vitamina E, o óleo de coco virgem é um excelente antioxidante, que protege nosso organismo da ação dos radicais livres. Ação dermatológica

Esse produto também é muito recomendado para utilizar em feridas, queimaduras e picadas de inseto na pele, uma vez que as propriedades bactericidas desse ingrediente amenizam esses problemas.

Qual a quantidade recomendada?

Com vimos acima, os benefícios desse produto são muitos. Porém, qual a quantidade ideal de consumo para que essa substância faça efeito? São recomendadas de duas a quatro colheres de sopa por dia, mas é preciso fazer um consumo contínuo. Esse óleo também pode ser utilizado para substituir as gorduras convencionais e pode ser usado para temperar saladas ou combinado em sucos e vitaminas.

Mas lembre-se: esse produto não faz milagres. É preciso uma dieta diária balanceada e saudável, e a prática regular de exercícios ou atividades físicas para poder obter resultados significativos com a ajuda desse óleo, que não é recomendado somente para aqueles com problemas de ingestão de gorduras.

E você leitor, já experimentou esse produto? Deixe seu comentário e se tiver alguma receita que leve o óleo de coco, compartilhe sua experiência conosco. Até a próxima!

 

Comentário