Alimentação Saudável Emagrecer

O que não comer quando se quer perder uns quilinhos?

salada-frutas

Quando entramos em uma dieta e queremos perder uns quilos extras é preciso evitar alguns tipos de alimentos. Todos sabem que se quisermos enxugar a silhueta alimentos como hambúrguer, refrigerante e frituras devem ficar de fora. Mas e quando você começa a consumir alimentos saudáveis e o ponteiro da balança não se altera? Isso pode acontecer porque esses alimentos podem não ser tão saudáveis como você imaginava. Conheça agora 7 tipos de alimentos que parecem saudáveis e não são, e que se deve evitar quando você quiser eliminar uns quilinhos:

Todo e qualquer tipo de alimento diet e light

Muitas pessoas ainda confundem para o que serve e para quais pessoas esses tipos de alimentos são indicados, então aqui vai a diferença entre eles: os diets são indicados para pessoas que possuem alguma restrição alimentar, como no caso de diabéticos e hipertensos, já os lights possuem uma quantidade reduzida de valor energético e são indicados para quem deseja perder peso. Lembrando que os lights também têm calorias e, quando ingeridos em excesso, contribuem tanto quanto a versão convencional para o ganho de peso.

Salada de frutas

salada-frutas

Salada de frutas é uma ótima opção para quem quer emagrecer, mas deve-se estar atento ao tipo de frutas e também a sua cobertura. Na lista das mais calóricas estão o abacate, açaí, banana, caqui, cereja, coco, goiaba, maracujá e a uva. Sempre que possível dê preferência às frutas mais leves como acerola, carambola, mamão, morango, melão e melancia. E na hora da cobertura, que tal substituir o mel por iogurte natural? Incrementar com sementes de chia também é uma ótima opção, pois ajuda a combater a fome e da maior sensação de saciedade.

Barrinha de cereais

barra-de-cereal

Existem muitos tipos de barrinhas disponíveis no mercado, elas vão desde as mais saudáveis e com poucas calorias, até aquelas mais incrementadas e que se parecem com uma barra de chocolate. Se escolhidas de forma consciente elas podem ser uma ótima opção de lanche com baixo teor calórico, mas nem por isso podem ser consumidas várias vezes ao dia. Barrinhas são alimentos industrializados e possuem conservantes, que além de não serem benéficos para a sua saúde não ajudam a perder peso. A dica é substituir por grãos naturais como linhaça e quinua.

Granola

granolsa

Embora não possa parecer, a granola é calórica, sim! Normalmente ela é preparada com um melado de açúcar mascavo e em uma porção há aproximadamente 192 calorias. Você não precisa eliminá-la completamente do seu cardápio, é só não consumir em excesso e claro, sempre que possível substituir por outros grãos mais saudáveis, como aveia, amaranto, quinua e linhaça. Esses outros grãos são ricos em fibras e possuem menos calorias.

Saladas elaboradas

salada

As saladas devem ser incluídas no cardápio de qualquer pessoa que deseja se manter saudável. Uma porção de salada oferece vitaminas, minerais, proteínas, fibras e frações de carboidratos e lipídeos. Todos esses nutrientes são fundamentais para manter o nosso metabolismo em dia. Deve-se apenas ter cuidado com os ingredientes e com os temperos que se utiliza, ou a salada pode ficar com um elevadíssimo teor calórico. Fuja dos croutons e saladas com muito molho gorduroso à base de óleo, azeite, maionese e natas.

Sopas instantâneas

Elas são práticas e possuem baixo valor calórico, mas são extremamente pobres em nutrientes, além de serem uma bomba de sódio, o que pode prejudicar a sua saúde. A baixa quantidade de calorias dá a falsa ideia de que as sopas industrializadas têm tudo a ver com a sua dieta e serão suas aliadas na hora de eliminar os quilinhos. As gorduras totais do produto somam 2,5 gramas em embalagens de 20 gramas. Saiba que ao substituir com frequência uma refeição por sopas desse tipo pode favorecer o aumento do triglicérides.

Cereais matinais

cereais

Da mesma forma que as barrinhas de cereal, para os cereais matinais (aqueles de caixinha) há uma variedade enorme no mercado. Geralmente os menos gostosos são os mais saudáveis. Os com sabor de mel, chocolate e morango são de longe os que mais agradam ao paladar, mas também são muito mais calóricos. A sugestão é que ao invés de comê-los puro, você escolha os mais “sem graça” e insira em outras receitas, como em uma salada de frutas ou um iogurte natural, por exemplo.

O maior problema desses alimentos que parecem saudáveis é a industrialização. Deve-se evitar alimentos que vem dentro de um pacote. A quantidade de substâncias químicas utilizada nesses produtos pode ser muito nociva ao organismo, além de não contribuir ou contribuir muito pouco para a perda de peso.

E ai, conte pra gente quais alimentos você já consumiu achando que eram saudáveis, mas na verdade não eram, nos comentários!

1 Comentário

Comentário