Diabetes

O Que Causa Diabetes?

diabees causas

A diabetes é uma doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas, quais seriam as causas dessa enfermidade?

O que causa a diabetes do tipo 1?

Bom, a diabetes tipo 1 acontece quando o pâncreas não produz mais a quantia suficiente de insulina. Isso ocorre, pois o sistema de defesa do próprio organismo acaba se confundindo e fazendo um ataque as células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção desse importante hormônio, como se essas células fossem um tipo de invasor, como, por exemplo: os vírus e as bactérias.

Desta forma, o pâncreas já que não tem a capacidade para repassar a quantia de insulina que o corpo precisa para trabalhar corretamente. Sendo assim, esse tipo de diabetes, que é mais normal surgir em crianças, jovens e adultos, tem as características de uma doença autoimune.

Além disso, o aparecimento da diabetes tipo 1 pode surgir como uma herança gerencia em conjuntos com outros elementos do ambiente, tais como uma infecção viral.

O que causa a diabetes do tipo 2?

Enquanto que nos casos de diabetes tipo, o pâncreas produz a insulina, mas, não acontece na quantia apropriada para a porção de alimentos consumidos ou o corpo para a não mais usar a insulina do jeito certo. Nos dois cenários, o resultado disso é o acumulo de glicose no sangue da pessoa.

Entre as pessoas que contraíram a diabetes tipo 2, as células de gordura, ou seja, os adipócitos dos músculos (miócitos) e do fígado (hepatócitos) não respondem mais adequadamente a insulina, o que gera inúmeros problemas de desequilíbrio em todo o organismo.

Mesmo que a questão hereditária favoreça consideravelmente o aparecimento da diabetes tipo 2, o envelhecimento, péssimos hábitos alimentares, sobrepeso e o sedentarismo também ajudam a dar origem a essa doença.

Como os pacientes podem conviver normalmente com a doença?

O tratamento adequado da diabetes quer dizer que se deve levar uma vida equilibrada e com o controle da glicemia com o objetivo de impedir mais problemas por causa da doença. Os cuidados mais indicados para os diabéticos são os seguintes:

  1. Atividades físicas

Todas as pessoas deveriam praticar atividades físicas para garantir a manutenção da sua saúde física e mental. Afinal, quem não faz nenhum exercício cai no perigoso grupo dos sedentários, o que significa alta possibilidade de contrair sérias doenças, além da diabetes. Além disso, o esporte também ajuda na melhora do seu humor e até ajuda a aliviar o estresse.

  1. Dieta saudável

Outro cuidado que deveria ser compartilhada por qualquer pessoa. Manter uma dieta saudável é essencial para assegurar a própria integridade de seu organismo. Existe o ditado popular que prega o seguinte: “você é aquilo que come”. Não há nada mais claro e verdadeiro. Tudo o que você consome passa pelo seu organismo. Então, a melhor maneira de evitar qualquer problema é realmente consumir apenas alimentos que tragam benefícios ao seu corpo.

  1. Checar a glicemia

Todas as pessoas que contraíram a diabetes do tipo 1 necessitam tomar insulina todos os dias, mas, nem todas as pessoas com diabetes tipo 2 precisam dessas doses. Mas, nessas duas situações é essencial realizar o autoexame para checar a sua taxa de glicose na sua própria casa. Para conseguir obter esse resultado, você precisa ter em sua residência um glicosímetro, ou seja, um equipamento que tem a capacidade de medir a concentração exata de glicose na sua corrente sanguínea.

Conheça o programa Diabetes Controlada

Se você deseja ter uma vida muito mais tranquila e normal, apesar de ter a diabetes, precisa conhecer o programa Diabetes Controlada. O programa consiste em um tipo de tratamento apresentado por meio de vídeos, que trazem dicas médicas apropriadas para manter a diabetes sob controle de forma natural. Vale destacar que todo o método contou com informações e dados obtidos nos principais centros médicos e universidade de todo o mundo.

O idealizador do programa é o médico brasileiro Patrick Rocha (CRM-CE 8561), mais conhecido como Dr. Rocha, que também é o presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC). Patrick Rocha ainda é especialista em nutrição e escreveu um livro extremamente famoso que auxiliou muita gente a atingir o peso adequado de forma saudável.

Comentário