Exercícios e Musculação

Ioga: fique zen, fique bem!

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Entenda como a prática dela pode melhorar sua saúde 

Correria, compromissos diversos, trabalho, preocupações, estresse… Ufa! É tanta coisa para fazer que, quando chega a hora de descansar, às vezes é difícil acalmar a mente. É a ansiedade. Um mal dos tempos modernos que afeta cada vez mais pessoas, mas pode ser amenizado com ajuda da Ioga.

Por meio da concentração e respiração acentuadas nessa prática, é possível desacelerar os pensamentos e preocupações. Tanto que ela costuma ser indicada por médicos como substituta aos tradicionais remédios da alopatia no combate aos quadros ansiosos e seus sintomas.

E olha que não são poucas as consequências desse problema na mente e no corpo. Sofrimento, irritabilidade, angústia, dificuldade de lidar com a espera, tremores e ideias de que nada dará certo, por exemplo, costumam povoar a cabeça de quem não consegue relaxar um minuto sequer.

Não é à toa que o corpo trava e surgem cefaleias, dores nas costas, gastrites, problemas de pele, resfriados constantes, entre outros males causados e/ou agravados pelo excesso de agitação e desgaste de energia.

A Ioga promete minimizar tudo isso através de mudanças na respiração, fazendo com que seu praticante se concentre apenas no corpo e no presente. Ou seja, levando a mente a focar no agora, e não oscilar entre o passado e futuro.

O que faz todo o sentido se pararmos para entender o objetivo dela ao longo de sua história: materializar o significado da palavra sânscrita yuj, isto é, “união com Deus”, ou “juntar o que está disperso”.

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Como funciona a Ioga

O aprendizado do controle da respiração é o segredo para combater a ansiedade porque esse processo de entrada e saída de ar envolve um aspecto físico, o movimento dos músculos, e um bioquímico, a oxigenação do sangue dos tecidos. A Ioga trabalha e equilibra os dois.

Sabe-se também que, além da redução do estresse, a Ioga permite melhor consciência física e mental. E da mesma forma que a mente influencia o corpo, acredita-se que o corpo influencia a mente, trazendo mais conhecimento sobre a saúde e, principalmente, o fortalecimento da imunidade.

Basicamente, isso acontece pelo estímulo dos exercícios e alongamentos. Ao permanecer em posição de “relaxamento de esforço” por certo período, tem-se o desenvolvimento físico, seguido de aperfeiçoamento respiratório, um canal importante de ligação com as emoções.

É pela interferência da postura, tônus muscular e padrão respiratório que o Hatha Yoga, por exemplo, acredita ser possível chegar a um estado calmo da mente, para, daí em diante, dar o próximo passo, a meditação.

Aliás, ela é bastante popular, pois atende especialmente às necessidades do homem moderno (citadas no início desse artigo), cujo sistema nervoso está em constante esgotamento pela agitação permanente, sem tempo para reequilíbrio.

E por falar em tempo…

Não tem desculpa de corre-corre diário! Dá para levar a Ioga ao local de trabalho ou diversas situações do dia a dia com técnicas da Yoga Nidra. É uma modalidade da prática que promove o relaxamento induzido, para manter a pessoa focada, tranquila e presente.

Basta escolher um momento onde se consiga um cantinho sossegado que facilite a mentalização de cores, sons, cheiros e paisagens, permitindo que a mente fuja por alguns instantes de um ambiente hostil. Tente!

Veja o que a ciência diz sobre a prática regular de Ioga

  • Aprimora flexibilidade e força físicas
  • Aumenta a sensação de bem-estar
  • Auxilia no controle da ansiedade, depressão e insônia
  • Combate o estresse
  • Melhora a capacidade respiratória
  • Melhora os níveis da química cerebral e sanguínea
  • Reduz a pressão arterial e sanguínea
  • Relaxa os músculos

São várias as escolas de Ioga e seus princípios: Asana (posturas físicas), Pranayama (exercícios respiratórios), Dharana (concentração), Dhyana (contemplação) e Samadhi (consciência elevada), entre outras.

Experimente até encontrar aquela que mais lhe agradar, e boa prática! Namastê.

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