Diabetes

Diabetes Gestacional: saiba todas as informações sobre essa enfermidade

dsr554556

No decorrer da gestação, para garantir o crescimento do bebê, a mulher passa por algumas mudanças em seu equilíbrio hormonal. A placenta, por exemplo, é uma fonte essencial de hormônios que diminuem a atividade da insulina, responsável pela captação e uso da glicose pelo organismo. O pâncreas, posteriormente, eleva a sua produção de insulina para tentar compensar essa situação.

diabetes gestacional

No entanto, em algumas gestantes, esse procedimento não acontece e elas acabam contraindo um quadro de diabetes gestacional, que tem como características pela elevação da taxa de glicose no sangue.

Quando o bebê acaba exposto a uma quantia grande de glicose ainda no ambiente intrauterino, existe um perigo superior de crescimento excessivo, o chamado macrossomia fetal, e como conseqüência, partos mais traumáticos, hipoglicemia neonatal e até mesmo a obesidade e a diabetes durante a vida adulta.

Como a mulher pode notar o surgimento da diabetes gestacional?

A diabetes gestacional pode acontecer com qualquer mulher e, muitas vezes, os sintomas podem ser reconhecidos. Desta maneira, é indicado que todas as gestantes procurem por informações e depois da vigésima quarta semana de gestação, ou seja, no começo do sexto mês, de como se encontra a glicose em jejum e o fundamental: a glicemia depois do estimulo da ingestão de glicose, também conhecido como exame oral de tolerância e glicose.

Conheça os principais elementos de perigo:

  • Mãe com idade um pouco mais avançada;

  • Aumento de peso em demasia ao longo da gravidez;

  • Obesidade;

  • Síndrome dos ovários policísticos;

  • Situação anterior de bebês com mais de 4 quilos ou de incidência de diabetes gestacional;

  • Histórico da família com diabetes em parentes de 1º grau, ou seja, os pais e os irmãos;

  • Histórico de ocorrência de diabetes gestacional na mãe da grávida;

  • Hipertensão arterial durante a gestação;

  • Uma gestação múltipla, portanto, gravidez de gêmeos ou mais filhos;

Existem formas para controlar esse tipo de diabetes?

A resposta é positiva, existem sim, maneiras para manter a diabetes gestacional sob controle!

Em grande parte das vezes, esse controle da enfermidade pode ser alcançado através de uma orientação nutricional apropriada. Para cada etapa da gestação, uma quantia apropriada de nutrientes.

A realização de exercícios físicos é outra ação de grande serventia para diminuir as taxas glicêmicas. No entanto, os exercícios físicos só devem ser feitos após uma analise médica e da eliminação de qualquer contraindicação, como, por exemplo, o perigo de acabar precipitando um parto prematuro.

Além disso, as grávidas que não alcançam um controle apropriado através de dieta alimentar e exercícios físicos contam com a recomendação de associar ainda a utilização de insulinoterapia.

A utilização da insulina é segura ao longo da gestação. Vale frisar que a maioria das grávidas que tiveram algum problema em função da diabetes, quando recebem o tratamento apropriado, contam com um ótimo fim de gestação e os bebês acabam nascendo perfeitamente saudáveis.

Cuidados recomendados para as gestantes

O histórico de diabetes gestacional é um fator de risco primordial para o aparecimento da diabetes Tipo 2. Cerca de seis semanas depois do parto, a mãe precisa efetuar um novo exame oral de tolerância a glicose, sem estar fazendo a utilização de remédios antidiabéticos.

Uma excelente notícia é que a amamentação materna pode ajudar na diminuição do perigo de surgimento da Diabetes depois do parto. Além disso, uma alimentação saudável e a realização exercícios físicos também fazem parte dessa fórmula “mágica” para evitar o aparecimento da doença.

Como lidar da melhor maneira com a diabetes gestacional?

O médico brasileiro Patrick Rocha (CRM-CE 8561), mais conhecido como Dr. Rocha, é o grande idealizador do famoso Programa Diabetes Controlado. O médico Patrick Rocha ainda é o presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC).

Além disso, o profissional é especializado em nutrição e escreveu um livro muito famoso nessa área, que já conseguiu auxiliar milhares de pessoas a atingirem o peso adequado de maneira saudável.

Com relação ao programa Diabetes Controlada, ele consiste em um sistema de tratamento feito através de vídeo aulas, com acompanhamento médico apropriado para manter a enfermidade sob controle de forma natural. Vale ressaltar que todo o procedimento tem como base pesquisas sobre a doença das maiores universidades e centros médicos do planeta.

Comentário