Gravidez

Guia Completo do Puerpério

puerperio

Recebe o nome de puerpério o tempo que se refere a etapa depois do parto, quando a mulher começa a passar por algumas mudanças físicas e emocionais até que volte ao seu estado antes da gravidez.

Esse tempo começa no instante em que ocorre o deslocamento da placenta, logo depois do nascimento da criança, apesar de também poder acontecer com a placenta ainda na gestante, como ocorre nos casos de óbitos fetais intrauterino.

puerperio

É no decorrer do puerpério que o organismo feminino volta a sua condição pré-gravídica. Essa fase pode ter a duração de até seis semanas, normalmente, se encerra quando a mulher volta a apresentar atividade ovulatória, isso quer dizer, reprodutiva. Se a mulher não estiver amamentando a criança, a sua ovulação vai voltar depois de seis a até oito semanas do nascimento.

Nas mulheres que estão dando de mamar aos seus filhos, o instante no qual a ovulação retorna é bastante imprevisível e depende bastante da freqüência da amamentação. Normalmente, pode levar até dois meses. Por causa de todas essas informações incertas, é fundamental contar com a orientação do seu médico para tomar algumas decisões e retornar ao seu ritmo de vida tradicional.

Tradicionalmente, o puerpério é dividido em quatro etapas:

  1. Puerpério imediato

Puerpério imediato começa logo depois da tirada da placenta e tem a duração de 120 minutos.

  1. Puerpério mediato

A partir do puerpério imediato seguindo até o décimo dia. Nesse prazo, acontece o retorno do útero, a loquiação ocorre em uma quantia moderada para mínima e em tom amarelo. É um instante bom para receber a visita em casa do médico, já que a mulher está coberta de questionamentos e precisa de uma analise cuidadosa.

  1. Puerpério tardio

O puerpério tardio acontece entre o décimo e o quadragésimo quinto dia após o parto.

  1. Puerpério remoto

Já o puerpério remoto ocorre depois de 45 dias passados do nascimento e se estende até a retomada da função reprodutiva pela mulher.

No decorrer dessa fase, a mulher conta o denominado, “lóquios”, que se trata de um sangramento emitido pelo útero depois da realização do parto. No começo, esses sangramentos são vermelhos e, às vezes, tão ou mais intensos que a menstruação.

Mas, com o decorrer dos dias, acabam adquirindo uma tonalidade mais castanha e tem uma redução considerável em sua quantia. Logo depois de duas semanas, o lóquios fica branco ou amarelado, até que some definitivamente.

Como recuperar a sua forma física sem sair de casa?

Recuperar a sua forma física pode ser uma boa meta logo após o parto para não se acomodar e nem se descuidar com o corpo. No entanto, é ainda melhor poder atingir esse objetivo sem sair de casa e desgrudar do seu filho, não é mesmo? Por isso, o programa Mamãe Sarada é uma excelente opção para quem já está liberada para o médico para fazer atividades físicas depois de dar a luz. Com esse treinamento, você tem a chance de perder aqueles quilinhos com apenas 15 minutos de atividade física por dia e 60 dias de esforço e dedicação.

A grande vantagem desse programa é que todas as aulas estão online e você pode acessar ou malhar no momento que for mais apropriado. Você só precisa estar animada para fazer a atividade e ter um computador, celular, tablet ou qualquer dispositivo eletrônico com acesso a internet para exibir os vídeos aulas.

Todo o programa foi desenvolvido pela personal trainer Gabriela Cangussú. A profissional afirma que não possui tempo para realizar dietas milagrosas ou passar horas e horas praticamente atividades físicas. Em função disso, ela criou todo o método Mamãe Sarada, que também devolveu a sua forma física após os nascimentos de seus dois filhos. Sendo assim, o treinamento é ágil, eficiente e, de fato, vai auxiliar as mãos a alcançar os objetivos que tanto desejam. E tudo que as pessoas necessitam fazer para perder o peso é seguir o programa com zelo, dedicação, esforço e disciplina.

Enfim, as mulheres passam a ter a disposição um programa de treino que mescla todas as vantagens tecnológicas, a comodidade de estar dentro da sua residência, a reconquista da auto-estima e a chance de fazer no horário que bem entender. Então, vamos malhar?

Comentário