Alimentação Saudável

Garcinia Cambogia: Planta estrangeira cheia de benefícios

Garcinia Cambogia

Com a obesidade atingindo níveis cada vez maiores em praticamente todo o mundo, e isso inclui o Brasil, é natural que cada vez mais pessoas busquem tratamentos (alternativos ou não) para tentar lutar contra esse mal que assola a humanidade.

São diversos tratamentos e dietas que surgem e que desaparecem na mesma proporção todos os dias. Alguns mais parecem verdadeiros milagres, ao passo que outros são mais efetivos e entregam de fato o que prometem.

No segundo time (dos que entregam o que prometem) está a garcinia cambogia. Um extrato dessa planta tem sido cada vez mais usado no combate à obesidade, e o melhor de tudo, com bons resultados.

Pois aqui vamos descobrir os segredos por trás dessa misteriosa planta que tem feito muito sucesso, especialmente entre as mulheres.

O que é a garcinia cambogia?

Uma planta cujas origens remontam aos tempos mais remotos, ela é encontrada especialmente no país que lhe dá nome, o Camboja. No entanto, a garcinia cambogia também é encontrada em regiões do sul do continente africano e também na Polinésia.

Seu nome popular mais famoso é Malabar Tamarindo, mas também é conhecida em algumas regiões pelo nome de Goraka.

Os nativos do Camboja costumam usá-la como um potente aromatizante, como condimento e também para auxiliar na conservação dos alimentos. Fazem isso há séculos.

Mas o uso que mais estimulou as pesquisas sobre a garcinia cambogia é justamente o de moderador de apetite, uso que é feito pelos nativos do Camboja há muito tempo.

Após muitas pesquisas onde se observou que o extrato da garcinia cambogia apresentava resultados na redução de peso, em 1991, finalmente ele começou a ser comercializado com essa finalidade.

Beneficios das Garcinia Cambogia

Artigos relacionados:

Como a garcinia cambogia funciona?

Garcinia cambogiaA garcinia cambogia possui um componente em sua composição que é fundamental para o seu funcionamento. Esse componente é o ácido hidroxicítrico (AHC), que se encontra na pele (casca) do fruto.

O AHC atua diretamente no metabolismo da pessoa, reduzindo a absorção de gorduras. E para complementar essa ação, ele também promove a sensação de saciedade que inibe o desejo de ingerir mais alimentos do que os necessários para o organismo.

O funcionamento do AHC pode ser dividido em três fases: bloquear gorduras, direcionar calorias para partes do corpo que realmente precisam delas e reduzir o apetite.

O que se tem observado, entretanto, é que a garcinia cambogia não consegue reduzir o peso de um individuo sem que haja uma colaboração por parte dele, ou seja, ela só funciona de fato, se for utilizada em consonância com uma dieta mais equilibrada e com a prática regular de exercícios.

Onde encontrar a garcinia cambogia

Por se tratar de um extrato retirado diretamente da natureza, a garcinia cambogia não pode ser encontrada em uma drogaria ou uma farmácia comum. Ela é encontrada preferencialmente nas farmácias de manipulação, onde seu composto é manipulado até atingir os níveis desejados para que sua ação seja efetiva.

Normalmente ela é vendida em potes com quantidades que variam de 60 a 180 cápsulas, sendo que se indica ingerir uma cápsula meia hora antes de uma refeição. O ideal é tomar três cápsulas por dia, sendo uma antes do café da manhã, uma antes do almoço e outra antes do jantar. Cada cápsula tem 500 mg do extrato.

Contraindicações da garcinia cambogia

Os chamados efeitos colaterais do uso do extrato de garcinia cambogia no combate à obesidade e na redução de peso ainda não são totalmente comprovados e também não foram totalmente estudados.

O que se sabe é que a garcinia cambogia deve ser evitada por pessoas que tenham diabetes e que apresentem quadro de demência, como por exemplo, doença de Alzheimer.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando seus filhos também não devem fazer uso do extrato da planta asiática.

Há também a recomendação feita por profissionais de nutrição de que não se deve usar a garcinia cambogia quando se faz uso de outra medicação.

Portanto, para quem deseja fazer uso da garcinia cambogia para tentar reduzir o peso, é fundamental ter sempre em vista que procurar a orientação de um profissional qualificado deve constar dentre as suas prioridades, a fim de evitar maiores complicações.

Indicações e Benefícios da garcinia cambogia

Como já dito, a principal utilidade e também a mais procurada por quem deseja usar a garcinia cambogia é a redução de peso. Mas esse não é a única utilidade dessa planta. Veja todas a seguir:

  • Auxiliar em tratamento contra obesidade;
  • Ajudar a regular a absorção de carboidratos;
  • Potencializar a queima de gorduras ingeridas;
  • Atuar como antioxidante.

Pois agora que você tem todas as principais informações sobre a garcinia cambogia e sobre a sua atuação e funcionamento, procure um profissional de nutrição e comece já a fazer uso desse importante agente na redução de peso e na melhora da qualidade de vida das pessoas.

Leia também:

Comentário