Emagrecer

Farinha de Banana Verde: Tudo que você precisa saber [aprenda a fazer em casa]

O consumo de farinha de banana verde é um dos principais aliados para quem quer perder peso, não somente por ajudar expressamente a emagrecer, mas também por apresentar muitas outras vantagens para o organismo.

Com vários benefícios instaurados em sua fórmula, é simples de ser feita em casa e pode proporcionar uma maior qualidade de vida para quem está de dieta ou adotando uma reeducação alimentar.

Acompanhe a matéria e veja seus benefícios.

 Benefícios da Farinha de Banana Verde

Muitas pessoas sabem que ela ajuda a emagrecer, porém, quais são os outros proveitos para o corpo ao consumir a farinha de banana verde?

Ajuda a controlar a fome: os alimentos permanecem durante mais tempo no estômago, dando a sensação de saciedade;

Auxilia diretamente na diminuição dos picos de glicemia: altamente indicada para quem sofre com diabetes pois, tem baixo índice glicêmico, demorando mais tempo para ser absorvida pelo organismo, o que exige menor utilização de insulina;

Responsável por soltar o intestino: por ser composta de fibras em sua maioria, aumenta o bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal e equilibrando a flora intestinal;

Diminui índices de colesterol e também dos triglicerídeos: são indexados ao bolo fecal, e assim, eliminados facilmente.

Para Que Serve Farinha de Banana Verde?

Veja abaixo algumas das tantas funções que a Farinha de Banana Verde pode proporcionar:

Ajuda a Prevenir Doenças no Intestino

Ao consumir a farinha de banana verde as defesas naturais do corpo ficam mais fortalecidas, devido ao correto funcionamento do intestino, produzindo assim mais células de defesa.

Essa proteção é essencial para pessoas que sofrem frequentemente com diarreias, prisão de ventre e evita o desenvolvimento do câncer de intestino.

Combate a Depressão e TPM

Também ajuda no combate da depressão, pois possui altos níveis de potássio, fibras, vitaminas B1, B6, tripofano, sais minerais e o famoso betacaroteno, tudo que é necessário para o correto funcionamento do corpo humano.

Muitas dessas substâncias são necessárias para o processamento do neurotansmissor da felicidade – serotonina – melhorando o humor e também diminuindo os inchaços e cólicas comuns durante a tensão pré menstrual.

Fortalece a Imunidade

Quando a flora intestinal está em harmonia, automaticamente o nosso corpo fica mais resistente a entrada de doenças, intensificando o combate a bactérias que invadem o organismo por meio da alimentação.

Redução do Colesterol

A maioria do colesterol presente em nosso corpo é gerado pelo fígado, utilizado para a correta digestão de gorduras, depois ele retorna novamente para o fígado, onde é reutilizado para a produção de bile.

Quando a flora intestinal está desregulada, esse colesterol não é absorvido da maneira correta, indo então para a corrente sanguínea, aumentando assim seus níveis no sangue. Com a farinha de banana verde, há o impedimento desse processo, diminuindo consideravelmente os números de doenças cardiovasculares.

Prevenção da Osteoporose

Por ser rica em amido resistente, a farinha de banana verde faz com que o pH intestinal diminua, o que favorece a absorção de fibras e cálcio, encurtando assim os riscos de desenvolvimento de osteoporose.

Para obter todos os benefícios da farinha de banana verde, é importante que seja consumida todos os dias, seguir uma alimentação saudável e regulada e também realizar a prática de exercícios físicos.

Contraindicações

A farinha de banana verde feita de maneira natural e caseira não possui contraindicações, a menos que seja aquela comprada de maneira industrializada: recomenda-se que leia o rótulo para verificar a existência de corantes ou outros elementos que devem ser consumidos com cautela.

Como Fazer Farinha de Banana Verde?

A farinha de banana verde é fácil de ser feita, pode ser processada em casa ou comprada em lojas de produtos naturais por um valor bem acessível. Veja abaixo a receita e o procedimento:

  • Corte 6 bananas verdes (a mais indicada é a banana prata) em rodelas médias após retirar a casca;
  • Coloque-as em uma forma e leve ao forno em uma temperatura baixa para não correr o risco de queimá-la;
  • O ponto para retirada é quando elas estão quase esfarinhando e sequinhas;
  • Depois, bata-as em um liquidificador até que vire uma farinha.

Pronto, a sua farinha de banana verde está pronta e pode ser consumida em no máximo 20 dias, vale lembrar que não contém glúten.

Como Consumir a Farinha de Banana Verde?

O indicado é que seja consumida 2 vezes ao dia, no máximo 30 gramas ou duas colheres de sopa.

Muitas pessoas fazem o seu uso misturando a em água, ao iogurte, com a comida e até mesmo como substituta da farinha normal em receitas de bolos, biscoitos, panquecas e muito mais.

Pode ser polvilhada em cima das refeições também, o que deixa a comida muito mais nutritiva e com um gosto diferenciado. É indicado que se tome bastante água também, pois dessa maneira fica mais fácil sua absorção e a saída do bolo fecal.

É importante lembrar que essa farinha deve ser feita com a banana verde, sem estar madura, pois somente nessa forma o amido resistente está presente, o que proporciona todos os benefícios já citados.

Resumindo…

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