Emagrecer

Entenda o que é AEJ (Aeróbico em Jejum)

Quem acompanha as novidades fitness com certeza já deve ter ouvido falar em AEJ – aeróbico em jejum – porém poucas pessoas sabem realmente como funciona e para quem ele é indicado. Diferentemente do aeróbico comum, realizado após alguma refeição, o AEJ é indicado para quem visa o emagrecimento e atua diretamente na gordura, por não ter que queimar as calorias dos alimentos ingeridos.

Apesar de muitos serem contra as práticas de exercícios em jejum, é importante esclarecer que nem sempre ele é prejudicial ao organismo e, se feito de maneira correta, pode fazer bem a saúde.

A prática correta do Aeróbico em Jejum

Para que você observe os resultados é necessário que algumas recomendações sejam seguidas a risca:

  • A primeira e mais importante delas é em relação ao tempo – que não deve ser superior a 40 minutos, pois ao ultrapassar este tempo limite você corre o risco de sentir fadiga e de desmaiar por consequência de hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), que se encontra em menor quantidade quando estamos de jejum.
  • A segunda recomendação é em relação à intensidade, que deve ser entre leve e moderada, atingindo entre 50% e 60% da frequência cardíaca. Para calcular a frequência cardíaca ideal basta subtrair a sua idade de 220 e depois calcular a porcentagem do total. Por exemplo, se você tem 25 anos, 60% da sua frequência seriam: 220 – 25 = 195 x 60% = 117 batimentos por minuto.
  • Outra dica importante é a ingestão de água antes do início da atividade, para prevenir a desidratação.Uma boa estratégia para aumentar o seu rendimento durante o AEJ é tomar uma xícara de café sem açúcar antes de iniciar sua atividade para poder acelerar o seu metabolismo. O ideal é que você faça isso meia hora antes de iniciar o treino, para que o seu organismo tenha tempo de absorver a cafeína.
  • Não comece fazendo 40 minutos de uma vez só. Deixe o seu corpo se adaptar a atividade. Especialistas recomendam que você comece com 10 minutos e vá aumentando 2 minutos a cada dois dias, porém isso varia de pessoa para pessoa. O ideal é que você se sinta confortável ao se exercitar.
  • Tenha sempre um alimento de “sobrevivência”, caso você se sinta mal durante a prática da atividade. Carregue com você uma barra de chocolate ou cereal e use-a caso você sinta os sintomas da hipoglicemia, como tonturas, enjoos, taquicardia e suor frio. E caso você ainda não se sinta bem após consumir o alimento, suspenda a atividade.
  • Outra regra importante é a ingestão de alimentos somente 30 minutos após o aeróbio em jejum, pois neste momento o seu corpo ainda vai estar acelerado e queimando as gorduras. Dê preferencia a uma refeição proteica para ajudar a evitar o catabolismo (perda de massa magra)

No começo, pode ser um pouco complicado se adaptar ao AEJ, mas se praticada com cuidado, ela é um grande aliado para quem quer perder peso. Sem contar que o exercício praticado logo na manhã deixa disposição e energia dobrados para encarar a rotina do dia!

E se você quer começar um plano de nutrição esportiva, leia o livro Nutrição Esportiva Fácil.

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Antes de iniciar qualquer atividade física, inclusive o AEJ, consulte sempre um profissional da área da saúde.

1 Comentário

  • Estou fazendo o AEJ e estou amando resultado rapido e sem aquele corpo masculinizado cheio de musculos

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