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Dieta x Vida Social: como se divertir sem sair da linha

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Para muita gente, é difícil seguir um regime porque logo surge um compromisso e bye-bye foco. E a vida social acaba sendo mais uma desculpa para não atingir a meta de perder peso. Mas é possível curtir bons momentos sem prejudicar a dieta.

Com alguns ajustes e trocas inteligentes, você pode frequentar pizzarias, festas infantis e churrascos, entre outros eventos recheados de gostosuras calóricas, mantendo o sonho de um corpo mais enxuto. 

O segredo é planejar, para não perder o comando sobre a alimentação e, muito menos as ocasiões especiais com os amigos, a família e a pessoa amada. Quer saber como manter a linha e conquistar o peso ideal sem ganhar fama de antissocial? Veja as dicas:

  • Fuja das bebidas alcoólicas com alto valor calórico. Se for o caso, tome uma taça de vinho, ou água e sucos naturais sem açúcar.
  • Ficou em dúvida sobre algum item do cardápio? Chame o garçom e esclareça tudo antes de comer algo que pode prejudicar sua forma ou, pior, sua saúde.
  • Modere na ingestão de refrigerantes. Bebidas com gás distendem o estômago e, normalmente, aumentam as chances de excesso alimentar.
  • Não coma até “limpar” o prato só porque está pagando por ele. Perceba quando estiver satisfeito e pare. Caso contrário, poderá ter consequências emocionais, como arrependimento e insegurança, além do custo calórico.
  • Prefira as preparações mais simples – em geral, são as menos calóricas. É o caso dos legumes no vapor: menos engordativos do que os gratinados; ou uma carne grelhada em vez de carne com molho.
  • Recebeu um convite para um jantar romântico? Antes de sair, tente verificar o cardápio no site do restaurante. Quando chegar lá, vai saber exatamente o que pedir, escolhendo uma alimentação mais balanceada.

E caso descubra – por meio da página na internet – que o local não atende às suas necessidades, ainda haverá tempo para escolher outro. Dê preferência aos do tipo self-service, pois oferecem mais opções para escolha.

  • Recuse a entrada com cestinha de pães com manteiga ou patês. Se for possível, que tal comer uma fruta ou iogurte antes de sair de casa ou do trabalho?

 

Veja mais truques para aproveitar bons momentos sem culpa

Se o evento é um churrasco, vale a regra geral: comece com um bom prato de salada e legumes cozidos. São fontes de fibras, vitaminas e minerais, e ainda proporcionam saciedade por mais tempo. Ou seja, facilitam o controle na hora dos pratos quentes.

Mas cuidado com os temperos. Use algo mais leve, com pouco azeite, vinagre e sal. Esqueça os queijos amarelos, muçarela de búfala, frios, presunto e salame.

Quanto às estrelas do programa, as carnes, opte pela alcatra, frango sem pele ou qualquer outra mais magra. Cupim, costela, linguiça, coração e a gordurinha aparente da picanha, nem pensar.

Na hora da sobremesa, aposte nas frutas, que possuem baixo valor calórico e muitas fibras para ajudar também na digestão.

Saiba como seguir firme na dieta sem recusar convites

Agora, se os colegas do trabalho sempre chamam você para uma happy hour e você diz não em nome da boa forma, que tal rever seus conceitos para não ficar malfalado na empresa?

Para descontrair depois do expediente sem receio de subir na balança no dia seguinte, basta substituir uma refeição. Geralmente é o jantar, pois a escapada para o barzinho é à noite. Tem receio de exagerar nas calorias entre uma conversa e outra? Faça um lanche leve antes de ir. E mais:

  • Consuma acompanhamentos, como farofa e pães, com moderação.
  • Peça suco natural, água ou refrigerante diet, light ou zero.
  • Prefira petiscos assados ou carnes grelhadas, em vez da tábua de frios, que contém muitos embutidos.

Assim como o lazer com os amigos após o expediente, aniversário de criança é outra ocasião comum e, muitas vezes quase impossível de escapar, não é mesmo?

Entre guloseimas saborosas e calóricas, é preciso cautela e muita força de vontade para não jogar por água abaixo os bons resultados nos demais dias. Por isso, escolha os salgados assados e lanches naturais; sucos e água.

Outra sugestão é comer apenas um pedaço de bolo pequeno – e nada de levar mais doces para casa, combinado? Assim, o risco de sair da dieta é menor.

Dieta não precisa deixar sua vida chata

Proibições “eternas” no cardápio quase sempre resultam em exageros à mesa. Pensando nisso, não deixe de saborear aquela pizza de domingo com a família por causa do regime, desde que siga alguns conselhos para não relaxar totalmente.

O primeiro deles é optar pela massa fina e sem borda, dando preferência aos sabores menos calóricos (peito de peru defumado, atum, frango sem catupiry e rúcula).

Outra dica é comer apenas uma ou, se não resistir, no máximo duas fatias. E cuidado com os acompanhamentos: uma taça de vinho está liberada, mas prefira sucos naturais, água ou refrigerantes diet, light ou zero. E recuse entradas como os pães oferecidos em algumas pizzarias.

De um modo geral, algumas mudanças de atitude em relação ao jeito de se alimentar fazem mais diferença do que ficar enclausurado com medo das tentações. Portanto:

  • Avalie os alimentos disponíveis e escolha-os antes de fazer o seu prato: sempre haverá itens mais saudáveis como assados, grelhados, saladas, sucos, lanches naturais e salada de frutas.
  • Faça com que essas ocasiões nas quais pequenos deslizes acontecem sejam exceção e não uma regra. E não use eventual exagero como desculpa para permitir outros.
  • Mantenha o foco nas pessoas, e não na comida: o objetivo deve ser a reunião entre pessoas queridas para colocar o papo em dia. Ficar longe da mesa é uma boa tática para evitar petiscar a noite toda. 
  • Mastigue devagar: saborear bem estimula o organismo a assimilar melhor o alimento, prolongando a saciedade com menor consumo.
  • Não vá para uma festa de estômago vazio: passar o dia em jejum para aproveitar ao máximo depois não é um hábito saudável, e nem aconselhável para quem deseja manter a forma. Afinal, com apetite gigante, você não vai dispensar nada.

Então, depois de tudo que leu aqui, vida social e dieta, combinam ou não? Como você viu, controlar a alimentação está longe de ser uma tarefa entediante e limitante. Pare de adiar seu projeto para emagrecer!

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