Dietas

Emagreça com a nova Dieta da Proteína

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Só de pensar na palavra dieta, vem à mente uma lista enorme de opções: dieta da sopa, do pH; dieta dos hormônios, sem glúten e muitas outras. Mas uma em especial está fazendo a cabeça e, é claro, o corpo de muitas beldades famosas e anônimas: a Dieta da Proteína.

Esse programa de emagrecimento tem algumas versões. Nas mais radicais, os carboidratos são cortados totalmente da alimentação.

Você emagrece porque o organismo entra em processo de cetose, consumindo os estoques de gordura para gerar a energia que seria fornecida pelos carboidratos. Mas pode sentir desânimo, tontura e ter problema de memória.

Afinal, os carboidratos são o principal combustível do nosso corpo. Mas ninguém quer secar as curvas e sair por aí desmaiando, certo?

E lembre-se: seja qual for o regime, antes de começar é fundamental procurar um médico e um nutricionista.

Feito isso, se a escolha for a Dieta da Proteína, uma novidade trazida da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, promete reduzir medidas acelerando o metabolismo – e ainda deixando o corpo e a pele mais firmes.

É a releitura da Dieta da Proteína, composta de suplementos de proteínas que não são produzidas pelo organismo, chamadas de proteínas essenciais. Há quem perca até 7 quilos em 14 dias com ela.

Adaptado por profissionais brasileiros aos nossos padrões alimentares, o programa foi batizado de Dieta das Proteínas de Alto Valor Biológico.

Fase 1 da Dieta das Proteínas

A Dieta das Proteínas de Alto Valor Biológico é feita em três fases. A primeira delas é a mais importante, e acontece em 14 dias, com apenas 1000 calorias.

Isso é o suficiente para mandar embora até 50% do peso em excesso. Por exemplo: se você tem 1,60 de altura e pesa 70 quilos, pode dar adeus até 7 quilos logo no começo.

Exercícios moderados são essenciais principalmente nos três primeiros dias dessa etapa da Dieta das Proteínas, quando a falta de carboidrato é mais sentida. A primeira fase é ideal para quem precisa secar de 3 a 4 quilos apenas.

 Fase 2 da Dieta das Proteínas

Passada a etapa 1, mais restritiva, é hora de entrar na fase 2 da nova Dieta da Proteína, que dura cinco semanas, começa com 1100 calorias e termina com 1500.

Uma verdadeira reeducação na qual alimentos proibidos voltam ao menu, mas sem exageros – é somente um tipo por semana! Verduras, legumes, castanhas, carnes e leite magros devem ter prioridade.

Esses alimentos são bons para esse regime porque possuem índice glicêmico baixo e médio. Quando esse índice é alto, o açúcar sobe depressa na corrente sanguínea, elevando a insulina. E é ela que, em grande quantidade, faz o corpo estocar gordura.

Fase 3: autocontrole é tudo

Liberou geral! Calma… Todos os alimentos são permitidos, mas não perca do o controle. Moderação é a palavra da vez, pois os resultados dependem do seu compromisso com os princípios do programa de emagrecimento.

Para dar uma forcinha, fiz uma lista de alimentos proibidos e permitidos nas três fases da dieta. Veja: 

Alimentos proibidos (alguns voltam ao cardápio na segunda fase; outros apenas na terceira):

  • Açúcar branco e mascavo
  • Água com gás
  • Aveia
  • Batata, mandioca, mandioquinha, batata-doce, cenoura, beterraba e abóbora
  • Doce
  • Farinhas refinada e integral
  • Fruta seca: passas, damasco e ameixa
  • Granola
  • Massa
  • Pão (até os integrais)
  • Queijo amarelo e embutidos em geral
  • Refrigerante, inclusive os diet ou light
  • Sorvete – inclusive os de fruta
  • Sucrilhos

Alimentos permitidos nas três fases

  • 3 ovos inteiros por semana
  • Agrião, alface, brotos de feijão e alfafa, pepino, espinafre, brócolis e couve-flor
  • Carne branca: frango sem pele e coelho
  • Carne vermelha magra: patinho, lagarto ou rosbife
  • Clara de ovo
  • Condimentos: vinagre, ervas aromáticas, alho, limão e sal em dose moderada
  • Leite e iogurte desnatado ou light
  • Peito de peru light ou frango
  • Peixe: anchova, sardinha, salmão, atum, cação, pescada e tilápia
  • Presunto light
  • Queijo minas frescal light 0% gordura
  • Ricota light
  • Whey protein

É isso aí! Seguindo essas dicas, é só aguardar para ver – e comemorar – os resultados. Só não esquece de passar aqui para compartilhar sua boa forma, certo?

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