Alimentação Saudável

[Dica da Nutri] Chocolate: devemos consumir?

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Receitas Funcionais: Bio Massa de Banana Verde + Brigadeiro Funcional

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Outras Dúvidas sobre Chocolate

Quem nunca comeu uma barra de chocolate sozinho em algum momento de ansiedade ou stress, que atire a primeira pedra. Mas qual é a verdade sobre o chocolate? Afinal, comer ou não comer? Eis a questão e nessa matéria vamos desvendar esse mistério!

O chocolate é composto basicamente por: cacau, sólidos do leite, açúcares ou substitutos e gorduras (que podem ser do leite, do cacau ou vegetais).

Dentre os seus ingredientes o cacau é o responsável pelos benefícios do alimento, pois ele é importante fonte de antioxidantes, que são substâncias que neutralizam os radicais livres que danificam as células; e de flavonoides que trazem benefícios para a saúde do nosso coração, diminuindo o colesterol ruim e auxiliando no melhoramento do fluxo sanguíneo.

Mas lembre-se sempre: apesar dos benefícios, grande parte da sua composição ainda são gorduras, por isso faça a correta escolha do seu chocolate e sempre o consuma com moderação.

Os chocolates variam de acordo com a sua porcentagem de cacau. Um chocolate ao leite tem no mínimo 25% de sólidos do cacau e no chocolate branco o cacau é somente da manteiga do cacau (mínimo 20%). Por isso sempre opte por chocolates com maior porcentagem de cacau. Eles possuem menos calorias, menos gordura, mais cacau e consequentemente, mais benefícios à sua saúde.

Para os chocólatras de plantão ou mulheres na TPM, uma dica é nunca deixar uma barra de chocolate na gaveta do trabalho ou ao lado do computador. O bem estar e o prazer atrelados a esse alimento se dá por conta da liberação de substâncias que causam essa sensação, mas não precisamos ingerir uma barra de chocolate inteira para senti-los.

Um bom exercício é aprender a degustar e apreciar os alimentos, o consumo de cerca de 30g de chocolate ao dia a partir de 70% de cacau, a longo prazo, está atrelado aos benefícios para o organismo. Então, quando comprar uma barra de chocolate, separe-as em potes ou embale em papel filme de três em três quadradinhos e somente leve com você um desses pacotes ao dia.

Outra opção é comprar chocolates já fracionados como os da Chocolife que disponibiliza a opção 50% cacau (para quem está adequando seu paladar ao sabor menos doce do chocolate) e outra de 70% cacau (para quem já aprecia um bom chocolate). Os chocolates da Chocolife são sem adição de açúcares, sem lactose e têm 4,9g de fibras por tablete. Veja boas opções de chocolate 70% na loja da Natue.

No mercado temos opções até 100% cacau, porém os mesmos são muito amargos, principalmente para pessoas que estão acostumados com chocolates ao leite. Por isso, gradativamente realize a adequação do seu paladar. Comece trocando seu chocolate ao leite ou branco por chocolates meio amargos até chegar ao chocolate 70 ou 100%, de acordo com o seu paladar.

Para apreciá-lo, coloque-o na boca e deixe-o derreter como se estivesse chupando uma bala. Esse tempo é necessário para o cérebro assimilar a sensação de prazer e saciedade ao mesmo tempo, o que diminui a sua vontade de comer uma barra de chocolate.

Outra dica é o nosso brigadeiro de colher funcional. Ele é feito de biomassa de banana verde e chocolate 70 %. Nele você encontra uma sobremesa fácil, rápida, gostosa e fonte de amido resistente – um carboidrato que o nosso organismo não absorve e serve alimento para as bactérias benéficas do nosso intestino, melhorando a função intestinal. Clique aqui e faça o download

Nunca se esqueça, os alimentos com propriedades funcionais não fazem mágica. Uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos são indispensáveis para uma vida saudável. Da mesma forma que tudo que ingerimos e não gastamos, acumulamos no nosso organismo na forma de gordura.

Então, consumindo com moderação, o seu organismo vai ter os benefícios do cacau e as boas sensações que o chocolate o traz.

Sigam as nossas dicas e até a próxima.

Danielle Ikematsu – Nutricionista – UNIFESP

REFERÊNCIAS:

Richter M, Lannes SCS. Ingredientes usados na indústria do chocolate. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas 2007; 43: 357-369.

Santo, Alejandro. Cacau, chocolate e o risco cardiovascular. Revista Factores de Risco, Nº21 ABR-JUN 2011; 12-17.

Mariuzzo, Patricia. Ontem, contra-indicados; hoje, saudáveis. Cienc. Cult. vol.59 no.4 São Paulo  2007.

MACHADO DE LEON, T. Elaboração e aceitabilidade de receitas com biomassa de banana verde. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Nutrição) apresentado à Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Criciúma: UNESC, 2010.

MOURA, R.L.; FREITAS, R.M; SANTOS, J.M.S.; RÉGIS, A.A. Utilização de banana verde como ingrediente na formulação de brigadeiro. Anais… VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas, 2012

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 227, de 28 de agosto de 2003. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/pontofocal/..%5Cpontofocal%5Ctextos%5Cregulamentos%5CBRA_115_add_1.htm>. Acesso em: 17 nov. 2014.

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