Pedro Mendes

TEMA: Chás para pressão alta

A hipertensão ou pressão alta é um mal que atinge 25% da população brasileira ou 17 milhões de pessoas segundo dados da Sociedade Brasileira de hipertensão. Ela é mais comum em pessoas acima de 60 anos, mas, por ser uma doença hereditária, também pode afetar os mais jovens. A hipertensão acontece quando a pressão sanguínea que faz o coração bombear sangue para outras partes do corpo é maior, causando uma espécie de sobrecarga que pode causar até a morte.

Entre outras doenças cardiovasculares como AVC, aneurisma e enfarto. Lembrando que é muito importante manter acompanhamento médico para controlar os níveis da pressão, algumas ervas podem ser grandes auxiliadoras de quem sofre com hipertensão e alguns chás são aliados para ajudar a diminuir a pressão arterial.

Chá de Erva Cidreira

Um dos maiores causadores do aumento da pressão é justamente o estresse. Por ser um calmante natural, a erva cidreira auxilia a diminuir os riscos de pressão arterial e até a controlar. O preparo é  simples, basta ferver duas xícaras chá de água, acrescentar uma colher de chá de erva cidreira, coar e beber.

Chá verde

Uma pesquisa do National Institutes of Health afirma que, além dos diversos outros benefícios, o chá verde reduz o risco de desenvolver hipertensão por conter em sua composição polifenóis. No entanto, é importante optar por versões descafeinadas do chá, já que a cafeína presente na planta pode interferir com os medicamentos e desencadear um pico na pressão arterial. Não se deve tomar mais que três copos do chá e em caso de pessoas sensíveis a cafeína as doses podem ser ainda menores, então não esqueça de sempre consultar um médico especialista. O modo de preparo é simples, use uma colher de sobremesa para cada xícara de água; ferva a água e deixe o chá imerso por no máximo três minutos (para que ele não perca suas propriedades)

Chá de Embaúba

O chá de embaúba possui propriedades cardiotônicas e diuréticas, o que ajuda a equilibrar o nível de líquidos nos vasos sanguíneos, consequentemente baixando a pressão arterial. Preparo simples, use três colheres (chá) de folhas de embaúba picadas para cada meio litro de água, ai é só coar e beber.

Chá de Chuchu

O chuchu é um alimento que possui ação diurética e, na forma de chá, é eficaz no tratamento de doenças cardiovasculares, combatendo a hipertensão e mantendo a pressão arterial sobre controle. Para o preparo do chá use um litro de água para quatro folhas de chuchu; coloque a água e as folhas em um recipiente e no fogo, ao alcançar fervura deixe por aproximadamente mais dez minutos. Depois disso é só coar e consumir, podendo ser consumido várias vezes por dia.

Chá de Hibisco

O hibisco possui propriedades anti-hipertensivas, diuréticas e calmantes. Auxilia na prevenção da hipertensão e como calmante. O preparo é simples, use uma colher de sopa de hibisco para cada litro de água. Depois de ferver, deixe em repouso de 5 a 10 minutos, ai é só coar e consumir. Mesmo com tantas opções, o tratamento da hipertensão deve ser acompanhado por um especialista, uma dieta balanceada e com pouco (ou quase sem) sódio, e exercícios físicos.

Recomendados para você: