Pedro Mendes

TEMA: Chás para gases

Chás para o tratamento de gases estomacais e intestinais na gravidez

Na gravidez o corpo da mulher está passando por muitas mudanças. É um outro corpo crescendo dentro do seu útero fazendo com que todos os outros órgãos sejam exprimidos. Ainda tem a parte hormonal, são milhões de hormônios circulando e alterando o funcionamento do organismo da futura mamãe. Uma resposta do organismo aos níveis elevados de progesterona é o aumento na produção de gases. Vamos as perguntas para esse caso.Como Surgem os gases? seus Sintomas? Como tratar? Vamos conhecer algumas receitas de chás para tratamento de gases e seus benefícios.

Como surgem os gases?

Os gases estomacais são ingeridos juntamente com os alimentos, refrigerantes e até quando falamos, eles resultam no que popularmente chamamos de arrotos. Os gases intestinais são produzidos pelas bilhões de bactérias que vivem no nosso organismo e na fermentação dos alimentos e resultam em flatulências. O ser humano produz e expeli esses gases naturalmente, muitas vezes de forma involuntária.Durante a gravidez a progesterona é responsável por relaxar os tecidos do intestino deixando o metabolismo dos alimentos mais lento, consequentemente o organismo produz mais gases o que pode gerar dificuldade para expeli -los ocasionando desconforto, mau estar e até fortes dores.

Sintomas

O excesso de gases no organismo não é doença, porém pode ocasionar muito desconforto, entre eles:
Cólicas
Inchaço ou estufamento abdominal
Dor abdominal
Prisão de ventre
Flatulências.

Como tratar?

O melhor para a gestante que sofre com excesso de gases e tem dificuldades para expelir naturalmente é reeducar sua alimentação, excluindo de seu cardápio alimentos que aumentam a produção de gases dando preferencia a alimentos de fácil processamento metabólico. Existem remédios laboratoriais para tratar de excesso de gases, porém o mais indicado para gestantes e lactentes são os chás caseiros. Inúmeras receitas são conhecidas e tomadas desde os tempos antigos. Também ajuda no tratamento da prisão de ventre a prática diária de exercícios, como caminhar.

Receitas de chás para tratamento de gases e seus benefícios

Pesquisas apontam que os chás são extremamente benéficos para a saúde e tem sim o poder de curar alguns males, como os incômodos com o excesso de gases. Os chás terapêuticos são uma opção natural e saudável aos remédios químicos que só devem ser tomados mediante prescrição médica. Na gravidez, todo cuidado com medicamentos é importante para uma gestação saudável e sem intercorrências.

Chá de erva doce

É indicado para o tratamento de pequenos desconfortos e dificuldades nas flatulências. O recomendado é prepara – lo através de infusão e tomar uma xícara de chá quatro vezes ao dia. Modo de preparo: em uma xícara coloque uma colher de erva doce e encha – a com água fervente, depois tampe e deixe descansar por 10 minutos. Tome em seguida.

Chá de casca de cebola e alho

A receita é antiga e indicada no tratamento de dores fortes abdominais provocadas pela retenção dos gases no intestino. Modo de preparo: coloque em uma panela 300 ml de água, casca de duas cebolas, cascas de alho e dois dentes de alho amassado. Deixe ferver por 10 minutos. Tomar uma xícara sempre que sentir os incômodos.

Chá da folha de abacateiro

Este chá é poderoso no tratamento do cálculo renal, diarreia e até bronquite. Entra nessa lista pelo seu poder em tratar também de males gastrointestinais ele relaxa o intestino auxiliando na evacuação dos gases acumulados.
Modo de Preparo: Em uma panela coloque 1 litro de água e 50 gramas de folhas de abacateiro, leve para ferver por 5 minutos, apague o fogo e deixe descansando por mais 10 minutos. Beba uma xícara a cada uma hora.

Recomendados para você: