Diabetes

Chás para Diabetes: conheça algumas receitas para lidar com a doença

chas-diabetes

A diabetes se trata de uma doença que não tem cura, mas, pode ser administrada naturalmente. Sendo assim, é fundamental que os portadores da doença tenham consciência de suas possibilidades e suas preocupações.

Quando não tratada, essa doença causa diversos prejuízos na rotina do pacientes, como, por exemplo: a perda da visão, mau funcionamento dos rins, impotência sexual e até casos extremos da amputação de órgãos em função de complicações provocados pela enfermidade.

Mas, quando a pessoa recebe os cuidados médicos indicados, todos esses problemas podem ser evitados!

Cuidado com o açúcar!

É essencial que o doente respeite as normas durante o seu dia, jamais se esquecendo de não consumir açúcar, manter-se em um peso adequado e deixar fora de seu cardápio os carboidratos mais pesados, como as batatas e os derivados de farinha de trigo branca, como as massas, os pães e os bolos. Tudo isso pode ser utilizado se estiver nas versões diet e integral, mas, sempre em quantias moderadas.

Pensando na necessidade de diminuir os perigos para os diabéticos, a Universidade de Heinrich-Heine, na Alemanha, fez uma pesquisa que comprovou que consumir na quantia certa por dia, os chás podem diminuir o risco de surgimento da diabetes do tipo 2.

Apesar do grande elemento de risco para o aparecimento da doença, seja o sobrepeso vale muito a pena tomar chá para evitar qualquer perigo. A pesquisa concluiu que consumir cerca de 4 xícaras diariamente diminuir em até 20% as possibilidades da doença aparecer. Além disso, o chá auxilia na digestão, absorção de glicose e ainda serve como proteção para as células beta, que são as responsáveis pela produção da insulina que regula a taxa de glicose no sangue.

Desta forma, confira a seguir alguns chás para diabéticos que podem fazer toda a diferença na sua qualidade de vida:

Pata de vaca

A árvore Pata de Vaca também é chamada de casco-de-burro, unha-de-vaca ou mororó em vários locais do país. As suas folhas contam com um grande potencial para melhorar as condições de vida de um diabético, já que é hipoglicemiante e diurética. Para fazer esse chá, é muito simples. Você só precisa adicionar um grama das folhas secas para cada 250 ml de água fervendo. Posteriormente, coe e tome um copo três vezes por dia.

Bajerú

Estudos recentes apontam que as folha da bajerú podem ser muito válidos para o tratamento para manter a diabetes sob controle. A forma mais apropriada de aproveitar os seus benefícios para o organismo é, de fato, por meio do chá das folhas. Você deve ferver uma xícara de água e colocar suas folhas. Deixa essa infusão por algum tempo, coe, aguarde esfriar um pouco e tome logo após. Vale lembrar que a atuação hipoglicemiante traz muito mais vantagens para quem sofre com a diabetes do tipo 2.

Pedra Ume Caá

A Pedra Ume Caá também é conhecida como a “insulina vegetal”. A Pedra Ume Caá se trata de um arbusto de tamanho médio que se desenvolve nas áreas mais secas da Amazônia e em outros lugares do Brasil. As suas pequenas folhas esverdeadas e as flores amareladas são belas e ótimas para quem é diabético. Existe uma enorme ação hipoglicemiante feita por causa da melhoria nos índices metabólicos da utilização da glicose. O chá da Pedra Ume Caá é feita com a decocção das folhas e ainda ajuda a reduzir as taxas de insulina.

Fica evidente que os chás naturais podem trazer grandes benefícios para qualquer pessoa que lida diariamente com a diabetes. No entanto, é essencial ressaltar que o paciente precisa analisar juntamente com seu médico, a chance de utilizar tratamentos naturais, como os chás mostrados anteriormente, antes de começar a tomá-los por conta própria.

Afinal, o acompanhamento médico é fundamental para que o paciente possa levar uma vida mais normal, sem a necessidade de inserir tantos remédios e sem correr o risco de passar por sustos frequentemente.

Por isso, adotar um programa como o Diabetes Controlada pode ser uma alternativa para quem busca uma qualidade de vida maior, apesar de lidar com a diabetes. Criado por pelo médico e pesquisador brasileiro, Doutor Rocha, esse programa já auxiliou mais de 27 mil pacientes a manter a doença sob controle usando apenas métodos naturais.

Comentário